Gota – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Gota – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 4 vote[s]

Gota – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que vão revelar agora. Além do que, a Gota ou artrite gotosa, chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que causa muita dor nas articulações.

Os sintomas incluem o inchaço, a vermelhidão e a dor ao movimentar uma articulação, sendo que a mais afetada, geralmente, é a do dedão do pé, que fica dolorido, principalmente ao caminhar.

As crises da Gota têm cura, que pode ser alcançada com a alimentação para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue e o uso de medicamentos anti-inflamatórios para controlar a dor e a inflamação, como o Ibuprofeno, o Naproxeno ou a Colchicina.

No entanto, é importante controlar os níveis de ácido úrico no sangue para evitar que aconteçam crises de Gota e que surjam complicações que são irreversíveis, como deformações nas articulações, em forma de blocos.

Para controlar os níveis de ácido úrico no sangue, o reumatologista pode indicar o uso de remédios para bloquear a produção de ácido úrico, como o Alopurinol, ou remédios para ajudar os rins a eliminar o ácido úrico pela urina, como a Probenecida.

A Gota é causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que se acumula formando cristais de uratose no sangue e é eliminado pela urina, porém, quando o corpo produz muito ácido úrico ou os rins eliminam pouco ácido úrico, ele pode se acumular nas articulações, formando cristais de urato que originam a Gota.

Causas da Gota:

A Gota é causada pelos níveis elevados de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) situado acima de 6,8 mg/dL, isto é, acima do ponto de solubilização de ácido úrico. Ou seja, acima de 6,8 mg/dL, cristais de urato podem se formar e, em seguida, ser depositados nas articulações, como o dedão do pé.

Nos EUA, os especialistas em Gota recomendam uma taxa de ácido úrico abaixo de 6 mg/dL. Em pacientes com Gota, esta taxa deve ser menor que 5 mg/dL para evitar ataques futuros.

Quanto mais a concentração de ácido úrico no sangue diminui, (por exemplo, abaixo de 5 mg/dL ou menos), maior é a sua solubilização no sangue. Em geral, o ácido úrico se dissolve no sangue sem formar cristais e então passa pelos rins e é eliminado através da urina.

Os cristais de ácido úrico provocam inflamação dos tecidos. Em seguida, há produção de moléculas presentes no processo inflamatório, tais como as interleucinas.Muitas pessoas têm níveis elevados de ácido úrico no sangue, mas não desenvolvem a Gota.

Os níveis elevados de ácido úrico no sangue são uma condição necessária, mas não suficiente para provocar os ataques. Não está claro por que algumas pessoas desenvolvem a doença e outras não. Muitas pessoas que sofrem de Gota tiveram, por anos, níveis elevados de ácido úrico antes de apresentarem seu primeiro ataque.

Sintomas de Gota:

A elevação do ácido úrico sanguíneo, chamada de hiperuricemia, não causa sintomas. Na verdade, mais de 2/3 das pessoas com ácido úrico elevado nem sequer desconfiam do fato. O fato de causar sintomas não significa, entretanto, que níveis elevados de ácido úrico não possam levar a complicações. As duas mais comuns são as crises Gota e as pedras de ácido úrico nos rins.

Algumas pessoas com histórico de Gota referem descamação das mãos e pés quando os níveis de ácido úrico estão elevados. Na verdade, não existe nenhuma comprovação de tal relação. Descamação das mãos e pés é geralmente causada por ressecamento da pele e não por ácido úrico elevado.

Tratamentos Para Gota:

O médico indicará medicamentos que deverão ser tomados assim que o paciente sofrer um ataque de Gota súbito. Poderão ser indicados como tratamento:

  • Anti-inflamatórios: assim que aparecerem os sintomas da doença.
  • Analgésicos fortes para as dores.
  • Medicamentos que reduzem a dor, o inchaço e a inflamação.
  • Corticoides: o profissional poderá injetar esteroides na articulação inflamada para aliviar a dor.
  • Uso diário de alguns remédios diminuem os níveis de ácido úrico no sangue.

Atenção: na maioria dos casos, a dor diminui dentro de 12 horas após o início do tratamento e desaparece completamente em 48 horas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *