Dicas de Saúde

11 remédios caseiros para aliviar cólica nos bebês

Por Alan Costa, em 08/02/2018 (atualizado em 05/10/2021)
aliviar colicas nos bebes

Os remédios caseiros para aliviar cólica nos bebês são uma forma natural de tratar esse problema, pois, seu bebê chora por horas e resiste todos os seus esforços para acalmá-lo? Então, provavelmente ele está com cólica. Este termo aplica-se a qualquer bebê bem alimentado que chore mais de 3 horas por dia, 3 dias por semana e por mais de 3 semanas.

Na verdade, o motivo exato é desconhecido, mas o motivo mais aceito é que os gases preso na cavidade abdominal seja o principal motivo de dor e desconforto. Dores, choros, gemidos, cólicas e mau comportamento são alguns dos sintomas das cólicas. Em casos graves, os sintomas incluem temperatura corporal instável, perda de peso, vômitos frequentes e alterações nas fezes.

remédios caseiros para aliviar cólica nos bebes

A cólica desaparecerá em dentro de poucas semanas por conta própria. Entretanto, quando esse desconforto é enfrentado por criança, você pode tentar soluções domésticas simples, como manjericão, massagem, compressa quente e outros.

Remédios Caseiros Para aliviar cólica nos bebês:

Existem diferentes maneiras de aliviar cólica nos bebês. Você pode escolher qualquer método conforme sua preferência.

1. Banho quente:

Durante os tempos de cólica, um banho quente proporciona um efeito calmante e rápido sobre o bebê. Além disso, também ajuda na distração, alívio da dor e uma melhor dormida. Encha a banheira do seu bebê com água morna.

Adicione algumas gotas de óleo de lavanda. Deixe seu bebê brincar ou relaxar até quando ela se cansar. Enquanto isso, massageie a área da barriga suavemente para aliviar os gases preso. Afague o bebê e deixa-o dormir. Repita sempre que o bebê sentir cólera.

2. Camomila:

A camomila contém 19 constituintes antiespasmódicos diferentes e 5 propriedades sedativas que proporcionam aliviar cólica nos bebês intestinais e ao relaxamento. Em um copo, adicione 1 colher de chá de flores de camomila e água fervente.

Cubra e deixe descansando por 10 a 15 minutos. Coloque a solução em sua mamadeira. Alimente seu bebê com esta solução enquanto estiver morna ou à temperatura ambiente. Repita esse processo uma ou duas vezes por dia para conseguir aliviar cólica nos bebês.

3. Compressão quente:

A compressão quente é um dos remédios simples para aliviar o desconforto. Além disso, a temperatura quente proporciona alívio aos gases preso e alivia a dor. Mergulhe uma toalha macia em água morna.

Remova o excesso e aplique sobre a barriga do bebê. Você pode esfregar suavemente a toalha na barriga com movimentos circulares por alguns minutos para liberar os gases preso. Repita esse remédio 2 vezes ao dia.

4. Hortelã:

A hortelã contém propriedades antiespasmódicas que ajudam a redução dos espasmos intestinais e liberação dos gases preso. Além disso, pegue uma colher de chá de hortelã seco e coloque-o em uma xícara

Agora, encha o copo com água fervente e cubra este copo. Deixe descansando por cerca de 10 a 15 minutos e, em seguida, coloque em uma xícara. Além disso, despeje a solução na mamadeira e alimente seu bebê enquanto a bebida estiver morna. Continue alimentando seu bebê com chá de menta diariamente para aliviar cólica nos bebês.

5. Massagem com óleo:

Massageie a barriga regularmente com óleo para redução e prevenção da dor cólica. Além disso, ele garante uma digestão adequada e evita os gases. Pegue um pouco de azeite quente em suas mãos.

Massageie suavemente a barriga do bebê. Massageie a pelve, mãos e pés também. Além disso, dê um bom banho quente e deixa-o dormir. Repita o processo algumas vezes em um dia.

6. Manjericão:

Esta erva aromática é rica em eugenol, que possui propriedades antiespasmódicas e sedativas. Além disso, eles fornecem alívio deste problema com segurança e rapidez. Em um copo, adicione 1 colher de chá de folhas de manjericão secas.

E encha com água fervente. Deixe descansando por cerca de 10 a 15 minutos. Além disso, coloque-o na mamadeira e alimente seu bebê enquanto estiver quente ou em temperatura ambiente. Repita isso regularmente até que seu bebê consiga aliviar cólica nos bebês.

7. Hortelã-pimenta:

Este processo é o remédio de século para aliviar cólica nos bebês. Além disso, contém o ingrediente ativo chamado bloqueador de canais de cálcio, que ajuda no alívio do distúrbio intestinal e liberação dos gases preso.

Misture algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta em qualquer outro óleo, como o óleo de coco ou de azeite. Além disso, misture bem e massageie-o no peito, no estômago e nas pernas. Depois de alguns minutos, dê-lhe um bom banho e coloque-o para dormir. Repita o processo regularmente para observar a diferença.

8. Sentar ereto:

Depois de alimentar o bebê, é importante fazê-lo arrotar. Isso ajuda na liberação dos gases e evita a captura de ar dos intestinos. Além disso, após a alimentação, segure o bebê no ombro e sente-o ereto.

Apoie a cabeça e o pescoço do seu bebê adequadamente. Massageie suavemente a barriga. Além disso, repita o processo após a alimentação para aliviar cólica nos bebês.

9. Asafetida:

A asafetida é um dos remédios caseiros indianos para tratamento das cólicas. Além disso, contém propriedades antiflatulentas, ajuda na digestão e fornece alívio dos gases.

Em uma colher de sopa de água, adicione uma pitada de asafetida. Misture bem e aqueça a mistura. Além disso, deixe esfriando e esfregue-o em torno do umbigo do bebê. Repita este tratamento 2 a 3 vezes ao dia.

10. Erva-doce:

A erva-doce é uma das ervas maravilhosas que fornece alívio dos desconfortos relacionados com os gases e o estômago. Além disso, este processo pode ser seguido por bebês.

Em um copo de água quente, adicione 1 colher de chá de sementes de erva-doce. Além disso, cubra e deixe descansando por 10 a 15 minutos. Coloque numa xícara ou mamadeira e beba. Repita o processo diariamente até aliviar cólica nos bebês.

11. Óleo de mostarda e alho:

A massagem com óleo de mostarda ajuda no melhoramento da circulação sanguínea e promove o movimento intestinal que expulsa os gases dos intestinos.

Aqueça uma pequena quantidade de óleo de mostarda com poucos dentes de alho. Além disso, deixe o óleo esfriar completamente e passar na pele. Aplique e massageie o óleo no peito e nos pés do bebê. Repita o processo regularmente.

Sair da versão mobile