Início » Dicas de Saúde » Tomilho combate caspa e acne: veja 22 benefícios

Tomilho combate caspa e acne: veja 22 benefícios

tomilho

O tomilho possui vários benefícios para nossa saúde, pele e cabelo. Alem disso, você sabia que o tomilho é um dos alimentos mais saudáveis do mundo? Uma erva de aparência delicada com uma fragrância forte, ele pode ser uma adição maravilhosa a uma variedade de pratos.

Enquanto a maioria de nós estamos familiarizadas com hortelã e coentro, o tomilho é mais popular na Europa, particularmente na região do Mediterrâneo. As ervas foram utilizadas para fins culinários e medicinais há décadas. Elas formaram uma parte importante da nossa dieta e cultura, além de serem usados na medicina tradicional.

Membro da família da hortelã, o tomilho é amplamente utilizado na cozinha mediterrânea. Seu nome é atribuído à presença de timol que pertence à classe natural de compostos conhecida como biocidas. Estes biocidas têm o potencial de destruir organismos prejudiciais.

Tomilho combate caspa e acne: veja 22 benefícios
tomilho

Valor nutricional do tomilho:

Os benefícios do tomilho podem ser atribuídos ao seu rico valor nutricional. Os nutrientes presentes no tomilho têm propriedades preventivas de doenças e promotoras da saúde. Esta erva aromática é carregada com fito nutrientes, minerais e vitaminas que são vitais para uma boa saúde.

22 benefícios do tomilho para saúde:

1. Tratamento da acne:

Além disso, esta erva possui propriedades antibacterianas surpreendentes. É eficaz na luta contra a bactéria que causa acne da pele. No entanto, ele é frequentemente incorporado como ingrediente em cremes para acne e lavagem facial.

2. Saúde da Pele:

Um dos benefícios do tomilho é que ele ajuda na manutenção da saúde da pele, eliminando a bactéria que é responsável por causar vários problemas de pele. O óleo essencial pode ser diluído em água e usado como tônico para apertar a pele madura.

3. Tratamento do pé do atleta:

As propriedades antifúngicas do tomilho tornam-se benéfico para o tratamento do pé de atleta. Além disso, esta erva tem sido conhecido por seus benefícios para cabelo há séculos. O óleo essencial de tomilho incentiva o crescimento do cabelo, bem como combate vários problemas de cabelo.

4. Estimula o crescimento do cabelo:

A entrega de nutrientes para os folículos pilosos é vital para o crescimento do cabelo. ele melhora a circulação sanguínea para o couro cabeludo. Portanto, Esfregue uma mistura de óleo com tomilho facilita o fornecimento de nutrientes para o couro cabeludo e incentiva o crescimento do cabelo, além de torná-lo mais saudável e brilhante.

5. Queda de cabelo:

Caso esteja experimentando queda de cabelo, o óleo essencial de tomilho é um ótimo remédio. Além disso, o uso  este óleo nos cabelos, por si só ou com outros ingredientes, pode proporcionar cabelo grosso e lustroso, bem como combater a perda de cabelo.

6. Tratamento da caspa:

Além disso, devido às suas propriedades antibacterianas, o óleo essencial ele pode limpar a sujeira de todo o couro cabeludo e é eficaz no tratamento da caspa. No entanto, esta erva é frequentemente usada como ingrediente em shampoos, condicionadores e tratamentos do couro cabeludo.

Você deve ter em mente que existem diferentes tipos de tomilho, sendo as duas principais variedades de tomilho vermelho e branco. O excesso de uso de tomilho vermelho no cabelo pode causar irritação da pele. Portanto, é aconselhável utilizá-lo misturado com tomilho branco no cabelo.

O valor medicinal desta erva aromática torna-o benéfico para sua saúde de muitas maneiras. Certos compostos naturais no tomilho fornecem os seguintes benefícios para a saúde.

7. Propriedades anti-inflamatórias:

Os benefícios do tomilho contém várias propriedades anti-inflamatórias que são eficazes na prevenção da inflamação crônica no organismo. Portanto, ele ode ajudá-lo na eliminação de seus problemas de acne.

8. Tratamento da indigestão:

O chá de tomilho é conhecido por promover uma boa digestão e reduzir o gás e inchaço. Além disso, esta erva contém óleos voláteis que podem curar cãibras intestinais.

9. Transtornos respiratórios:

Além disso, as propriedade antisséptica e antibiótica do tomilho tornara-o um remédio eficiente para problemas respiratórias, como tosse e bronquite, bem como frio e dor de garganta.

  1. Você pode preparar seu próprio chá mergulhando algumas folhas de tomilho em água morna.
  2. Adoce com um pouco de mel. O consumo deste chá ajudará no tratamento de problemas respiratórias e frio.
  3. Em caso de dor na garganta, você pode ferver água junto com tomilho e gargarejar.
  4. O tomilho é um remédio natural comprovado para a bronquite.
Tomilho combate caspa e acne: veja 22 benefícios
tomilho

10. Para os Ossos:

Além disso, ele é uma excelente fonte de vitamina K e uma excelente fonte de ferro, cálcio e manganês. Esses minerais desempenham um papel fundamental na saúde óssea, promovendo o crescimento e o desenvolvimento adequado do osso e reduzindo o risco de distúrbios ósseos. O  ele ajuda na sustentação de ossos poderosos e saudáveis e prevenção das doenças ósseas.

