Doenças e Tratamentos

Síndrome de brugada – o que é, sintomas e tratamentos!

síndrome de brugada

A síndrome de brugada é uma arritmia hereditária que faz com os ventrículos batam tão rapidamente que podem impedir que o sangue circule eficientemente no corpo. Quando esta situação ocorre (também chamada fibrilhação ventricular), o indivíduo desmaia e pode morrer em alguns minutos se o ritmo do coração não for restabelecido.

Além disso, a síndrome tem maior incidência em indivíduos do sexo masculino na idade adulta, sendo que os casos de morte súbita aparecem por volta dos 40 anos de idade, mas tem vindo a ser diagnosticada em todas as idades. Por isso, é importante fazer um rastreio em toda a família. Portanto, nem todos os que têm a doença terão arritmias.

sindrome de brugada sintomas
síndrome de brugada sintomas

O que é síndrome de brugada?

A síndrome de brugada  é um distúrbio do ritmo cardíaco raro, mas potencialmente fatal, que às vezes é herdado, as pessoas com esta síndrome têm um risco aumentado de ter ritmos cardíacos irregulares começando nas câmaras inferiores do coração (ventrículos).

Os tratamentos da síndrome incluem medidas preventivas, como evitar medicamentos agravantes e reduzir a febre. Quando necessário, o tratamento também pode incluir um dispositivo médico chamado cardioversor-desfibrilador implantável (CDI).

Quais são as causas da síndrome de brugada?

Além disso, a síndrome é um distúrbio do ritmo cardíaco a cada batida do seu coração é desencadeada por um impulso elétrico gerado por células especiais na câmara superior direita do seu coração.

Poros minúsculos, chamados canais, em cada uma dessas células direcionam essa atividade elétrica, o que faz seu coração bater. um defeito nesses canais faz seu coração bater anormalmente rápido, criando um ritmo cardíaco perigoso (fibrilação ventricular).

Como resultado, seu coração não bombeia sangue suficiente para o resto do seu corpo. Você pode desmaiar se o ritmo anormal durar pouco tempo. A morte cardíaca súbita pode ocorrer se o batimento cardíaco anormal não parar.

Quais são  os sintomas da síndrome de brugada?

Os sintomas da síndrome geralmente começam na idade adulta (em 30-40 anos), mas podem aparecer já na primeira infância. Eles incluem:

Qual é o tratamento para síndrome de brugada?

Se você é diagnosticado com a síndrome de brugada, seu médico provavelmente recomendará um pequeno dispositivo chamado desfibrilador cardíaco implantável (ICD) que é semelhante a um pacemaker.

Ele monitora o ritmo do seu coração, se ele pegar um batimento cardíaco incomum, ele envia um choque elétrico para corrigi-lo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário