Paranoia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Paranoia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.4 (88.57%) 7 vote[s]

Paranoia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Paranoia é um transtorno mental que se manifesta por desconfiança excessiva, propensão para ver malícia em um curso aleatório de eventos, e para construir teorias de conspiração. Neste caso percepção e do paciente mantém o pensamento lógico em áreas não relacionadas a suas idéias mórbidas.

Paranoia pode ser vista como uma desordem de personalidade paranoide, para desenvolver em certas doenças mentais e lesões cerebrais degenerativas. Paranoia curto prazo pode ocorrer quando se toma determinadas substâncias.

O que Causa a Paranoia:

O comportamento paranoico geralmente ocorre devido a distúrbios de personalidade ou outras doenças mentais, como a esquizofrenia, e o uso ou abuso de drogas também podem causar isso. Não é totalmente entendido por que algumas pessoas desenvolvem distúrbios de personalidade ou doença mental.

O abuso de drogas também pode causar Paranoia. De acordo com o Centro de Pesquisa sobre Abuso de Substâncias , o uso de metanfetaminas pode causar comportamento paranoico e delírios. Outras drogas que também podem levar a processos de pensamento paranoico são PCP e LSD.

Sintomas da Paranoia:

Todos experimentam pensamentos paranoicos em algum momento de sua vida, mas a Paranoia é a experiência constante de sintomas e sentimentos de Paranoia infundados. Os sintomas da doença variam em gravidade e podem interferir em todas as áreas da vida. Os sintomas incluem:

  • Estresse constante ou ansiedade relacionada às crenças que eles têm sobre os outros;
  • Desconfiança dos outros;
  • Incredulidade ou não saber interpretar;
  • Sentir-se vitimado ou perseguido quando não existe uma ameaça;
  • Isolamento.

A desconfiança dos outros e a ansiedade constante podem dificultar os relacionamentos e as interações com outros, causando problemas com o emprego e as relações pessoais. Pessoas com
Paranoia podem sentir que outros estão planejando contra eles ou tentando causar-lhes dano físico ou emocional, e talvez até mesmo roubando eles. Eles podem ser incapazes de trabalhar com outros e podem ser hostis ou desvinculados, levando ao isolamento.

Tratamento da Paranoia:

Os pensamentos paranoide que um indivíduo portador desta patologia apresenta, dificultam a realização do procedimento terapêutico. Desconfiam da forma de investigação que muitos profissionais utilizam para conhecer o histórico do paciente, além de não aceitarem medicamentos ou uma internação, acreditando que, deste modo, podem perder o controle de seus atos, ou até mesmo, podem estar presentes outros perigos, reais ou ilusórios.

O tratamento com fármacos podem auxiliar o paciente paranoide a eliminar alguns sintomas. Apesar de haver melhora em certos comportamentos, os sintomas paranoides comumente não são alterados. A psicoterapia também é outra opção de tratamento, uma vez que a possibilidade de relatar seus temores e desconfianças regularmente auxilia o paciente paranoide a se encaixar socialmente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *