Poliomelite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Poliomelite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.6 (91.43%) 7 vote[s]

Poliomelite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que você precisa ficar atento. Além disso, a poliomielite é uma condição de saúde conhecida por “pólio” ou  “paralisia infantil”, mas também pode afetar adultos e se caracteriza por uma infecção que ocorre através de um vírus RNA.

Esse vírus vive no organismo, conhecido como poliovírus, o qual possui três sorotipos: I, II e III. É uma doença infecto-contagiosa aguda.

Ao instalar-se em seu hospedeiro, o vírus passa por um período de incubação, que pode variar de dois a trinta dias, todavia, leva de 7 a 12 dias na maioria dos casos. É uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.

Sintomas da Poliomelite:

Os sintomas da Poliomelite são variados conforme as formas clínicas, e vão desde ausência de sintomas até as manifestações neurológicas que são graves.

A poliomielite afeta, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular. O déficit motor se instala subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias.

A paralisia é acompanhada de febre, diminuição ou abolição de reflexos profundos na área paralisada, persistência de sequela após 60 dias do início da doença e sensibilidade conservada.

A doença pode ter complicações, como sequelas parada respiratória e paralíticas devido à paralisia muscular.

Causas da Poliomelite:

A Poliomelite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica para garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir até mesmo o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros que são inferiores.

A Poliomelite pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.

O poliovírus pode ser transmitido por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa que esteja com a doença. A Poliomelite é tão contagiosa que pode ser pega no ar, principalmente por pessoas que convivem com portadores do vírus.

Tratamento Para Poliomelite:

Poliomielite é uma doença de notificação compulsória ao sistema de saúde. Como em muitas infecções virais, não há tratamento específico para a Poliomelite, mas alguns cuidados são indispensáveis para controlar as complicações e reduzir a mortalidade que pode ocorrer. Entre
eles estão:

 

  • Tratamento sintomático da dor, febre e dos problemas urinários e intestinais;
  • Atendimento hospitalar nos casos de paralisia ou de alteração respiratória;
  • Acompanhamento ortopédico e fisioterápico;
  • Repouso absoluto nos primeiros dias para reduzir a taxa de paralisia;
  • Mudança frequente de posição do paciente na cama, que deve ter colchão firme e apoio para os pés e a cabeça.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *