Os 10 Benefícios do Cogumelo Reishi para a Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os 10 Benefícios do Cogumelo Reishi para a Saúde que todos precisam saber. Além disso, O Cogumelo Reishi tem uma variedade de benefícios potenciais à saúde, incluindo o reforço do sistema imunológico e o combate ao câncer. No entanto, sua segurança foi recentemente questionada. Neste artigo iremos mostrar Os 10 Benefícios do Cogumelo Reishi para a Saúde.

Benefícios do Cogumelo Reishi
Benefícios do Cogumelo Reishi

O que é o Cogumelo Reishi?

O Cogumelo Reishi (também conhecido como Ganoderma lucidum e lingzhi), é um fungo que cresce em vários locais quentes e úmidos na Ásia. Por muitos anos, este fungo tem sido um marco na medicina oriental.

Dentro do cogumelo, existem várias moléculas, incluindo triterpenoides, polissacarídeos e peptidoglicanos, que podem ser responsáveis por seus efeitos sobre a saúde. Embora os próprios cogumelos possam ser comidos frescos, também é comum usar formas em pó do cogumelo ou extratos que contenham essas moléculas específicas.

Estas diferentes formas foram testadas em estudos em células, animais e humanos. Abaixo estão os 10 Benefícios do Cogumelo Reishi para a Saúde.

Os 10 Benefícios do Cogumelo Reishi para a Saúde:

Os três primeiros são apoiados por evidências mais fortes, enquanto o apoio aos outros é menos conclusivo. Então, confira a seguir os 10 Benefícios do Cogumelo Reishi para a Saúde.

1 – Impulsiona o Sistema Imunológico:

Um dos efeitos mais importantes do Cogumelo Reishi é que ele pode impulsionar o sistema imunológico.

Embora alguns detalhes ainda sejam incertos, estudos em tubos de ensaio mostraram que o Cogumelo Reishi pode afetar os genes dos glóbulos brancos, que são partes críticas do seu sistema imunológico. Além disso, esses estudos descobriram que algumas formas de Cogumelo Reishi podem alterar as vias de inflamação nos glóbulos brancos.

Pesquisas em pacientes com câncer mostraram que algumas das moléculas encontradas no cogumelo podem aumentar a atividade de um tipo de glóbulo branco chamado células assassinas naturais. Células assassinas naturais combatem infecções e câncer no corpo.

Outro estudo descobriu que o Cogumelo Reishi pode aumentar o número de outros glóbulos brancos (linfócitos) naqueles com câncer colorretal. Embora a maioria dos benefícios do Cogumelo Reishi para o sistema imunológico tenha sido observada em pessoas doentes, algumas evidências mostram que ele também pode ajudar pessoas saudáveis.

Em um estudo, o fungo melhorou a função linfocitária, que ajuda a combater infecções e câncer, em atletas expostos a condições estressantes. No entanto, outras pesquisas em adultos saudáveis não mostraram melhora na função imunológica ou inflamação após 4 semanas de tomar o extrato de reishi.

No geral, está claro que o Cogumelo Reishi afeta os glóbulos brancos e a função imunológica. Mais pesquisas são necessárias para determinar a extensão dos benefícios saudáveis e doentes.

2 – Possui Propriedades Anti-Câncer:

Muitas pessoas consomem este fungo devido às suas potenciais propriedades de combate ao câncer. De fato, um estudo com mais de 4.000 sobreviventes de câncer de mama descobriu que cerca de 59% consumiram Cogumelo Reishi.

Além disso, vários estudos em tubos de ensaio mostraram que pode levar à morte de células cancerosas. No entanto, os resultados desses estudos não equivalem necessariamente à eficácia em animais ou seres humanos.

Algumas pesquisas investigaram se o Cogumelo Reishi poderia ser benéfico para o câncer de próstata, devido aos seus efeitos sobre o hormônio testosterona. Enquanto um estudo de caso mostrou que moléculas encontradas neste cogumelo podem reverter o câncer de próstata em humanos, um estudo de acompanhamento maior não apoiou esses achados.

O Cogumelo Reishi também foi estudado por seu papel na prevenção ou no combate ao câncer colorretal.

Algumas pesquisas mostraram que um ano de tratamento com Cogumelo Reishi diminuiu o número e o tamanho dos tumores no intestino grosso. Além disso, um relatório detalhado de vários estudos indicou que o Cogumelo Reishi pode afetar beneficamente pacientes com câncer.

Esses benefícios incluíram o aumento da atividade dos glóbulos brancos do corpo, que ajudam a combater o câncer e a melhorar a qualidade de vida em pacientes com câncer.

No entanto, os pesquisadores afirmam que o reishi deve ser administrado em combinação com o tratamento tradicional, em vez de substituí-lo. Além disso, muitos dos estudos do Cogumelo Reishi e do câncer não eram de alta qualidade. Por isso, são necessárias muito mais pesquisas.

Benefícios do Cogumelo Reishi
Benefícios do Cogumelo Reishi

3 – Ajuda a Combater a Fadiga e Depressão:

Os efeitos do Cogumelo Reishi no sistema imunológico são frequentemente mais enfatizados, mas também tem outras vantagens potenciais.