11. Doenças cardiovasculares:

A incrível combinação dos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios do tomilho ajuda na prevenção da inflamação crônica, que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. O óleo de tomilho é particularmente benéfico a este respeito, pois sua propriedade antiespasmódica promove a saúde cardíaca.

No entanto, ele permite o bom funcionamento das válvulas cardíacas e relaxa as veias e artérias, reduzindo a pressão sanguínea e fortalecendo o coração. É considerado um ótimo tônico para melhorar a saúde do coração, pois permite que seu coração funcione de forma mais eficiente.

12. Controla a pressão arterial:

Um extrato aquoso do tomilho ajuda na diminuição da pressão arterial em situações de hipertensão.

As folhas desta erva são ricas em potássio, o que ajuda a manter a pressão arterial e a frequência cardíaca sob controle.

13.  Tratamento de cólicas musculares:

Um dos principais benefícios do tomilho para saúde é a sua eficácia no tratamento de cólicas menstruais e outros tipos de espasmos no corpo. Além disso, o chá de tomilho é frequentemente recomendado para o tratamento de síndrome pré-menstrual, bem como cólicas menstruais em mulheres.

14. Melhora a visão:

Ele também é rico em vitamina A, que é uma vitamina solúvel em gordura e um antioxidante. Esta vitamina ajuda na promoção de uma visão saudável e a minimização das doenças oculares.

15. Propriedades antibacterianas:

As propriedades antibacterianas do tomilho podem combater diferentes variedades de bactérias e fungos, sendo a E. coli uma delas. O extrato de óleo de tomilho possui a capacidade de combate bactérias e fungos resistentes aos antibióticos. Portanto, ele pode matar bactérias tanto dentro quanto fora do corpo. O chá de tomilho também é usado para desinfetar a pele e a sua superfície.

16. Prevenção e tratamento da anemia:

O tomilho é uma excelente fonte de ferro, fornecendo cerca de 20% da dose diária recomendada deste mineral. O ferro é vital para o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e da produção de energia.

A deficiência de ferro pode causar anemia, exaustão e aumento da susceptibilidade à infecção. Incorporar tomilho na sua dieta ajuda na prevenção e tratamento de anemia e outras doenças do sangue.

17. Para saúde bucal:

Além disso, a propriedade antibacteriana do tomilho faze-o um dos remédios populares para o mau hálito, pois ajuda no combate das bactérias e infecções na boca.

O aumento das bactérias na boca é responsável por causar mau hálito. O tomilho também é usado como ingrediente em enxaguantes bucais destinados a curar das cáries e gengivite.

18. Aumenta o sistema imunológico:

O tomilho é carregado com antioxidantes que mantêm seu corpo saudável, evitando infecções e doenças.

Os óleos voláteis presente esta erva beneficiam sua mente ao aumentar os ácidos graxos ômega 3 favoráveis no cérebro, mantendo suas células do corpo saudáveis e diminuindo o processo de envelhecimento.

Os ácidos gordurosos ajudam na construção das paredes celulares e também preservam a estrutura do sistema nervoso, do cérebro e das artérias.Considerado um forte antioxidante, o tomilho ajuda na proteção dessas gorduras contra os danos causados pelos radicais livres.

19. Diminui o cansaço:

Além disso, o  chá de tomilho combinado com mel é frequentemente oferecido a crianças para induzir o sono e manter os sonhos ruins à distância. O óleo de tem excelentes efeitos calmantes. Pode aliviar seu humor e diminuir o cansaço.

20. Propriedades diuréticas:

O óleo de tomilho é considerado um excelente diurético que ajuda o corpo na eliminação dos excessos de sais, água e outras toxinas, aumentando a micção. Além disso, essas propriedades são benéfica para perda de peso e redução da pressão arterial. Também é útil para indivíduos com insuficiência renal crônica.

21. Propriedades anticâncer:

Estudos demonstraram que os compostos encontrados nos extratos do tomilho podem proteger o corpo contra o câncer de cólon. Portanto, o consumo de tomilho selvagem também pode induzir morte celular nas células do câncer de mama.

Outros benefícios:

O mosquito tigre, comumente conhecido como mosquito Aedes, é nativo das áreas tropicais e subtropicais do Sudeste Asiático. É responsável por causar febre amarela, dengue e febre de Chikangunya.

Além disso, as pesquisas constataram que uma combinação de timol, carvacrol e alfa-terpineno no tomilho pode destruir as larvas de mosquito do tigre, evitando a incidência dessas doenças. O tomilho também é eficaz na morte de vermes intestinais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

5 comentários

  • […] óleos voláteis presentes no tomilho aumentam os níveis de ácidos graxos ômega 3 no cérebro, o tornando uma das Especiarias que […]

  • […] colheres (de chá) de tomilho […]

  • […] ½ colher de chá de tomilho. […]

  • […] que todos deveríamos investigar e apreciar. E com cerca de 60 variedades diferentes incluindo o tomilho francês (comum), o tomilho-limão, tomilho-laranja […]

  • […] ½ colher de chá de tomilho […]

Deixe um comentário