Doenças e Tratamentos

Os 4 sinais para você identificar o câncer de pele

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 08/10/2021)
sinais para você identificar o câncer de pele

câncer de pele é o mais comum entre os tipos de câncer e a exposição ao sol é responsável por cerca de 90% dos casos. Além disso, as chances de contrair esta condição dobra em quem já teve cinco ou mais queimaduras solares na pele.

Quando determinadas células cutâneas sofrem alguma mutação e passam a se multiplicar de maneira desordenada e abundante, cria-se um tecido doente – o tumor: inicia-se um quadro de câncer. Existem diversos tipos de célula que compõem a pele humana, logo, existem diversos tipos de câncer.

sinais para você identificar o câncer de pele

Em geral, é possível criar dois grupos principais: o câncer não melanoma (possui diversos tipos e é, em geral, menos agressivo e muito comum), e o câncer melanoma (menos comum porém altamente agressivo, com potencial para se espalhar por todo o corpo).

O que é câncer de pele?

É um crescimento canceroso (maligno) comum e localmente destrutivo da pele. Ele se origina a partir das células que se alinham ao longo da membrana que separa a camada superficial da pele das camadas mais profundas.

Ao contrário do melanoma maligno cutâneo, a grande maioria desses tipos de câncer tem um potencial limitado para se espalhar para outras partes do corpo (metástase) e tornar-se fatal.

O que causa o câncer?

A doença não está relacionada apenas à radiação solar. Outros fatores, como úlceras, processos inflamatórios crônicos na pele, exposição no trabalho ao arsênico, radioterapia e cicatrizes ou queimaduras na pele também podem contribuir para o desenvolvimento deste câncer.

Segundo dermatologistas, há ainda fatores genéticos. Ter um histórico familiar de melanoma aumenta o risco de ocorrência desse câncer. Há também as pintas espalhadas pelo corpo, pois algumas são mais propensas a desenvolver a doença. Pessoas que já tiveram algum melanoma também têm maior risco de ter outro.

Sintomas do câncer de pele:

O Câncer de Pele pode ser camuflado por lesões de pele. Os sintomas mais frequentes estão listados abaixo:

  1. Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  2. Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  3. Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
  4. Cada tipo de câncer apresenta características e evoluções distintas.

Tratamentos:

O tratamento mais indicado para esta condição é a cirurgia para retirada do tumor. Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia – no geral idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que tem dificuldade de locomoção.

Há outras situações em que a cirurgia somente pode não ser suficiente para a retirada total do tumor, ou que o comportamento deste possa pedir outras medidas. Nesses casos, o médico pode indicar outros tratamentos para erradicação do Câncer de Pele, que variam conforme o tipo.

sinais de câncer de pele

Prevenção:

O Câncer de Pele pode ser prevenido com mudanças comportamentais, como menor exposição ao sol, já que a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva. Evitar a exposição direta nos horários mais quentes do dia, utilização de protetores solares, bonés, óculos escuros e roupas.

Sair da versão mobile