Nebivolol: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Nebivolol: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!
Gostou do post? Avalie!

Nebivolol: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais que este medicamento pode causarAlém disso, o Nebivolol é usado para tratar a pressão arterial elevada. Reduzir a pressão alta ajuda na prevenção de derrames, ataques cardíacos e problemas renais.

Este medicamento pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como beta-bloqueadores. Ele funciona bloqueando a ação de certas substâncias naturais do corpo, como a epinefrina, no coração e nos vasos sanguíneos. Este efeito reduz o ritmo cardíaco, a pressão arterial e a tensão no coração.

nebivolol
nebivolol

Como Usar Nebivolol:

Leia a bula antes de começar a tomar Nebivolol e sempre que receber uma nova remessa. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia. A dosagem é baseada em seu problema médico e resposta ao tratamento.

Use Nebivolol regularmente para conseguir seu maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome ao mesmo tempo todos os dias.

Pode demorar várias semanas até conseguir o máximo benefício oferecido por este medicamento. Continue tomando este medicamento mesmo se já estiver se sentindo bem. A maioria das pessoas com pressão alta não se sente doente.

Informe o seu médico caso não melhore ou se piorar (as leituras da pressão arterial permanecerem altas ou aumentarem).

Efeitos colaterais:

Dor de cabeça, tontura, cansaço, náusea, batimento cardíaco lento ou dificuldade para dormir podem ocorrer. Se algum destes efeitos durar ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Para reduzir o risco de tontura, levante-se lentamente quando estiver sentada ou deitada.

Este remédio pode reduzir o fluxo sanguíneo para as mãos e os pés, fazendo com que se sintam frios. Fumar pode piorar esse efeito. Evite o uso de tabaco.

Lembre-se de que seu médico receitou Nebivolol a você porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Informe o seu médico imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários graves, incluindo: dedos das mãos/pés azuis, desmaios, batimentos cardíacos muito lentos, sintomas agravados de insuficiência cardíaca (tais como falta de ar, inchaço dos tornozelos/pés, cansaço, ganho de peso súbito), alterações mentais/do humor (como confusão, alterações de humor, depressão).

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é raro. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão/inchaço (especialmente da face/língua/garganta), tonturas graves, dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: certos tipos de problemas de ritmo cardíaco (como um batimento cardíaco lento, bloqueio atrioventricular segundo ou terceiro grau), problemas de circulação sanguínea (como doença de Raynaud, periférica doença vascular), problemas respiratórios (como asma, bronquite crónica, enfisema), doença renal, doença hepática, perturbações mentais/do humor (como depressão), uma determinada doença muscular (miastenia gravis), doença da tiroide (hipertiroidismo) grave, reações alérgicas, incluindo as que necessitam de tratamento com epinefrina.

Este remédio pode lhe deixar tonto. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder executar com segurança.
Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.
Antes de fazer uma cirurgia, informe ao seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Caso tenha diabetes, este produto pode mascarar os batimentos cardíacos acelerados que você normalmente sentiria quando o nível de açúcar no sangue abaixa excessivamente (hipoglicemia). Outros sintomas de baixa taxa de açúcar no sangue, como tontura e sudorese, não são afetados por esse remédio. Este produto também pode dificultar o controle do açúcar no sangue. Verifique regularmente o seu nível de açúcar no sangue conforme as instruções e partilhe os resultados com o seu médico. Informe ao seu médico imediatamente caso tenha sintomas de açúcar elevado no sangue, como aumento da sede/micção. Seu médico pode precisar ajustar sua medicação para diabetes, programa de exercícios ou dieta.

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Bebês nascidos de mães que tomam este medicamento durante a gravidez podem ter baixo peso ao nascer e precisam de monitoramento para problemas como pressão arterial baixa, batimento cardíaco lento, baixa taxa de açúcar no sangue e respiração lenta/superficial. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.

Não se conhece se o Nebivolol passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações:

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo prescrito/sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.

Um produto que pode interagir com este remédio é: fingolimod.

Alguns produtos possuem ingredientes que podem elevar sua frequência cardíaca ou pressão sanguínea. Informe ao seu farmacêutico quais produtos você está usando e pergunte como usá-los com segurança (especialmente produtos para tosse e resfriado ou suplementos dietéticos).

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: batimentos cardíacos anormalmente lentos e desmaios.

Notas:

Não compartilhe seu Nebivolol com os outros.
Converse com seu médico sobre como fazer alterações no seu estilo de vida que possam ajudar no funcionamento adequado da medicação (como programas de redução do estresse, exercícios e mudanças na dieta).

Verifique regularmente a sua pressão arterial e pulso (frequência cardíaca) enquanto estiver tomando este medicamento. Aprenda a verificar sua pressão arterial e pulso em casa e compartilhe os resultados com seu médico.

nebivolol
nebivolol

Dose perdida:

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose desejada. Tome sua próxima dose no horário regular. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento:

Armazene o Nebivolol em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.