Carvão Vegetal – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Carvão Vegetal – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96.36%) 11 vote[s]

Carvão Vegetal – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, o Carvão Vegetal possui composições que colaboram para a nossa saúde de forma eficaz. O Carvão Vegetal ativado (carbo activatus), como é mais conhecido, é um remédio de uso oral que faz parte do leque de ofertas de remédios naturais encontrados em lojas de fitoterápicos.

beneficios do carvao vegetal

É preparado a partir da queima controlada, com baixo teor de oxigênio, das partes lenhosas de angiospermas não resinosas.O Carvão Vegetal é produzido a partir da queima de determinados tipos de madeira, por meio do controle de temperatura e de oxigênio.

Esse processo o torna um elemento bastante poroso, absorvente, e essa característica é o grande segredo por trás de todos os benefícios desse importante material.

Propriedades do Carvão Vegetal:

A composição do carvão inclui o bário, cobre, cromo, chumbo, níquel, estanho, titânio, prata, e outros tantos elementos que impulsionam essa substância a desempenhar da melhor forma o seu papel.

Pode ser encontrada em pó ou em cápsulas, mas seus benefícios estão garantidos em ambos os estados. Neste artigo, o Remédio-Caseiro traz dicas de como usar esse recurso em prol da saúde e a entender em quais situações o mesmo é benéfico. Confira agora os Benefícios do Carvão Vegetal Para Saúde:

Benefícios do Carvão Vegetal:

  • O carvão vegetal tem a capacidade de adsorver os gases intestinais, reduzindo o inchaço, a dor e o desconforto intestinal.
  • Como o este carvão tem um grande poder de adsorção, pode ser usado em situações de emergência em casos de intoxicação com produtos químicos ou numa intoxicação alimentar, por exemplo.
  • Algumas impurezas da água podem ser removidas com este carvão ativado como pesticidas, vestígios de lixo industrial e alguns químicos, sendo por isso muito usado em sistemas de filtração de água.
  • Ele ajuda a branquear os dentes manchados pelo café, chá ou fumo do tabaco por exemplo, e melhora a saúde oral porque equilibra o pH da boca, ajudando a prevenir as cáries, mau hálito e problemas nas gengivas.

Por ser um elemento essencialmente poroso, o ele é muito utilizado em casos de desintoxicações, no entanto os benefícios dele não param por aí:

  • É desintoxicante
  • Faz bem para o sistema digestivo
  • É utilizado para tratar picadas de insetos
  • Pode ajudar a clarear o dente
  • É bom para a pele
  • Reduz o colesterol
  • É útil em casos de envenenamento
  • Para curar ressaca

Como Usar o Carvão Vegetal:

O modo de uso do Carvão Vegetal ativado consiste na ingestão de 1 a 2 cápsulas 3 a 4 vezes por dia, sendo a dose máxima diária 6 comprimidos por dia para adultos, e 3 para crianças.

Para prevenção da ressaca, o modo de uso consiste em tomar 1 g de Carvão Vegetal ativado antes do consumo de bebidas alcoólicas e 1 g após o consumo.

Os comprimidos não devem ser misturados com soro fisiológico, mas podem ser tomados com água ou suco de fruta.

carvao vegetal

Efeitos Colaterais do Carvão Vegetal:

Os principais efeitos colaterais deste carvão incluem escurecimento das fezes, vômitos, diarreia e prisão de ventre quando consumido em excesso. O uso prolongado pode reduzir a absorção intestinal de medicamentos usados ao mesmo tempo, por isso se for preciso tomar algum medicamento, este deve ser ingerido até 2 horas antes de tomar o Carvão Vegetal ativado.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *