Doenças e Tratamentos

Doença de Scheuermann – o que é, causas e tratamentos!

doença de scheuermann

A doença de scheuermann representa uma das causa mais comuns de cifose estrutural, mais frequentemente diagnosticada durante a puberdade. A etiologia e a patogênese dessa condição estão provavelmente relacionadas a fatores biomecânicos, mas sua causa permanece desconhecida.

Além disso, o  aumento nos níveis de hormônio do crescimento tem sido documentado, de modo que os pacientes portadores dessa deformidade são mais altos do que a média para sua idade. Os fatores genéticos ou ainda necrose avascular do anel apofisário vertebral são condições definidas por outros pesquisadores, mas também sem unanimidade.

doença de scheuermann
doença de scheuermann

O que é a doença de scheuermann?

A doença de scheuermann é um problema no desenvolvimento da coluna vertebral, produzindo um arqueamento anormal das costas (cifose), responsável por causar uma má-postura muito dolorosa.

Quais são os sintomas?

A doença é notória por causar dores nas costas e no pescoço de nível inferior e médio, que podem ser graves e incapacitantes. Além disso, em casos muito graves, ela pode causar problemas internos e danos na medula espinhal, mas esses casos são extremamente raros.

Quais são as causas?

A causa ainda não é conhecida, mas acredita-se que seja devido a uma anormalidade de crescimento no corpo vertebral em que a placa de crescimento deixa de crescer anteriormente, mas continua a crescer posteriormente. Isto basicamente é devido a uma condição médica chamada osteocondrose.

Qual é o tratamento?

Pacientes com doença leve e não progressiva podem ser tratados reduzindo o estresse de sustentação de peso e evitando atividades extenuantes. Exercício sozinho não é considerado benéfico. Quando a cifose é mais grave, as recomendações incluem vazamento, uso de aparelho ortodôntico ou repouso e decúbito em um leito rígido.

causas da doenca de scheuermann
causas da doença de scheuermann

A doença de scheuermann pode piorar?

A scheuermann normalmente não piora quando o indivíduo para de crescer. Além disso, para adultos com esta doença, o tratamento geralmente é a observação de medicamentos anti-inflamatórios. A cirurgia reconstrutiva pode ser considerada se os sintomas forem graves e incapacitantes.

Como você dorme com a doença de cifose?

Normalmente, pacientes com cifose verdadeira precisam dormir com dois ou três travesseiros à noite para se sentirem confortáveis, pois permanece deformidade quando se deitam. A maioria dos pacientes com scheuermann também apresenta escoliose leve (quando a coluna se curva para o lado).

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da hanseníase, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença. […]

  • […] é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Antraz ou carbúnculo é uma doença infecciosa aguda espalhada por todo o mundo, embora seja mais típica das regiões agrícolas da […]

Deixe um comentário