Dicas de Saúde

Os 8 benefícios do óleo de rícino para saúde

quais os benefícios do óleo de rícino?

O óleo de rícino tem um amplo espectro de benefícios medicinais e farmacêuticos. É amplamente utilizado para tratar problemas comuns da pele e beleza. Além disso, o óleo de rícino é derivado das sementes das plantas de Ricinus communis que crescem de forma selvagem em terrenos baldios em regiões tropicais.

Em climas mais leves, esta planta foi cultivada como uma erva de jardim ornamental e agora é cultivada para fabricação de óleo em grande escala.

quais os benefícios do óleo de rícino?
quais os benefícios do óleo de rícino?

O óleo de rícino existe há séculos e foi amplamente utilizado para fins medicinais no continente africano, subcontinente indiano e a bacia do Mediterrâneo.

Os egípcios antigos usaram o óleo de rícino como um remédio natural e potente para irritações na pele e nos olhos.

O óleo de ricino também foi apreciado pelos índios por sua capacidade calmante digestiva, curativo para a pele, antibacteriano e digestivo.

Os curandeiros populares em todo o mundo usaram o óleo para tratar uma grande quantidade de problemas de saúde por milhares de anos.

O ácido ricinoleico não é o único constituinte do óleo pois o também contém alguns sais benéficos que atuam principalmente como agentes condicionadores da pele. Simultaneamente, são úteis para estabilizar a consistência e a textura dos produtos.

Por esta razão, o óleo de rícino é usado em uma grande quantidade de produtos cosméticos e tratamentos de cabelo e cuidados com a pele.

Quais os benefícios do óleo de rícino?

1. Melhora a função imunológica:

O óleo de ricino pode melhorar o fluxo sanguíneo, saúde da glândula timo, drenagem linfática e outras funções do sistema imunológico.

O óleo de ricino também é útil quando se trata da produção de níveis adequados de linfócitos, que são transferidos e armazenados no tecido linfático.

O sistema linfático também é responsável pelo bom funcionamento do sistema circulatório e digestivo pois o óleo é capaz de apoiar a desintoxicação, aumentar a saúde do coração e tratar problemas digestivos, como a constipação, também.

As enzimas pancreáticas hidrolizam o óleo de mamona no intestino delgado, o que leva à liberação de ácido glicerol ácido ricinoleico, juntamente com outros compostos metabólicos benéficos.

2. Impulsiona a circulação:

O fluxo adequado de sangue e a imunidade dependem um do outro. Isso significa que é muito mais provável que alguém se torne cronicamente doente quando o sistema linfático falhar.

A função do sistema circulatório é bombear sangue para dentro e para fora do coração, onde ele libera oxigênio em todo o seu corpo através de pequenos vasos e pequenas artérias.

O sangue troca oxigênio e nutrientes por resíduos celulares dentro de estruturas tubulares microscópicas nos pulmões. Este processo é essencial pois nos mantém vivos, proporciona oxigênio para nossas células e desintoxica nossos corpos.

Quando absorvido através da pele, o óleo de rícino aumenta a drenagem linfática e a circulação sanguínea.

3. Equilibra os hormônios:

A formação de hormônios saudáveis depende muito da absorção de moléculas de gordura dentro do trato digestivo. O óleo melhora essa função, possibilitando o equilíbrio dos hormônios naturalmente.

Além disso, um melhor fluxo hormonal, juntamente com a diminuição das toxinas flutuantes presentes no interior e ao redor das células, faz com que o sistema de órgãos sexuais funcione de forma mais eficiente.

Isso alivia os sintomas da síndrome pré-menstrual, mudanças de humor, fadiga e depressão.

4. Diminui os sintomas da artrite:

O óleo de rícino é frequentemente usado como um tratamento natural para inflamação, inchaço nas articulações e dor de artrite. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias naturais, pode ser usado como um óleo de massagem ideal e aplicado em músculos doloridos, articulações ou tecido.

Uma pesquisa concluiu que o óleo de mamona pode ser usado como uma terapia eficaz para osteoartrite do joelho. Usar o óleo de rícino seguido de um pacote de água quente pode aumentar a absorção e a drenagem nas áreas doloridas.

Caso faça esse processo duas vezes por semana, certamente aliviará os sintomas doloridos.

5. Cura a pele inflamada:

O óleo de rícino é realmente benéfico para a cicatrização da inflamação da pele, que pode ser causada pela acne, queimaduras solares e pele seca. O óleo tem propriedades curativas, isto é, contém ácido ricinoleico.

o óleo de rícino tem a capacidade de retardar o envelhecimento
o óleo de rícino tem a capacidade de retardar o envelhecimento

6. Combate os sinais de envelhecimento:

Quando usado topicamente, o óleo de mamona tem a capacidade de retardar o envelhecimento. Quando aplicado à pele, o óleo de rícino penetra profundamente e promove a produção de colágeno e elastina. Por sua vez, isso ajuda amaciar e hidratar a pele.

Ele não só retardará a aparência de rugas e linhas finas, como também tornará a pele mais suave e com uma aparência mais jovem.

Além disso, você pode tratar as linhas finas ao redor dos olhos através da aplicação de óleo.

7. Reduz a acne:

A maioria das pessoas com pele propensa a acne mantém sua pele longe da maioria dos óleos, pois seus poros são suscetíveis ao entupimento, o que só piora as coisas.

No entanto, você pode usar o óleo de mamona com segurança para tratamento da acne.

O ácido ricinoleico, que é encontrado em abundância no óleo, combate as bactérias causadoras de acne e penetra efetivamente na pele, tornando-se um ótimo remédio para a acne.

8. Hidrata a pele:

O óleo de rícino deixa sua pele flexível, suave e revitalizada. Por esse motivo, o óleo de mamona atua como um hidratante para a pele natural, além de ser barato.

O óleo é um ótimo hidratante, pois contém ácidos graxos que penetram facilmente na pele, ajudando na eliminação de manchas secas e restaura a hidratação da pele.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] óleo de rícino é uma das formas mais eficazes de esfoliar as impurezas e o óleo presente nos poros da pele. Ele […]

  • […] a circulação e a inflamação. Massageie a área afetada com óleo de coco, azeitona, mostarda, óleo de rícino ou Alho. Aplique uma pressão suave ao […]

Deixe um comentário