Ataque de Pânico – O que Fazer e Como Evitar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Ataque de Pânico – O que Fazer e Como Evitar
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Um Ataque de Pânico é uma onda repentina de medo e ansiedade esmagadora, geralmente sem motivo aparente e sem aviso prévio. Pode acontecer com qualquer pessoa e a qualquer momento. Muitos ataques ocorrem apenas uma vez, em outros os ataques são recorrentes.Ataque de PânicoUm Ataque de Pânico ou de ansiedade pode acontecer a qualquer momento: em uma loja de compras, no trabalho, em uma apresentação, em uma aula, durante a condução, caminhadas ou até mesmo enquanto dorme.

Os sinais e sintomas se desenvolvem rapidamente e geralmente atingem seu pico em 10 minutos.  maioria do Ataque de Pânico não dura mais de 30 minutos e raramente dura mais de uma hora.

Principais Sintomas de Um Ataque de Pânico:

Como reconhecer um Ataque de Pânico: sinais e sintomas:

  • Aumento da frequência cardíaca ou palpitações
  • Dor no peito
  • Hiperventilação ou falta de ar
  • Dor no estômago
  • Tremores
  • Tensão muscular
  • Transpiração
  • Tonturas e tontura
  • Frio
  • Sensação de formigamento ou dormência
  • Medo de morrer, ficar louco ou perder o controle

O que não Fazer em um Ataque de Pânico:

Um Ataque de Pânico pode acontecer apenas uma vez sem nenhum problema ou complicação. E quase não há motivos para se preocupar caso tenha um ou dois episódios.

Mas aquelas pessoas que experimentaram vários episódios muitas vezes desenvolvem transtorno de pânico. O Ataque de Pânico e a ansiedade apresentam dois sintomas claros:

Evitação fóbica – é evitar a situação ou coisas que produzem medo com base na crença de que irão causar um ataque. O caso extremo de evasão fóbica pode levar à agarofobia.

Ansiedade antecipatória – O “medo do medo” ou o medo de ter futuros Ataque de Pânico. A pessoa que manifesta esse sintoma é geralmente tensa e ansiosa.

O que Fazer Para Evitar os Ataques de Pânico:

Para prevenir o surgimento do Ataque de Pânico, existem algumas dicas que podem ser uteis como:

  • Evitar o estresse ou ambientes que causem estresse e ansiedade;
  • Sempre que possível sair na companhia de alguém com quem se sente seguro e confortável;
  • Evitar locais com muitas pessoas como shows, teatros ou transportes públicos por exemplo.
  • Evitar o consumo de bebidas que estimulem o sistema nervoso como cafeína, chá verde, preto ou mate, bebidas alcoólicas ou energéticas.
  • Evitar atividades que aumentem a ansiedade como assistir a um filme de suspense ou de terror por exemplo;
  • Praticar atividades que ensinem a relaxar como yoga ou pilates por exemplo.

Além disso, para o controle do Ataque de Pânico o mais importante é tentar afastar a ideia de que vai sentir medo ou pânico, pois é a presença destes pensamentos a principal razão que leva ao aumento da ansiedade e ao surgimento dos ataques.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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