Câncer de Pele – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Câncer de Pele – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.5 (90.48%) 21 votes

Câncer de Pele – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, O Câncer de Pele é o mais comum entre os tipos de câncer e a exposição ao sol é responsável por cerca de 90% dos casos. Além disso, as chances de contrair esta condição dobra em quem já teve cinco ou mais queimaduras solares na pele.

causas do cancer de pele

Quando determinadas células cutâneas sofrem alguma mutação e passam a se multiplicar de maneira desordenada e abundante, cria-se um tecido doente – o tumor: inicia-se um quadro de Câncer de Pele. Existem diversos tipos de célula que compõem a pele humana – logo, existem diversos tipos de Câncer de Pele.

Em geral, é possível criar dois grupos principais: o câncer não melanoma (possui diversos tipos e é, em geral, menos agressivo e muito comum), e o câncer melanoma (menos comum porém altamente agressivo, com potencial para se espalhar por todo o corpo).

O que é Câncer de Pele?

O Câncer de Pele é um crescimento canceroso (maligno) comum e localmente destrutivo da pele. Ele se origina a partir das células que se alinham ao longo da membrana que separa a camada superficial da pele das camadas mais profundas.

Ao contrário do melanoma maligno cutâneo, a grande maioria desses tipos de câncer tem um potencial limitado para se espalhar para outras partes do corpo (metástase) e tornar-se fatal.

Causas do Câncer de Pele:

A doença não está relacionada apenas à radiação solar. Outros fatores, como úlceras, processos inflamatórios crônicos na pele, exposição no trabalho ao arsênico, radioterapia e cicatrizes ou queimaduras na pele também podem contribuir para o desenvolvimento deste câncer.

Segundo dermatologistas, há ainda fatores genéticos. Ter um histórico familiar de melanoma aumenta o risco de ocorrência desse câncer. Há também as pintas espalhadas pelo corpo, pois algumas são mais propensas a desenvolver a doença. Pessoas que já tiveram algum melanoma também têm maior risco de ter outro.

Sintomas do Câncer de Pele:

O Câncer de Pele pode ser camuflado por lesões de pele. Os sintomas mais frequentes estão listados abaixo:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
  • Cada tipo de câncer apresenta características e evoluções distintas.

Tratamentos Para Câncer de Pele:

O tratamento mais indicado para esta condição é a cirurgia para retirada do tumor. Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia – no geral idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que tem dificuldade de locomoção.

Há outras situações em que a cirurgia somente pode não ser suficiente para a retirada total do tumor, ou que o comportamento deste possa pedir outras medidas. Nesses casos, o médico pode indicar outros tratamentos para erradicação do Câncer de Pele, que variam conforme o tipo.

cancer de pele

Prevenção do Câncer de Pele:

O Câncer de Pele pode ser prevenido com mudanças comportamentais, como menor exposição ao sol, já que a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva. Evitar a exposição direta nos horários mais quentes do dia, utilização de protetores solares, bonés, óculos escuros e roupas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *