Doenças e Tratamentos

Laringite: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
laringite

A laringite pode ser o inchaço na caixa de voz, também conhecido como laringe, é o que causa essa doença, este órgão está no seu pescoço superior, além da parte de trás da garganta. Uma infecção, como um resfriado, gripe ou bronquite, pode estimular o inchaço. Ou o problema poderia ser algo tão simples como o uso excessivo.

laringite

As cordas vocais, duas dobras de tecido dentro da sua laringe, ficam inflamadas. O som da área está abafado e você está rouco. A laringite geralmente não é um grande problema. Com um tratamento adequado, deve desaparecer em mais de 3 semanas. Mas você tem maneiras de impedir que isso ocorra ou faça desaparecer mais rápido.

O que é laringite?

A laringite é uma inflamação da caixa de voz, ou laringe a estrutura em forma de tubo na entrada da traqueia. A maça de Adam representa onde a laringe fica na frente da garganta. A laringe contém duas membranas – as cordas vocais que vibram à medida que o ar passa entre elas.

Quando alguém desenvolve laringite, essas membranas ficam inflamadas, e porque elas não podem mais vibrar corretamente, ela causa rouquidão ou perda de voz. Além de perda de voz e rouquidão, a laringite também pode ser associada a dor de garganta, febre leve e dor de cabeça.

O que causa?

Quase todas as pessoas experimentaram uma laringite aguda (início repentino), geralmente associada a uma infecção viral das vias aéreas superiores. Mas a inflamação pode ser causada por qualquer tipo de lesão, incluindo:

  • Infecção
  • Uso excessivo de voz
  • Fumantes e outros irritantes inalados
  • Beber espíritos
  • Contato com substâncias cáusticas ou ácidas (incluindo refluxo ácido do estômago)
  • Reação alérgica
  • Trauma direto.

Por que os sintomas às vezes persistem?

Um problema mais perplexo para os usuários profissionais de voz é a laringite que não está associada a nenhum sinal de infecção, mas que se repete ou persiste. Esta forma , que dura semanas ou meses, é denominada de laringite crônica.

Quais são os sintomas?

Na laringite aguda de uma infecção viral superior, a voz fica rouca ou é reduzida a um sussurro.

O sintoma mais comum de laringite leve precoce é um sentimento de gotejamento pós-nasal com clareamento crônico da garganta devido a uma sensação de secreção na garganta.

Na laringite irritativa crônica perda de qualidade de voz com uso de voz, uma sensação de irritação ou de um nó na garganta, secura ou dor (muitas vezes pior na manhã após o despertar) podem ser características além da rouquidão (que muitas vezes vai e vem) .

A dor com movimentos laríngeos, como falar ou engolir, é típica de uma laringite mais grave. A tosse crônica e a sibilância provocada pelo exercício são sinais de inflamação mais avançada.

Como é diagnosticada a laringite?

causas da laringite

O diagnóstico pode ser confirmado por inspeção da laringe por um especialista em ORL (ouvido, nariz e garganta). Além disso, o primeiro sinal pode ser uma leve vermelhidão e secura do revestimento laríngeo com muco fibroso entre os cordões vocais. Na crônica, as cordas vocais geralmente aparecem engrossadas.

Como a laringite é prevenida ou tratada?

Na laringite aguda devido a um resfriado, a infecção viral é quase sempre conquistada rapidamente pelo sistema imunológico do corpo e dura, no máximo, alguns dias. Ainda é melhor descansar a voz enquanto a laringe está inflamada.

Isso, juntamente com inalações de vapor e evasão de fumaça e outros irritantes, geralmente é suficiente. Além disso, os antibióticos raramente são necessários. As mudanças de estilo de vida são muitas vezes o fator mais importante na prevenção da crônica.

Estes devem incluir:

  • Cessação do tabagismo e evitação de ambientes esfumaçados.
  • Evitando alimentos e líquidos durante duas a três horas antes de se retirar, a fim de evitar a secreção ácida acidental pelo estômago durante o sono.
  • Elevando a cabeça da cama, que protege a laringe do refluxo ácido do estômago durante o sono.
  • Medicação para reduzir a produção de ácido pelo estômago se os sintomas persistirem apesar dessas medidas.
  • Evitando a limpeza da garganta, pois isso pode piorar os sintomas. Além disso, deve ser substituído por deglutição para limpar secreções de garganta incomum.

A terapia de voz pode ser útil em casos de produção de voz defeituosa.

Sair da versão mobile