Dermatofibroma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Dermatofibroma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos mais adequados para esta condição. Além disso, o Dermatofibroma é um tumor muito frequente em adultos. Geralmente é único e aparece principalmente nas pernas. Embora seja causa comum de preocupação por parte dos pacientes, é um tumor benigno.

A causa não é bem conhecida. Aparece depois de microtraumas ou picada de insetos, como uma reação da pele. A localização mais frequente é nos membros, principalmente nas pernas. Pode haver mais de uma lesão mas, na maioria dos pacientes, ela é única.

O crescimento pode ter diversas apresentações diferentes, contudo. A superfície pode ser toda a cor entre bronzeado e vermelho. O tamanho é geralmente pequeno, aproximadamente um centímetro, mas os casos atípicos podem ter um diâmetro de 5 cm ou mais.

dermatofibroma

Embora geralmente solitário, em alguns indivíduos pode ser que diversos tumores possam estar presentes. Em alguns casos raros, geralmente nos indivíduos com fenômenos alterados ou auto-imunes, os nódulos múltiplos ocorrem, a saber, 15 ou mais.

Causas do Dermatofibroma:

O Dermatofibroma acomete homens e mulheres de todas as idades. A neoplasia é formada especialmente por fibroblastos, um tipo de célula presente na derme. Geralmente ele surge após a puberdade, manifestando-se principalmente nos ombros, nos glúteos e nas pernas.

Não se sabe ao certo quais as causas do Dermatofibroma, entretanto, muitos médicos suspeitam que seja algo decorrente de um processo inflamatório. Desta forma, pequenos traumas como picadas de insetos ou pelos encravados, por exemplo, poderiam gerar as lesões. Estas podem ser únicas ou surgir em conjunto.

Sintomas do Dermatofibroma:

Geralmente o Dermatofibroma tem sintomas associados. No entanto, é sempre importante consultar o seu médico.

  • Prurido (coceira);
  • São mais escuros em pessoas com a pele mais escura;
  • Eles são pequenos (3-10 mm);
  • São encontrados frequentemente nas pernas, mas também pode ocorrer nos braços ou tronco;
  • A cor pode mudar ao longo do tempo;
  • Geralmente são de cor castanho avermelhado;
  • Sensíveis ao toque (por exemplo se tocar sobre um Dermatofibroma este, pode sangrar).

Tratamento Dermatofibroma:

A mais comum forma de tratamento do Dermatofibroma é por meio da excisão cirúrgica da pequena ferida. A cirurgia é extremamente simples e pode ser realizada após a aplicação de uma leve anestesia no local.

sintomas do dermatofibroma

O indivíduo que não quiser se submeter ao procedimento cirúrgico também pode realizar a ‘criocirurgia’, que nada mais é do que uma técnica de congelamento da ferida por meio da aplicação de nitrogênio líquido em seu interior.

Em ambos os casos as probabilidades de recidiva são grandes (ou seja, de que a lesão retorne na mesma ou em outras partes do corpo). A chance de que isso aconteça é ainda maior caso a lesão não seja, durante a cirurgia, removida por completo.

Caso a Dermatofibroma retorne é imprescindível à visita do indivíduo a um médico especialista, uma vez que a sua ‘volta’ pode ser mais séria do que a primeira aparição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *