Síndrome de Gilbert – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Síndrome de Gilbert – O que é, Sintomas e Tratamentos que ainda são poucos conhecidos. Além disso, a Síndrome de Gilbert é uma doença hepática freqüente e inofensiva em que o fígado não processa a bilirrubina adequadamente. A bilirrubina é produzida pela degradação dos glóbulos vermelhos.

Apesar da aparência com icterícia, o funcionamento do fígado é normal. A Síndrome de Gilbert não causa cirrose hepática, câncer de fígado ou esteatose.

Quando o fígado está funcionando corretamente, filtra as impurezas e toxinas do corpo, quebra as proteínas em aminoácidos, armazena os carboidratos sob a forma glicose e produz a bile para ajudar a digestão de gorduras.

Geralmente, a Síndrome de Gilbert é reconhecida na adolescência, e pessoas com esta doença têm episódios de hiperbilirrubinemia leve que ocorrem quando o corpo está sob stress (desidratação, jejuns prolongados, atividade física intensa).

Causas da Síndrome de Gilbert:

A Síndrome de Gilbert é uma doença hereditária causada por um gene anormal. Este gene controla uma enzima que ajuda a quebrar a bilirrubina no fígado. Com um gene ineficaz, a quantidade de bilirrubina em excesso se acumula no sangue.

E não é transmitida de pessoa para pessoa pois não é uma doença infecciosa.

Fatores de risco:

Embora a Síndrome de Gilbert esteja presente desde o nascimento, não é notada até a puberdade ou mais tarde, uma vez que a produção de bilirrubina aumenta durante esta fase. Nos seguintes casos, você está mais em risco para a Síndrome de Gilbert:

  • Ambos os pais têm o gene anormal que causa esse transtorno;
  • Se você é um homem.

Sintomas da Síndrome de Gilbert:

A maioria das pessoas que são afetadas pela Síndrome de Gilbert não sabem que têm esta doença. Pois os níveis de bilirrubina permanecem normalmente dentro dos valores normais e em casos raros aumentam ligeiramente.

O principal sintoma é a icterícia, uma sombra que tende para o amarelo seja dos olhos que da pele quando os níveis de bilirrubina tendem a subir.

Os sintomas podem tornar-se mais evidentes no caso de:

Embora os níveis de bilirrubina não atingem quase nunca níveis perigosos, a icterícia que ocorre pode ser perturbadora.

A Síndrome de Gilbert pode ocorrer com estes sintomas:

Tratamento Para Síndrome de Gilbert:

Não existe nenhum tratamento específico para esta síndrome, porém alguns cuidados são necessários pois alguns medicamentos usados no combate de outras doenças, podem não ser metabolizados no fígado como anticancerígeno e antiviral.

Não se aconselha também a ingestão de bebidas alcoólicas pelos paciente com Síndrome de Gilbert.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *