Início » Doenças e Tratamentos » Miocardiopatia dilatada – o que é, causas, sintomas e tratamentos

Miocardiopatia dilatada – o que é, causas, sintomas e tratamentos

miocardiopatia dilatada

A miocardiopatia dilatada é uma doença do músculo cardíaco, geralmente iniciando na câmara de bombeamento principal do coração (ventrículo esquerdo). O ventrículo se estica e afina ( dilata ) e não pode bombear sangue, assim como um coração saudável pode.

Além disso, esta condição que impede o bombeamento adequado de sangue para todo o corpo, causando complicações como coágulos de sangue, arritmias e até mesmo morte súbita.

cardiomiopatia dilatada
cardiomiopatia dilatada

Quais são as causas da miocardiopatia dilatada?

Muitas das vezes, a causa da miocardiopatia dilatada é desconhecida (chamada de idiopática ou inespecífica). Até um terço das pessoas podem ter uma forte tendência genética e a herdam dos seus próprios pais.

  • Algumas doenças, condições e substâncias também podem causar a doença, tais como:
  • Complicações durante o último mês de gravidez ou dentro dos 5 meses de nascimento
    Determinadas toxinas como o cobalto;
  • Doença cardíaca coronária, ataque cardíaco , hipertensão arterial, diabetes, doença da tireoide, hepatite viral e HIV;
  • Certas drogas (como cocaína e anfetaminas) e dois medicamentos utilizados para tratar câncer (doxorrubicina e daunorrubicina) Infecções, especialmente infecções virais que inflamam o músculo cardíaco;
  • Excesso de Álcool, especialmente se você também tem uma dieta fraca e inadequada.

Quais são os sintomas?

Além disso, a miocardiopatia dilatada tem sintomas somente quando os músculos já estão enfraquecidos e o órgão já está dilatado. Os sintomas mais comuns observados são fadiga, falta de ar, ganho de peso, tosse fraqueza, inchaço no abdômen, entre outros.

Diante desses sintomas um especialista deve logo ser procurado. Caso um membro de sua família for diagnosticado com a miocardiopatia, não deixe de realizar exames para verificar se a sua saúde está em dia. Além disso,  quanto antes a esta doença for detectada, melhor será o tratamento.

Qual é o tratamento?

O tratamento para miocardiopatia dilatada deve ser passado por um cardiologista, pois varia de acordo com os sintomas do paciente, como cansaço excessivo ou dificuldade para respirar, por exemplo.

Ela é uma doença que provoca a dilatação excessiva do músculo do coração, dificultando o seu trabalho em bombear o sangue por todas as partes do corpo e, geralmente, é mais frequente em homens entre os 23 e o 55 anos, embora possa surgir em qualquer idade.

O tratamento para esta doença deve ser inciado o mais rápido possível para evitar complicações como embolia pulmonar ou parada cardíaca, por exemplo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário