Câncer de Tireoide – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Biomédico pela UFRGS

Especialista do Cura Natural

Câncer de Tireoide – O que é, Sintomas e Tratamentos
4.8 (95%) 4 votes

Câncer de Tireoide – O que é, Sintomas e Tratamentos que você precisa saber. Além disso, o Câncer de Tireoide atinge até duas vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 23 e os 60 anos.

Os tipos mais normais são os carcinomas papilífero, folicular, anaplásico e o medular. O carcinoma papilífero, é responsável por 70% a 80% dos casos, ele é um tumor pouco agressivo, de evolução lenta.

Na maioria das vezes, ele é diagnosticado num exame de rotina e reage bem ao tratamento. Quando ocorrem metástases, os gânglios linfáticos costumam ser os inicialmente afetados.

Causas do Câncer de Tireoide:

Os especialistas não sabem o que causa Câncer de Tireoide. Mas, como outros tipos de câncer, as mudanças no DNA de suas células parecem desempenhar um papel. Essas mudanças de DNA podem incluir mudanças que são herdadas, bem como as que acontecem à medida que envelhecem.

Sintomas do Câncer de Tireoide:

A presença de um nódulo na tireoide, região anterior baixa do pescoço, normalmente não é indicação da presença de um câncer. Entretanto, a ocorrência de nódulo tireoidiano em pacientes com história de irradiação prévia do pescoço ou história familiar de Câncer de Tireoide, é mais suspeito.

Da mesma forma, a presença de nódulo tireoidiano, associado à presença de linfonodomegalia cervical (gânglios linfáticos aumentados no pescoço) e/ou ao sintoma de rouquidão, pode ser indicação de um tumor maligno na tireoide.

Tratamento Para o Câncer de Tireoide:

Em geral, o tratamento do Câncer de Tireoide é cirúrgico (tireoidectomia total ou parcial) e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. Caso as células malignas tenham comprometido os gânglios cervicais, é necessário retirá-los.

Rouquidão e queda de cálcio são complicações da tireoidectomia associadas a lesões de estruturas como os nervos laríngeos e as glândulas paratireoides respectivamente durante a cirurgia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *