Dicas de Saúde

11 remédios caseiros para aliviar cólica nos bebês!

aliviar colicas nos bebes

Os remédios caseiros para aliviar cólica nos bebês são uma forma natural de tratar esse problema, pois, seu bebê chora por horas e resiste todos os seus esforços para acalmá-lo? Então, provavelmente ele está com cólica. Este termo aplica-se a qualquer bebê bem alimentado que chore mais de 3 horas por dia, 3 dias por semana e por mais de 3 semanas.

Na verdade, o motivo exato é desconhecido, mas o motivo mais aceito é que os gases preso na cavidade abdominal seja o principal motivo de dor e desconforto. Dores, choros, gemidos, cólicas e mau comportamento são alguns dos sintomas das cólicas. Em casos graves, os sintomas incluem temperatura corporal instável, perda de peso, vômitos frequentes e alterações nas fezes.

remedios caseiros para aliviar colica nos bebes
remédios caseiros para aliviar cólica nos bebes

A cólica desaparecerá em dentro de poucas semanas por conta própria. Entretanto, quando esse desconforto é enfrentado por criança, você pode tentar soluções domésticas simples, como manjericão, massagem, compressa quente e outros.

Remédios Caseiros Para aliviar cólica nos bebês:

Existem diferentes maneiras de aliviar cólica nos bebês. Você pode escolher qualquer método conforme sua preferência.

1. Banho quente:

Durante os tempos de cólica, um banho quente proporciona um efeito calmante e rápido sobre o bebê. Além disso, também ajuda na distração, alívio da dor e uma melhor dormida. Encha a banheira do seu bebê com água morna.

Adicione algumas gotas de óleo de lavanda. Deixe seu bebê brincar ou relaxar até quando ela se cansar. Enquanto isso, massageie a área da barriga suavemente para aliviar os gases preso. Afague o bebê e deixa-o dormir. Repita sempre que o bebê sentir cólera.

2. Camomila:

A camomila contém 19 constituintes antiespasmódicos diferentes e 5 propriedades sedativas que proporcionam aliviar cólica nos bebês intestinais e ao relaxamento. Em um copo, adicione 1 colher de chá de flores de camomila e água fervente.

Cubra e deixe descansando por 10 a 15 minutos. Coloque a solução em sua mamadeira. Alimente seu bebê com esta solução enquanto estiver morna ou à temperatura ambiente. Repita esse processo uma ou duas vezes por dia para conseguir aliviar cólica nos bebês.

3. Compressão quente:

A compressão quente é um dos remédios simples para aliviar o desconforto. Além disso, a temperatura quente proporciona alívio aos gases preso e alivia a dor. Mergulhe uma toalha macia em água morna.

Remova o excesso e aplique sobre a barriga do bebê. Você pode esfregar suavemente a toalha na barriga com movimentos circulares por alguns minutos para liberar os gases preso. Repita esse remédio 2 vezes ao dia.

4. Hortelã:

A hortelã contém propriedades antiespasmódicas que ajudam a redução dos espasmos intestinais e liberação dos gases preso. Além disso, pegue uma colher de chá de hortelã seco e coloque-o em uma xícara

Agora, encha o copo com água fervente e cubra este copo. Deixe descansando por cerca de 10 a 15 minutos e, em seguida, coloque em uma xícara. Além disso, despeje a solução na mamadeira e alimente seu bebê enquanto a bebida estiver morna. Continue alimentando seu bebê com chá de menta diariamente para aliviar cólica nos bebês.

5. Massagem com óleo:

Massageie a barriga regularmente com óleo para redução e prevenção da dor cólica. Além disso, ele garante uma digestão adequada e evita os gases. Pegue um pouco de azeite quente em suas mãos.

Massageie suavemente a barriga do bebê. Massageie a pelve, mãos e pés também. Além disso, dê um bom banho quente e deixa-o dormir. Repita o processo algumas vezes em um dia.

6. Manjericão:

Esta erva aromática é rica em eugenol, que possui propriedades antiespasmódicas e sedativas. Além disso, eles fornecem alívio deste problema com segurança e rapidez. Em um copo, adicione 1 colher de chá de folhas de manjericão secas.

E encha com água fervente. Deixe descansando por cerca de 10 a 15 minutos. Além disso, coloque-o na mamadeira e alimente seu bebê enquanto estiver quente ou em temperatura ambiente. Repita isso regularmente até que seu bebê consiga aliviar cólica nos bebês.

7. Hortelã-pimenta:

Este processo é o remédio de século para aliviar cólica nos bebês. Além disso, contém o ingrediente ativo chamado bloqueador de canais de cálcio, que ajuda no alívio do distúrbio intestinal e liberação dos gases preso.

Misture algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta em qualquer outro óleo, como o óleo de coco ou de azeite. Além disso, misture bem e massageie-o no peito, no estômago e nas pernas. Depois de alguns minutos, dê-lhe um bom banho e coloque-o para dormir. Repita o processo regularmente para observar a diferença.

8. Sentar ereto:

Depois de alimentar o bebê, é importante fazê-lo arrotar. Isso ajuda na liberação dos gases e evita a captura de ar dos intestinos. Além disso, após a alimentação, segure o bebê no ombro e sente-o ereto.

Apoie a cabeça e o pescoço do seu bebê adequadamente. Massageie suavemente a barriga. Além disso, repita o processo após a alimentação para aliviar cólica nos bebês.

9. Asafetida:

A asafetida é um dos remédios caseiros indianos para tratamento das cólicas. Além disso, contém propriedades antiflatulentas, ajuda na digestão e fornece alívio dos gases.

Em uma colher de sopa de água, adicione uma pitada de asafetida. Misture bem e aqueça a mistura. Além disso, deixe esfriando e esfregue-o em torno do umbigo do bebê. Repita este tratamento 2 a 3 vezes ao dia.

10. Erva-doce:

A erva-doce é uma das ervas maravilhosas que fornece alívio dos desconfortos relacionados com os gases e o estômago. Além disso, este processo pode ser seguido por bebês.

Em um copo de água quente, adicione 1 colher de chá de sementes de erva-doce. Além disso, cubra e deixe descansando por 10 a 15 minutos. Coloque numa xícara ou mamadeira e beba. Repita o processo diariamente até aliviar cólica nos bebês.

11. Óleo de mostarda e alho:

A massagem com óleo de mostarda ajuda no melhoramento da circulação sanguínea e promove o movimento intestinal que expulsa os gases dos intestinos.

Aqueça uma pequena quantidade de óleo de mostarda com poucos dentes de alho. Além disso, deixe o óleo esfriar completamente e passar na pele. Aplique e massageie o óleo no peito e nos pés do bebê. Repita o processo regularmente.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

5 comentários

  • […] uma reação alérgica a fatores externos e que pode atingir pessoas de todas as idades, inclusive bebês. A doença não é contagiosa, mas é preciso de tratamento adequado para prevenir a recorrência […]

  • […] médicos verificarão o seu bebê quanto a sinais de Displasia do Quadril logo após o nascimento e durante as visitas do […]

  • […] Fonte: Melhor com Saúde; Natural Cura […]

  • […] você está grávida, seu corpo está defendendo duas almas: você e seu bebê em crescimento. Qualquer problema em sua saúde pode afetar diretamente o crescimento e […]

  • […] Mas, alguns estudos não estabeleceram uma ligação entre a stevia e uma diminuição na contagem de espermatozoides e na concentração de testosterona. Por via das dúvidas, é melhor evitar a stevia caso esteja planejando um bebê. […]

Deixe um comentário