Doenças e Tratamentos

Bronquite aguda: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
bronquite aguda

A bronquite aguda é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.

A versão aguda atinge especialmente crianças e idosos, que estão mais suscetíveis ao ataque de vírus e bactérias em algumas situações, ela é consequência de uma gripe, por exemplo. Pessoas alérgicas também estão no grupo de risco quando entram em contato com substâncias irritantes, como ácaro, pólen, poeira doméstica e fumaça.

bronquite aguda

No quadro crônico enquadram-se alguns portadores de asma e indivíduos com a doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC, fortemente associada ao cigarro. Ela seria a união entre a bronquite e o chamado enfisema pulmonar.

Seja agudo, seja crônico, o problema dá as caras quando os brônquios se inflamam, incham e ficam mais contraídos, além de produzir maior quantidade de muco na tentativa de limpar a área. Tudo isso dificulta ou emperra o trânsito de oxigênio até os pulmões.

Os cílios, minúsculos pelos responsáveis por varrer a secreção para fora, também passam a não funcionar direito. Além disso, e eis que a passagem de ar corre risco de ficar entupida.

Tipos de bronquite:

Ao contrário de várias doenças, a bronquite aguda apresenta apenas dois tipos diferentes: a aguda e a crônica. Além disso, saiba mais sobre cada uma delas abaixo.

Bronquite aguda:

Esse tipo da doença é, na maioria das vezes, uma infecção viral dos brônquios e pode ser uma consequência de algum resfriado ou gripe que o paciente tenha pego anteriormente, da exposição intensa a fumaça ou de poluição no ar.

Nesse caso, a bronquite aguda ataca e perdura por apenas alguns dias. Além disso, caso os sintomas permaneçam por mais tempo, é indicado que se tome muito cuidado, pois podemos estar diante da bronquite crônica, definição da doença que está a seguir.

Bronquite crônica:

A bronquite crônica normalmente acontece devido ao consumo excessivo do tabaco ou da forte exposição a poluição. Além disso, duas substâncias que limitam o funcionamento dos brônquios e do trato respiratório, anatomia que vai desde o nariz até os alvéolos pulmonares.

Causas da bronquite aguda:

A principal causa desse tipo de bronquite aguda são vírus provindos de uma inflamação ou gripe anterior. Além disso, podendo ser adenovírus, rinovírus, influenza, etc. Em casos mais raros, a bronquite aguda pode ser causada por bactérias.

Sintomas da bronquite aguda:

Os sintomas que precedem o ataque de bronquite aguda são azia e dificuldade para respirar. Além deles, outros sintomas podem aparecer, tais como:

  • Febre baixa (menos de 38ºC);
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Rouquidão;
  • Complicações respiratórias ou bacterianas.

Tratamentos:

Muitos casos de bronquite aguda são tratados sem medicamentos e podem ser acompanhados de casa. Além disso, o tratamento é sintomático, isto é, ele é apenas para os sintomas, não para a causa. Em caso de bronquite aguda, você deverá:

  • Descansar constantemente;
  • Para a tosse, use antitussígenos (não em demasia, já que a tosse precisa evoluir nesses casos);
  • No caso de tosse com escarro, expectorantes devem ser utilizados;
  • Beber muito líquido;
  • Tratar eventuais febres e dores de cabeça com paracetamol ou ibuprofeno.
bronquite aguda

Atenção:

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Além disso, somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico.

As informações contidas nesse artigo têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Além disso, siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Sair da versão mobile