Doenças e Tratamentos

Lipedema – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

lipedema

O lipedema pode afetar até 10% das mulheres e acontece quando a gordura é distribuída de forma irregular sob sua pele, geralmente nas nádegas e nas pernas. Embora comece como uma preocupação cosmética, pode eventualmente causar dor e outros problemas. Lipedema pode ser confundido com obesidade regular ou linfedema.

lipedema
lipedema

Causas do lipedema:

A causa não é conhecida, mas os médicos suspeitam de hormônios femininos desempenhar um papel. Isso ocorre porque a condição afeta principalmente mulheres, e muitas vezes começa ou piora na puberdade, durante a gravidez, após a cirurgia ginecológica e em torno da época da menopausa.

Os cientistas também acreditam que os genes estão envolvidos, porque muitas mulheres com a condição têm membros da família com a condição.

Sintomas do lipedema:

Os sintomas típicos são uma grande metade inferior e pernas em forma de coluna, que muitas vezes são macias e machucadas facilmente. Por exemplo, a metade superior do seu corpo pode ser um tamanho 8, mas a metade inferior pode ser um tamanho 16.

À medida que a condição avança, a gordura continua a se acumular e sua parte inferior do corpo cresce mais pesada. A gordura lipedêmica pode coletar nos braços.

Ao longo do tempo, as células de gordura bloqueiam os vasos do seu sistema linfático, o que normalmente ajuda a equilibrar os níveis de fluido corporal e proteger contra a infecção.

Este bloqueio impede a drenagem adequada do líquido linfático, levando a um acúmulo de líquido chamado linfedema.

Ao contrário da obesidade, ele ataca pernas, coxas e às vezes braços. Ao contrário do linfedema, o lipedema não começa nas pernas (pés e tornozelos), mas as pernas superiores, e não está relacionado com a cirurgia prévia. Geralmente afeta as duas pernas.

Tratamentos do lipedema:

Fazer dieta e exercitar não reduzirá a gordura envolvida no lipedema. Mas ainda é importante fazer essas coisas porque elas podem ajudá-lo a perder peso com a gordura não lipedema e reduzir a inflamação.

Um tratamento chamado terapia descongestiva completa pode aliviar os sintomas dolorosos. A terapia descongestiva completa envolve:

Drenagem linfática manual. Uma forma de massagem que usa movimentos suaves e rítmicos de bombeamento para estimular o fluxo de linfa em torno de áreas bloqueadas para vasos saudáveis, onde pode drenar para o sistema venoso. Isso ajuda a aliviar a dor e prevenir a fibrose.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário