Sarcoma Epitelioide – Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Sarcoma Epitelioide – Causas, Sintomas e Tratamentos
4.8 (96.67%) 18 vote[s]

Sarcoma Epitelioide – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. o  Sarcoma Epitelioide é um tipo de câncer de tecido mole raro e de crescimento lento. A maioria dos casos começa no tecido mole sob a pele de um dedo, mão, antebraço, perna ou pé, embora possa começar em outras áreas do corpo.

Normalmente, o Sarcoma Epitelioide começa como um pequeno crescimento firme ou nódulo que é indolor. Geralmente, ele começa como um crescimento único, mas crescimentos múltiplos podem ocorrer no momento em que uma pessoa procura ajuda médica. Às vezes, esse sarcoma aparece como úlceras que não se curvam, parecendo feridas abertas sobre os crescimentos.

A forma clássica (tipo distal) do Sarcoma Epitelioide ocorre principalmente em adolescentes e adultos jovens. Uma forma mais rara, chamada de Sarcoma Epitelioide de células grandes (tipo proximal), tende a ser mais agressiva e afeta principalmente os adultos.

Causas da Sarcoma Epitelioide:

Na maioria dos casos, não está claro o que causa da Sarcoma Epitelioide. Em geral, o câncer ocorre quando as células desenvolvem erros (mutações) em seu DNA. Os erros tornam as células crescentes e se dividem fora de controle.

As células anormais acumuladas formam um tumor que pode invadir estruturas próximas e as células anormais podem se espalhar para outras partes do corpo. Alguns tipos de sarcoma de tecido mole incluem:

  • Angiossarcoma;
  • Dermatofibrosarcoma protuberas;
  • Sarcoma Epitelioide;
  • Tumor do estroma gastrointestinal (GIST);
  • Sarcoma de Kaposi;
  • Leiomiossarcoma;
  • Lipossarcoma;
  • tumor maligno da bainha do nervo periférico;
  • Myxofibrosarcoma;
  • Rabdomiossarcoma;
  • Tumor fibroso solitário;
  • Sarcoma sinovial;
  • Indiferente (sarcoma pleomórfico).

Sintomas da Sarcoma Epitelioide:

Um sarcoma de tecido mole pode não causar sinais e sintomas em seus estágios iniciais. À medida que o ttumor cresce, isso pode causar:

  • Um nódulo ou inchaço visível
  • Dor, se um tumor pressiona nervos ou músculos

Quando Consultar um Médico:

Faça uma consulta com o seu médico se tiver:

  • Um nódulo que está aumentando de tamanho ou torna-se doloroso;
  • Um nódulo de qualquer tamanho que está localizado no fundo de um músculo;
  • Recorrência de um nódulo que foi removido.

Tratamento Sarcoma Epitelioide:

A cirurgia é o tratamento mais comum para o Sarcoma Epitelioide, mas outros tratamentos podem ser utilizados além da cirurgia.

Cirurgia: A cirurgia geralmente envolve a remoção do câncer e uma margem de tecido saudável em torno dele para ajudar a prevenir a recorrência. Em casos graves, dependendo do tamanho, profundidade e localização do câncer, existe uma rara possibilidade de que parte do membro afetado precise ser amputado, mas os cirurgiões tentam o seu melhor para evitar isso.

Terapia de Radiação: A radioterapia usa feixes de alta energia, como raios-X ou prótons, para matar células cancerosas. A radioterapia às vezes é usada antes da cirurgia para encolher o tumor e reduzir o risco de retorno do câncer e após a cirurgia para ajudar a reduzir o risco de recorrência.

Quimioterapia: A quimioterapia usa drogas para matar células cancerosas. A quimioterapia parece ser menos eficaz no tratamento do Sarcoma Epitelioide em comparação com outros tipos de câncer, embora às vezes seja usado além da cirurgia ou quando o câncer se espalhou.

Testes Clínicos: Ensaios clínicos são estudos de novos tratamentos. Esses estudos oferecem a chance de experimentar as últimas opções de tratamento, mas o risco de efeitos colaterais pode não ser conhecido.

Terapias específicas para o Sarcoma Epitelioide – drogas ou outras substâncias que visam certas moléculas para bloquear o crescimento do câncer – mostram promessa no tratamento do sarcoma epitelial. Pergunte ao seu médico sobre a disponibilidade de ensaios clínicos, incluindo os riscos e benefícios potenciais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *