Calázio – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Calázio – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.7 (94.71%) 87 vote[s]

Calázio – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Calázio  é uma inflamação de uma glândula da pálpebra. Ele não contagioso, mas pode ser incapacitante, principalmente quando torna-se crônico.

causas do calazio

A maioria das pessoas já tem consciência de que as pálpebras são estruturas extremamente importantes, pois possuem a função de proteger os olhos, ajudando a distribuir a umidade (através das lágrimas) e também desempenhando uma barreira física contra lesões.

O conteúdo dele inclui pus e bloqueio de secreções gordas (lipídios) que normalmente ajudam a lubrificar o olho, mas que já não conseguem escorrer para fora.
Normalmente, o Calázi oirá drenar por conta própria, mas um persistente requer tratamento por um oftalmologista.

O que é Calázio?

O Calázio é uma tumefação (inchaço) da pálpebra, causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo, localizadas nas pálpebras superior e inferior. Ás vezes é confundido com um hordéolo(terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra.

O hordéolo é uma infecção de um folículo ciliar que causa um nódulo avermelhado e doloroso na borda palpebral. É uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula.

Causas do Calázio:

A causa de Calázio é inflamação da glândula de Meibômio, como já mencionado anteriormente. Esta glândula produz líquido lubrificante no olho e fica situada no interior de cada pálpebra, tanto na superior, como na inferior, atrás dos cílios.

Alguns dos fatores que contribuem para a inflamação dessa glândula é a oleosidade da pele ou quadros de acne rosácea ou blefarite. A inflamação na glândula provoca uma obstrução no duto que é a saída para a secreção.

Sem saída, a secreção permanece na pálpebra se convertendo em um granuloma. Cada vez que a secreção é produzida pela glândula e não é eliminada, aumenta o granuloma. Essa obstrução desencadeia a formação de um nódulo na pálpebra.

Sintomas do Calázio:

A evolução dele é muito parecida com a de terçol. A pálpebra geralmente fica:

  • Sensível;
  • Vermelha;
  • Inchada e quente.

Em seguida, conforme a secreção sebácea permanecer presa, a inflamação levará a formação de um nódulo que caracteriza o Calázio.

calazio

Tratamentos Para Calázio:

ele geralmente se cura sozinho, desaparecendo sem tratamento em cerca de 2 a 8 semanas. No entanto, se forem aplicadas compressas quentes 2 a 3 vezes ao dia durante cerca de 5 a 10 minutos, o Calázio pode desaparecer mais rapidamente. Mas, é importante lavar sempre bem as mãos antes de tocar na região ocular.

Se o Calázio continuar a crescer e não desaparecer entretanto, ou se provocar alterações na visão, pode ter que se recorrer a uma pequena cirurgia que consiste na drenagem do mesmoo. Pode também ser aplicada no olho.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *