Dabigatrana: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Gostou do post? Avalie!

Dabigatrana: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais que você conhecerá agora. Além disso, a Dabigatrana é utilizado para prevenir o AVC e coágulos sanguíneos nocivos (como nas pernas ou nos pulmões) caso tenha um certo tipo de batimentos cardíacos irregulares (fibrilhação auricular).

A Dabigatrana também é utilizado para tratar coágulos sanguíneos nas veias das suas pernas (trombose venosa profunda) ou nos pulmões (embolia pulmonar) e para reduzir o risco de ocorrerem novamente.

Dabigatrana
Dabigatrana

Este medicamento também pode ser usado para prevenir a formação destes coágulos sanguíneos após a cirurgia de substituição da anca. O v é um anticoagulante que bloqueia uma determinada substância (uma proteína de coagulação chamada trombina) no sangue. Isso ajuda manter o sangue fluindo suavemente em seu corpo.

A Dabigatrana não deve ser utilizado para prevenir a formação de coágulos sanguíneos após a substituição da válvula cardíaca artificial. Caso tenha uma cirurgia de válvula cardíaca, converse com seu médico sobre a melhor medicação para você. Não pare de tomar qualquer medicamento, incluindo Dabigatrana, sem falar primeiro com o seu médico.

Como Usar Dabigatrana:

Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente duas vezes por dia. Para prevenir coágulos após cirurgia de substituição da anca ou do joelho, tome como indicado pelo seu médico, normalmente uma vez por dia. Evite antiácidos dentro de 24 horas após a cirurgia, ou o medicamento pode não funcionar tão bem.

Engula as cápsulas inteiras com um copo cheio de água. Não esmague, mastigue ou abra as cápsulas. Isso pode liberar toda o remédio de uma só vez, aumentando o risco de efeitos colaterais. Não coloque este medicamento em uma caixa de comprimidos ou em uma caixa de lembretes de medicamentos. Deve ser mantido bem fechado no frasco para protegê-lo da umidade.

Use este medicamento regularmente para conseguir um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome ao mesmo tempo todos os dias.
É muito importante toma-lo exatamente como indicado. Não aumente a dose nem tome este medicamento com mais frequência do que o recomendado. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico.

Armazenamento:

Armazene em temperatura ambiente, longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro. Mantenha este medicamento no frasco original. Não coloque este medicamento em uma caixa de comprimidos ou em uma caixa de lembretes de medicamentos.

Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Dose Perdida:

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se forem menos de 6 horas até à próxima dose, pule a dose em falta e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Interações:

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico. Alguns produtos que podem interagir com este remédio incluem: mifepristone.

Outros medicamentos podem afetar a remoção de Dabigatrana do seu corpo, o que pode afetar o funcionamento da Dabigatrana. Exemplos incluem cobicistate, ciclosporina, dronedarona, cetoconazol, rifampicina e hipericão, entre outros.

A aspirina, os medicamentos semelhantes à aspirina (salicilatos) e os anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs, como ibuprofeno, naproxeno, celecoxibe) podem ter efeitos semelhantes aos da Dabigatrana. Esses medicamentos podem aumentar o risco de problemas de sangramento caso sejam tomados durante o tratamento com Dabigatrana.

Verifique cuidadosamente todos os rótulos de produtos sujeitos a receita médica ou isentos de receita (incluindo medicamentos aplicados na pele, como cremes analgésicos), uma vez que os produtos podem conter AINEs ou salicilatos. Converse com seu médico sobre o uso de uma medicação diferente (como paracetamol) para tratar a dor ou febre.

Caso tenha sido prescrito aspirina em baixas doses e medicamentos similares (como clopidogrel, ticlopidina) por motivos médicos específicas, como ataque cardíaco ou prevenção de acidente vascular cerebral, pergunte ao seu médico caso deva continuar tomando ou se a prescrição deve ser alterada. Consulte seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Efeitos Colaterais:

Hematomas ou pequenas hemorragias (como hemorragia nasal e sangramento de cortes) podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe à seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves. Este medicamento pode causar sérios sangramentos caso afete demais as proteínas de coagulação do sangue.

Informe o seu médico imediatamente caso tenha quaisquer sinais de hemorragia grave, incluindo: dor, inchaço, hemorragia prolongada de cortes ou gengivas, hemorragias nasais persistentes, fluxo menstrual anormalmente intenso ou prolongado, urina escura, tosse com sangue, vômito sangrento ou com aspecto de borra de café, dor de cabeça intensa, tontura, desmaio, cansaço, fraqueza incomum ou persistente, evacuação de sangue.

Informe o seu médico imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários graves, incluindo: dor abdominal e estômago, azia grave, náusea e vômito.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Efeitos Colaterais da Dabigatrana
Efeitos Colaterais da Dabigatrana

Antes de tomar Dabigatrana, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a ela; ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: doença renal, problemas de sangramento (como sangramento do estômago e no cérebro), doenças do sangue (como anemia, hemofilia e trombocitopenia), doença hepática, lesão grave recente, acidente vascular cerebral, quedas e lesões frequentes.

É importante que o seu médico e dentista saibam que você toma Dabigatrana. Antes de fazer uma cirurgia ou qualquer procedimento médico/odontológico, informe à seu médico ou dentista que você está tomando este medicamento e sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos). O seu médico pode recomendar interromper este medicamento antes da cirurgia. Siga as instruções do seu médico com cuidado.

Evite receber injeções nos músculos. Caso tenha que tomar uma injeção no músculo (por exemplo, uma vacina contra a gripe), peça que seja dado no braço. Desta forma, será mais fácil verificar se há sangramento e/ou aplicar bandagens de pressão.

Este medicamento pode causar sangramento no estômago. O uso de álcool durante o uso deste medicamento pode aumentar o risco de sangramento no estômago. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre quanto álcool você pode beber com segurança.

Este medicamento pode causar sangramento intenso. Para diminuir a chance de ficar machucado ou ferido, tome cuidado com objetos afiados, como lâminas de barbear e cortadores de unhas, e evite atividades como esportes de contato. Use um barbeador elétrico ao fazer a barba e uma escova macia ao escovar os dentes.

Os adultos mais velhos podem estar em maior risco de sangramento durante o uso deste remédio. Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico. Não se conhece se este medicamento passa para o leite materno. Então consulte o seu médico antes de amamentar.

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: fezes com sangue, urina rosa ou escura, hemorragias anormais ou prolongadas.

Notas:

Não compartilhe este medicamento com os outros.
Testes laboratoriais e/ou médicos podem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou checar os efeitos colaterais. Consulte o seu médico para mais detalhes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.