Estes incluem redução da fadiga e depressão, bem como melhor qualidade de vida. Um estudo examinou seus efeitos em 132 pessoas com neurastenia, uma condição mal definida associada a dores, tonturas, dor de cabeça e irritabilidade.

Os pesquisadores descobriram que a fadiga foi reduzida e o bem-estar foi melhorado após 8 semanas de uso dos suplementos. Outro estudo descobriu que a fadiga foi reduzida e a qualidade de vida melhorou após 4 semanas de uso de pó reishi em um grupo de 48 sobreviventes de câncer de mama.

Além do mais, as pessoas no estudo também experimentaram menos ansiedade e depressão. Embora o Cogumelo Reishi possa ser promissor para pessoas com certas doenças ou enfermidades, não está claro se isso beneficiaria aqueles que são saudáveis.

4 – Promove a Saúde Cardíaca:

Um estudo de 12 semanas com 26 pessoas mostrou que o Cogumelo Reishi pode aumentar o colesterol HDL “bom” e diminuir os triglicerídeos. No entanto, outras pesquisas em adultos saudáveis não mostraram melhora nesses fatores de risco para doença cardíaca.

Além disso, uma grande análise não demonstrou efeitos benéficos para a saúde do coração após examinar cinco estudos diferentes contendo cerca de 400 pessoas. Os pesquisadores descobriram que o consumo de Cogumelo Reishi por até 16 semanas não melhorou o colesterol.

No geral, mais pesquisas são necessárias em relação aos cogumelos reishi e à saúde do coração.

5 – Controla o Açúcar no Sangue:

Vários estudos indicaram que as moléculas encontradas no Cogumelo Reishi podem diminuir o açúcar no sangue dos animais. Algumas pesquisas preliminares em humanos relataram resultados semelhantes.

No entanto, a maioria das pesquisas não apoiou esse benefício. Depois de avaliar centenas de participantes, os pesquisadores não encontraram benefícios para o açúcar no sangue em jejum.

Resultados mistos foram vistos para o açúcar no sangue após as refeições. Em alguns casos, o Cogumelo Reishi reduziu o açúcar no sangue, mas em outros casos foi pior do que um placebo.

Novamente, mais pesquisas são necessárias aqui também.

6 – Funciona Como Antioxidante:

Antioxidantes são moléculas que podem ajudar a prevenir danos às suas células. Devido a essa função importante, há um interesse substancial em alimentos e suplementos que podem melhorar o status antioxidante no organismo. Muitos afirmam que o Cogumelo Reishi é eficaz para essa finalidade.

No entanto, vários estudos não encontraram alterações nos níveis de duas importantes enzimas antioxidantes no sangue após o consumo do fungo por 4 a 12 semanas. As recomendações de dosagem variam de acordo com o formulário usado.

Ao contrário de alguns alimentos ou suplementos, a dose de Cogumelo Reishi pode variar substancialmente com base no tipo usado. As doses mais altas são vistas quando alguém consome o próprio cogumelo. Nestes casos, as doses podem variar de 25 a 100 gramas, dependendo do tamanho do Cogumelo Reishi.

Comumente, um extrato seco do Cogumelo Reishi é usado em seu lugar. Nestes casos, a dose é aproximadamente 10 vezes menor do que quando o próprio cogumelo é consumido.

Por exemplo, 50 gramas de Cogumelo Reishi em si podem ser comparáveis a aproximadamente 5 gramas do extrato de cogumelo. As doses do extrato de Cogumelo Reishi variam, mas normalmente variam de aproximadamente 1,5 a 9 gramas por dia.

Além disso, alguns suplementos usam apenas certas partes do extrato. Nestes casos, as doses recomendadas podem ser muito menores que os valores relatados acima. Como a dose depende de qual forma do cogumelo é usada, é muito importante saber que tipo você está tomando.

Efeitos Colaterais do Cogumelo Reishi:

Apesar de sua popularidade, há aqueles que questionaram a segurança do Cogumelo Reishi.

Algumas pesquisas descobriram que aqueles que tomaram o Cogumelo Reishi por 4 meses tiveram quase duas vezes mais chances de ter um efeito colateral do que aqueles que tomavam placebo. No entanto, estes efeitos foram menores e incluíram um risco ligeiramente aumentado de problemas estomacais ou digestivos. Nenhum efeito adverso na saúde do fígado foi relatado.

Outra pesquisa indicou que quatro semanas tomando o extrato de Cogumelo Reishi não produziram efeitos prejudiciais no fígado ou rins. Em contraste com esses relatos, problemas hepáticos significativos foram relatados em dois estudos de caso.

Ambas as pessoas nos estudos de caso já haviam usado o Cogumelo Reishi sem problemas, mas sofreram efeitos adversos depois de mudar para uma forma em pó. Isso torna difícil saber com certeza se o próprio cogumelo foi responsável pelo dano hepático observado.

É importante notar que muitos estudos sobre o Cogumelo Reishi não relataram dados de segurança, portanto, informações limitadas estão disponíveis. No entanto, existem vários grupos de pessoas que provavelmente deveriam evitar o Cogumelo Reishi.

Estes incluem grávidas ou lactante, com doença do sangue, serão submetidos a cirurgia ou terão pressão arterial baixa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO: