Vaginose Bacteriana – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Vaginose Bacteriana o que é, Sintomas e Tratamentos que você deve ficar atenta! Além disso, a vaginose bacteriana (BV) ou vaginite inespecífica foi denominada porque as bactérias são os agentes etiológicos e falta uma resposta inflamatória associada. Muitos estudos demonstraram a relação de Gardnerella vaginalis com outras bactérias na causa de vaginose bacteriana, como Lactobacillus, Prevotella e anaeróbios, incluindo Mobiluncus, Bacteroides, Peptostreptococcus, Fusobacterium, Veillonella e Eubacterium.

Vaginose BacterianaMycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum, Streptococcus viridans e Atopobium vaginae também foram associados à este tipo de vaginose.

O que é Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é um tipo de inflamação vaginal causada pelo crescimento excessivo de bactérias naturalmente encontradas na vagina, o que altera o equilíbrio natural.

As mulheres em seus anos reprodutivos são mais propensas a ter vaginose, mas podem afetar mulheres de qualquer idade. A causa não é completamente compreendida, mas certas atividades, como sexo desprotegido ou duplicação frequente, aumentam seu risco.

Quais são as Causas da Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana resulta do crescimento excessivo de uma das várias bactérias encontradas naturalmente na vagina. Normalmente, bactérias “boas” (lactobacilos) são mais numerosas bactérias “ruins” (anaeróbios). Mas se existem muitas bactérias anaeróbicas, eles perturbam o equilíbrio natural de micro-organismos na vagina e causam esta vaginose.

Quais são os Sintomas de Vaginose Bacteriana?

Algumas mulheres têm vaginose bacteriana e não apresentam nenhum sintoma.

Mas quando os sintomas aparecem, eles podem incluir:

  • Descarga vaginal que pode ser de cor branca ou cinza.
  • Descarga com odor forte e sujo.
  • Odor vaginal que é particularmente forte, com um cheiro de peixe após o sexo.
  • Comichão vaginal.
  • Urina dolorosa ou queimado.

Como Tratar de Vaginose Bacteriana?

Vaginose BacterianaA vaginose bacteriana é facilmente diagnosticada usando uma amostra de líquido vaginal e é tratada com uma simples rodada de antibióticos .

Os antibióticos podem ser administrados oralmente ou sob a forma de um creme tópico ou pomada inserido na vagina.

A vaginose pode se repetir, mesmo após o tratamento antibiótico. É importante garantir que você tome todos os antibióticos conforme prescrito.

O tratamento de parceiros sexuais masculinos geralmente não é recomendado.

Como Prevenir a Vaginose Bacteriana?

Para ajudar a prevenir a vaginose bacteriana:

Minimize a Irritação Vaginal: Use sabonetes suaves e não desodorantes e tampões ou almofadas sem perfume.

Não Duche: Sua vagina não requer limpeza além do banho normal. Douching frequente interrompe o equilíbrio vaginal e pode aumentar o risco de infecção vaginal. Douching não esclarecerá uma infecção vaginal.

Evite uma Infecção Sexualmente Transmissível: Use um preservativo masculino de látex, limite seu número de parceiros sexuais ou abstenha-se de relações sexuais para minimizar seu risco de uma infecção sexualmente transmissível.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *