Resfriado – O Que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Resfriado – O Que é, Sintomas e Tratamentos
4.8 (96.55%) 58 vote[s]

Resfriado – O Que é, Sintomas e Tratamentos que não devem ser ignorados. Além disso, o Resfriado, também chamado de constipação em Portugal, é uma doença que acomete o trato respiratório superior (nariz e garganta) com duração de poucos dias, chegando a no máximo 2 semanas. Geralmente, o agente etiológico é um vírus, sendo mais comum o coronavirus e o rhinovirus, no entanto, pode ser causado por bactérias também.

O vírus causa uma grande destruição do epitélio que reveste as vias aéreas superiores internamente. O sistema imunitário do organismo afetado reage, gerando mais inflamação. Consequentemente, as bactérias presentes nas vias respiratórias oportunistas passam a produzir muco purulento. Quando há a regeneração do epitélio lesado, o Resfriado cessa.

Sintomas do Resfriado:

Os primeiros e principais sintomas de um Resfriado começam a aparecer após o segundo ou terceiro dia de exposição ao vírus. Coriza, secreção nasal transparente, sensação de cansaço leve, espirros, tosse, dor de garganta, lacrimejamento, dor no corpo e febre baixa são os principais sintomas da doença.

O paciente acometido por um Resfriado pode sentir ainda dificuldade para respirar, sonolência, dor de ouvido, vômitos, enjoo, dores abdominais e falta de apetite. Deve se ficar atento, pois em crianças recém-nascidas os Resfriados podem evoluir para complicações mais graves.

Diagnóstico do Resfriado:

O diagnóstico para um quadro de Resfriado é feito de maneira rápida e simples, com base nos sintomas apresentados pelo paciente. Deve-se ficar atento aos sinais para diferenciar o quadro dos diagnósticos de outras doenças com sintomas e sinai parecidos, como a gripe influenza, por exemplo.

Análises clínicas, com auscultação dos pulmões para verificar a respiração e verificação do grau de inflamação da garganta do paciente também ajudam na busca pelo diagnóstico seguro de cada tipo de quadro.

Prevenção do Resfriado:

Não existem maneiras seguras para se prevenir dos Resfriados, porém há medidas simples e básicas que reduzem significativamente os riscos do contágio. Deve-se lavar bem e com frequência as mãos, usar lenços de papel ao assoar o nariz, cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar e evitar o contato muito próximo com pessoas contaminadas para evitar o contagio. Deve-se evitar também locais fechado e com grandes aglomerações, pois o vírus tem mais facilidade para se disseminar nesses locais.

Tratamento do Resfriado:

Não há remédios específicos para a cura do Resfriado. Tal doença costuma desaparecer ao logo do dia, por conta do enfraquecimento do vírus, e o tratamento é feito para conter e reduzir os sintomas apresentados. Analgésicos e antitérmicos são bastante utilizados no tratamento desse tipo de doença. As substâncias mais recomendadas para a contenção dos sintomas são o paracetamol e a dipirona, que são ótimos para baixar a febre, tirar a dor no corpo e combater os sinais da doença.

Recomenda-se ainda que o paciente repouse e beba bastante líquido durante o período de recuperação, que pode levar de 2 a 3 dias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *