Início » Dicas de Saúde » 16 benefícios do meloa para saúde!

16 benefícios do meloa para saúde!

beneficios do meloa

Os benefícios do meloa para saúde são incríveis, pois o meloa contém nutrientes que auxiliam na saúde geral do corpo e prevenir doenças. Além disso, um dos principais benefícios é acelerar o emagrecimento, pois controlar os níveis de açúcar no sangue, o que diminui a fome. O meloa ou cantalupo pertence à família Curcurbitaceae.

A fruta obtém o nome da vila italiana “papal”, onde originalmente foi cultivada no ano de 1700. A fruta é de formato redondo ou oval e tem uma pele áspera e escamosa. A carne de meloa possui cores como salmão, amarelo e laranja.

beneficios do meloa
benefícios do meloa

Valor nutricional:

O meloa é bem conhecida por ser recheada com alto valor nutricional. Uma xícara do meloa fornece cerca de 50 calorias e 90% de água. Além disso, a fruta é concentrada com altos níveis de Betacaroteno, Ácido Fólico, Potássio, Magnésio, antioxidantes e fibras alimentares.

Ela também contém altos níveis de vitamina B, Vitamina B1, Vitamina B3, Vitamina B2, Vitamina B5 e Vitamina B6. Uma xícara oferece mais de 100% do valor diário recomendado de Vitamina A e Vitamina C.

Benefícios do meloa para saúde:

1. Saúde cardiovascular:

As propriedades anticoagulantes diminuem a viscosidade do sangue, evitando a formação de coágulos sanguíneos no sistema cardiovascular. Além disso, o potássio presente ajuda no transporte de oxigênio para o coração, regulando o equilíbrio de água do corpo.

Também impede o endurecimento das artérias, prevenindo a arteriosclerose. Ele luta contra o estresse oxidativo ao baixar a lipoproteína de baixa densidade no sangue. Além disso, previne a hipertensão, reduzindo os efeitos do sódio no organismo. Assim, o Cantalupo oferece proteção contra acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas coronárias.

2. Prevenir a síndrome metabólica:

O consumo diminuiu o risco de síndrome metabólica, especialmente nas mulheres. Além disso, as mulheres que consumiram grandes quantidades desta fruta mostraram ter os níveis mais saudáveis ​​de proteína C-reativa na corrente sanguínea.

Isso diminui o risco de síndrome metabólica em mulheres. Tem alto conteúdo de folato, o que evita defeitos do tubo neural em bebês.

3. Prevenir câncer:

Os altos níveis de Vitamina C no meloa protegem as células do dano dos radicais livres. Além disso, o consumo de suco regularmente mantém o câncer afastado – particularmente câncer intestinal e melanoma.

4. Para os olhos:

Estudos demonstraram que o consumo de alimentos ricos em Betacaroteno reduz o risco de desenvolver cataratas em quase 50%.

O Betacaroteno reduz o risco de catarata, melhorando a visão. Além disso, a zea-xantina, um carotenoide importante é absorvido na mácula retiniana do olho, proporcionando funções de filtragem de luz UV. Assim, oferece proteção contra degeneração macular relacionada à idade nos idosos.

5. Sistema imunológico:

O meloa estimula as células brancas a combater a infecção, ajudando na construção de um bom sistema imunológico. Além disso, os glóbulos brancos são mecanismos de defesa natural do corpo que impedem que compostos estranhos ataquem as células saudáveis.

Também erradica o ataque de fungos do corpo. Os antioxidantes presentes são muito eficazes no combate eficazmente os radicais livres no corpo.

6. Acabar com o estresse:

O potássio presente promove o fornecimento de oxigênio ao cérebro, fazendo com que se sinta relaxado e focado. Além disso, contém superóxido dismutase, um composto que combate o estresse e acalma as ansiedades. Acalma o sistema nervoso, evitando distúrbios do sono. Também previne a morte celular causada pelo estresse oxidativo.

7. Regular o fluxo menstrual:

O suco de meloa  é muito eficaz na regulação do fluxo menstrual e na prevenção de cólicas menstruais nas mulheres. Além disso, reduz consideravelmente o fluxo e a coagulação do sangue, induzindo a menstruação.

8. Saúde pulmonar:

É muito útil para melhorar a saúde pulmonar. Além disso, os nutrientes presentes na meloa fornecem uma combinação sinérgica, o que ajuda na eliminação da nicotina em pessoas que estão tentando parar de fumar. O suco de meloa também reabastece o corpo da Vitamina A empobrecida em um fumante.

meloa
meloa

9. Acelerar a perda de peso:

O meloa  é uma excelente comida para perder peso. Além disso, este alto teor de fibra leva muito tempo para entrar no trato digestivo, mantendo saciado por mais tempo.

Isso retarda o processo de digestão, impedindo o excesso de comida. Além disso, este alimento volumoso leva muito espaço no estômago, impedindo o lanche entre as refeições.

10. Promover a pele clara:

A carne é embalada com altos níveis de Vitamina A, que se converte em beta caroteno no corpo. Além disso, promove a pele clara, diluindo a camada externa das células da pele morta. Também protege a pele dos raios nocivos do sol.

11. Prevenir linhas finas e rugas:

O meloa é carregado com grandes quantidades de água, tornando-se um fruto surpreendente para aumento da sua beleza. Além disso, consumir quantidades elevadas aumenta o teor de água no corpo, nutrindo a pele e impedindo linhas finas e rugas.

12. Formação de colágeno:

Contém altos níveis de Vitamina C e antioxidantes, que apoiam a formação de colágeno. Além disso, uma proteína que proporciona elasticidade e plenitude à pele.

13. Tratar sardas, manchas e queimaduras:

O suco ou o purê de meloa é altamente benéfico para o tratamento de sardas e defeitos. Além disso, você também pode usar o purê para tratamento das queimaduras e abrasões.

14. Para pele:

O meloa contém altos níveis de Ácido Fólico, um nutriente que facilita a regeneração das células. Além disso, prepare uma máscara facial combinando purê, aveia e iogurte.

Aplique no rosto e no pescoço e remova após 20 minutos massageando suavemente a pele. Lave com água morna para ter uma pele saudável e brilhante.

15. Estimular o crescimento do cabelo:

O meloa contém inositol, uma forma de vitamina B necessária para controle da perda de cabelo e estimulo do crescimento do cabelo.

16. Cabelos lisos e manejável:

O purê de meloa é um condicionador de cabelo perfeito para os verões. Além disso, pegue o purê de uma xícara de meloa e massageie seu couro cabeludo com ele. Lave para conseguir cabelos lisos e manejáveis.

Como comprar e conservar:

A compra deste fruto requer alguns cuidados. Quando maduros apresentam as seguintes características:

  • Cede levemente quando comprimido na extremidade
  • Como as sementes devem estar soltas, a sacudir deve fazer algum ruído
  • Além disso, casca firme, cor forte e não apresentar rachaduras ou partes moles
  • Aroma suave e agradável
  • Além disso, deve ser pesado relativamente ao seu tamanho

Deve ser conservado em lugar fresco e arejado até ficarem completamente maduros, mantendo-se conservados por uma semana. No caso de já estar madura, guarde no frigorífico. Além disso, depois de cortada, coloque no frigorífico coberta com uma película de plástico ou alumínio para evitar a troca de odores com outros alimentos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário