Dicas de Saúde Alan Costa

Carvão vegetal – o que é, benefícios e como usar!

O carvão vegetal possui composições que colaboram para a nossa saúde de forma eficaz ele é ativado (carbo activatus), como é mais conhecido, é um remédio de uso oral que faz parte do leque de ofertas de remédios naturais encontrados em lojas de fitoterápicos.

É preparado a partir da queima controlada, com baixo teor de oxigênio, das partes lenhosas de angiospermas não resinosas. No entanto, o carvão vegetal é produzido a partir da queima de determinados tipos de madeira, por meio do controle de temperatura e de oxigênio.

Esse processo o torna um elemento bastante poroso, absorvente, e essa característica é o grande segredo por trás de todos os benefícios desse importante material.

beneficios do carvao vegetal

benefícios do carvão vegetal

Propriedades do carvão vegetal:

A composição do carvão inclui o bário, cobre, cromo, chumbo, níquel, estanho, titânio, prata, e outros tantos elementos que impulsionam essa substância a desempenhar da melhor forma o seu papel.

No entanto, ele pode ser encontrada em pó ou em cápsulas, mas seus benefícios estão garantidos em ambos os estados. Neste artigo, o Remédio-Caseiro traz dicas de como usar esse recurso em prol da saúde e a entender em quais situações o mesmo é benéfico.

Benefícios do carvão vegetal:

Além disso, o carvão vegetal tem a capacidade de adsorver os gases intestinais, reduzindo o inchaço, a dor e o desconforto intestinal. Como o este carvão tem um grande poder de adsorção, pode ser usado em situações de emergência em casos de intoxicação com produtos químicos ou numa intoxicação alimentar, por exemplo.

No entanto, algumas impurezas da água podem ser removidas com este carvão ativado como pesticidas, vestígios de lixo industrial e alguns químicos, sendo por isso muito usado em sistemas de filtração de água. Ele ajuda a branquear os dentes manchados pelo café, chá ou fumo do tabaco por exemplo, e melhora a saúde oral porque equilibra o pH da boca, ajudando a prevenir as cáries, mau hálito e problemas nas gengivas.

Por ser um elemento essencialmente poroso, o ele é muito utilizado em casos de desintoxicações, no entanto os benefícios dele não param por aí:

  • É desintoxicante;
  • Faz bem para o sistema digestivo;
  • É utilizado para tratar picadas de insetos;
  • Pode ajudar a clarear o dente;
  • É bom para a pele;
  • Reduz o colesterol;
  • É útil em casos de envenenamento;
  • Para curar ressaca;

Como usar o carvão vegetal?

carvão vegetal ativado consiste na ingestão de 1 a 2 cápsulas 3 a 4 vezes por dia, sendo a dose máxima diária 6 comprimidos por dia para adultos, e 3 para crianças.

Para prevenção da ressaca, o modo de uso consiste em tomar 1 g de carvão vegetal ativado antes do consumo de bebidas alcoólicas e 1 g após o consumo.

Dica: Os comprimidos não devem ser misturados com soro fisiológico, mas podem ser tomados com água ou suco de fruta.

Quais são os efeitos colaterais?

Os principais efeitos colaterais deste carvão incluem escurecimento das fezes, vômitos, diarreia e prisão de ventre quando consumido em excesso.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.