Diazepam: Para que Serve, Como Usar e Malefícios do Uso!

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Gostou do post? Avalie!

Diazepam: Para que Serve, Como Usar e Malefícios do Uso inadequado. Além disso, o Diazepam é usado para tratar ansiedade, abstinência de álcool e convulsões. Também é usado para aliviar espasmos musculares e fornecer sedação antes de procedimentos médicos.Esta medicação funciona acalmando o cérebro e os nervos.O diazepam pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como benzodiazepínicos.

Diazepam
Diazepam

Como Usar Diazepam:

Leia a bula fornecido pelo seu farmacêutico antes de tomar diazepam e cada vez que receber uma recarga. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.Tome diazepam por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico.

Caso esteja usando esse medicamento na forma líquida, meça cuidadosamente a dose usando um dispositivo de medição especial ou colher. Não use uma colher doméstica porque você pode não conseguir a dose correta.

Caso esteja usando a solução concentrada, use o conta-gotas fornecido e misture a dose com uma pequena quantidade de alimento líquido ou mole (como maçã e pudim). Consuma toda a mistura imediatamente.Não armazene a mistura para uso posterior.

A dosagem é baseada em seu problema médica, idade e resposta ao tratamento. Não aumente a dose ou use diazepam com mais frequência ou por mais tempo do que o prescrito.Seu problema não melhorará mais rapidamente e o risco de efeitos colaterais aumentará.Propriamente pare a medicação quando estiver dirigindo.

Caso interrompa a administração do diazepam repentinamente, poderá ter sintomas de abstinência (como tremor, cãibras abdominais ou musculares, vômitos, sudorese, ansiedade, inquietação e convulsões). Para prevenir a abstinência, o seu médico pode diminuir a sua dose lentamente. A abstinência é mais provável caso esteja usando diazepam por um longo período ou em doses elevadas.

Quando diazepam é usado por um longo tempo, pode não funcionar tão bem. Converse com seu médico se diazepam parar de agir corretamente.

Embora ajude muitas pessoas, esta medicação pode, às vezes, causar dependência. Esse risco pode ser maior caso tenha um transtorno por uso de substâncias (como uso excessivo ou dependência de drogas ou álcool).

Tome diazepam exatamente como prescrito para reduzir o risco de dependência. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Evite comer toranja ou beber suco de toranja enquanto estiver tomando o diazepam, a menos que o seu médico ou farmacêutico diga que pode executar com segurança. A toranja pode aumentar a chance de efeitos colaterais com este medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Se orientado pelo seu médico, tome o diazepam regularmente para conseguir um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome ao mesmo tempo todos os dias. Informe o seu médico se caso o problema dure ou piore.

Diazepam Para que Serve
Diazepam Para que Serve

Precauções:

Antes de tomar diazepam, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a ela; ou a oxazepam ou temazepam; ou se você tiver outras alergias.

Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar o diazepam, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: uma certa doença muscular (miastenia gravis), problemas pulmonares e respiratórios, transtornos mentais e de humor (como depressão, pensamentos de suicídio e psicose), histórico de um transtorno por uso de substâncias (como uso excessivo ou dependência de drogas / álcool), glaucoma, doença hepática e doença renal.

Diazepam pode deixá-lo tonto, sonolento ou embaçar sua visão. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto ou sonolento.Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção ou visão clara até que possa fazer com segurança. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.

Alguns produtos líquidos podem conter álcool. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre como usar este produto com segurança.

Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Para algumas crianças, em vez de ter um efeito calmante, o diazepam pode ter o efeito oposto, causando alterações mentais e do humor (como agitação, alucinações, inquietação).

Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desse remédio, especialmente sonolência e perda de coordenação. Esses efeitos colaterais podem aumentar o risco de queda. Para alguns adultos mais velhos, em vez de ter um efeito calmante, o diazepam pode ter o efeito oposto, causando alterações mentais e do humor (como agitação, alucinações, inquietação).

diazepam não é recomendado para uso durante a gravidez.Pode prejudicar o feto. Caso engravide ou pense que possa estar grávida, informe à seu médico imediatamente. Consulte o seu médico para mais detalhes.

diazepam passa para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis em lactentes. A amamentação durante o uso do diazepam não é recomendada. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações:

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis.

Mantenha uma lista de todos os produtos que usados (incluindo medicamentos prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico. Alguns produtos que podem interagir com este remédio incluem: clozapina, fluvoxamina, orlistat e oxibato de sódio.

Efeitos Colaterais:

O risco de efeitos colaterais sérios (como respiração lenta, sonolência grave ou tontura) pode ser aumentado caso o diazepam seja tomado com outros produtos que também podem causar sonolência ou problemas respiratórios.

Informe o seu médico ou farmacêutico caso esteja tomando outros medicamentos, tais como opiáceos para dor ou tosse (como codeína e hidrocodona), álcool, maconha, remédios para dormir ou ansiedade (como alprazolam, lorazepam e zolpidem), relaxantes musculares (como carisoprodol e ciclobenzaprina) ou anti-histamínicos (como cetirizina e difenidramina).

Verifique os rótulos de todos os seus medicamentos (como alergia ou produtos para tosse e resfriado), pois podem conter ingredientes que causam sonolência. Pergunte ao seu farmacêutico sobre o uso desses produtos com segurança.

Diazepam pode interferir com certos exames de laboratório, possivelmente causando resultados falsos.Garanta que o pessoal do laboratório e todos os seus médicos saibam que você usa esse remédio.

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: sonolência grave, reflexos lentos, respiração lenta ou superficial, desmaios e perda de consciência.

Notas:

Não compartilhe o diazepam com os outros. Compartilhar é contra a lei. Se este remédio for usada por um longo período de tempo, exames laboratoriais e/ou médicos (como exames de função hepático e hemograma completo) podem ser feitos enquanto estiver tomando diazepam. Mantenha todos os compromissos médicos e laboratoriais.

Dose Perdida:

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose desejada. Tome sua próxima dose no horário regular. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Diazepam Para que Serve
Diazepam Para que Serve

Armazenamento:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade.Não guarde no banheiro. Se você estiver usando a solução concentrada, descarte a garrafa aberta após 90 dias. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.