Doenças e Tratamentos

Doença de Scheuermann: o que é, causas e tratamentos

Por Alan Costa, em 01/03/2018 (atualizado em 07/10/2021)
doença de scheuermann

A doença de scheuermann representa uma das causa mais comuns de cifose estrutural, mais frequentemente diagnosticada durante a puberdade. A etiologia e a patogênese dessa condição estão provavelmente relacionadas a fatores biomecânicos, mas sua causa permanece desconhecida.

Além disso, o  aumento nos níveis de hormônio do crescimento tem sido documentado, de modo que os pacientes portadores dessa deformidade são mais altos do que a média para sua idade. Os fatores genéticos ou ainda necrose avascular do anel apofisário vertebral são condições definidas por outros pesquisadores, mas também sem unanimidade.

doença de scheuermann

O que é a doença de scheuermann?

A doença de scheuermann é um problema no desenvolvimento da coluna vertebral, produzindo um arqueamento anormal das costas (cifose), responsável por causar uma má-postura muito dolorosa.

Quais são os sintomas?

A doença é notória por causar dores nas costas e no pescoço de nível inferior e médio, que podem ser graves e incapacitantes. Além disso, em casos muito graves, ela pode causar problemas internos e danos na medula espinhal, mas esses casos são extremamente raros.

Quais são as causas?

A causa ainda não é conhecida, mas acredita-se que seja devido a uma anormalidade de crescimento no corpo vertebral em que a placa de crescimento deixa de crescer anteriormente, mas continua a crescer posteriormente. Isto basicamente é devido a uma condição médica chamada osteocondrose.

Qual é o tratamento?

Pacientes com doença leve e não progressiva podem ser tratados reduzindo o estresse de sustentação de peso e evitando atividades extenuantes. Exercício sozinho não é considerado benéfico. Quando a cifose é mais grave, as recomendações incluem vazamento, uso de aparelho ortodôntico ou repouso e decúbito em um leito rígido.

causas da doença de scheuermann

A doença de scheuermann pode piorar?

A scheuermann normalmente não piora quando o indivíduo para de crescer. Além disso, para adultos com esta doença, o tratamento geralmente é a observação de medicamentos anti-inflamatórios. A cirurgia reconstrutiva pode ser considerada se os sintomas forem graves e incapacitantes.

Como você dorme com a doença de cifose?

Normalmente, pacientes com cifose verdadeira precisam dormir com dois ou três travesseiros à noite para se sentirem confortáveis, pois permanece deformidade quando se deitam. A maioria dos pacientes com scheuermann também apresenta escoliose leve (quando a coluna se curva para o lado).
Sair da versão mobile