Início » Doenças e Tratamentos » Cervicite – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

Cervicite – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

cervicite

A cervicite é uma espécie de inflamação do colo do útero bastante frequente em muitas mulheres. Além disso, esta inflamação recebe também o nome de cérvix uterino e nem sempre apresenta sintomas a doença é uma inflamação prolongada comum na maioria das mulheres e que costuma não apresentar sintomas e nem ser grave.

Se não causar incômodo, não necessita ser tratada. Toda mulher já passou por algum incômodo que a levou diretamente ao ginecologista. Em sua grande maioria, estes probleminhas são comuns e fáceis de serem tratados, não trazendo maiores preocupações.

cervicite
cervicite

O que é cervicite?

A cervicite é uma inflamação localizada no colo do útero geralmente causada por alergias ou doenças sexualmente transmissíveis. Às vezes, é assintomática, mas pode causar sangramento ou corrimento vaginal, aumento da frequência urinária e dor durante a relação sexual.

Para trata-la, é necessário combater sua causa. Antibióticos são prescritos em caso de infecção bacteriana.

Quais são as causas da cervicite:

As infecções mais comuns e importantes causas da cervicite são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorreia. No entanto, outras causas também ocorrem como tricomonas, herpes, infecções vaginais (vaginose), Streptococos, Micoplasma genitalium, outras bactérias e até mesmo a tuberculose.

Além disso, algumas das infecções são facilitadoras para outras bactérias que se desenvolvem, progridem e sobem pelo trato genital, levando a quadros de infecção pélvica.

Quais são os sintomas da cervicite?

Na maioria das vezes, a doença é assintomática e a aguda costuma se manifestar. Os possíveis sinais da doença são:

  • Corrimento;
  • Dor na relação sexual;
  • Dores no baixo ventre;
  • Ardor na vagina.

Qual é o diagnóstico da cervicite:

Além disso, o seu médico pode suspeitar que você tem a doença caso sangue ou pus for achado na extremidade do cérvix durante exame pélvico. Para diagnosticar o médico coletará uma amostra de fluido do cérvix para análise em laboratório. No entanto ele  também poderá pedir outros testes para encontrar a causa exata da inflamação.

Qual é o tratamento?

Devido à proliferação de bactérias na região, a melhor forma de tratar a cervicite é por meio do uso de antibióticos. Durante o período de tratamento é necessário que a paciente se abstenha das relações sexuais. Se necessário, o uso do medicamento pode se estender ao parceiro.

Qual é a prevenção?

A doença é mais frequentemente causada por uma infecção sexualmente transmissível, por isso é importante usar um preservativo sempre que tiver relações sexuais, e limitar o número de parceiros sexuais que você tem. Se você for diagnosticado com uma infecção sexualmente transmissível, os seus parceiros sexuais recentes também devem ser testados e tratados.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário