Clopidogrel: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Clopidogrel: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais que você possivelmente desconhece. Além disso, o Clopidogrel é utilizado para prevenir ataques cardíacos e derrames em pessoas com doença cardíaca (ataque cardíaco recente), acidente vascular cerebral ou doença da circulação sanguínea (doença vascular periférica).

É também utilizado com aspirina para tratar dor torácica nova ou agravada e para manter os vasos sanguíneos abertos e prevenir coágulos sanguíneos após certos procedimentos (como o stent cardíaco).

Clopidogel
Clopidogel

O Clopidogrel atua bloqueando a aderência das plaquetas e impede a formação de coágulos prejudiciais. É um medicamento antiplaquetário. Ajuda no mantimento do sangue fluindo suavemente em seu corpo.

O Que é o Clopidogrel?

O Clopidogrel é um medicamento antiplaquetário ou anticoagulante. Geralmente é usado para prevenir coágulos sanguíneos em pessoas que têm:

  • dor no peito (de angina);
  • Teve um AVC;
  • teve um ataque cardíaco (infarto do miocárdio);
  • tinha um stent coronário montado.

Como Tomar Clopidogrel:

Tome o clopidogrel uma vez por dia, à mesma hora, todos os dias;
Engula o seu comprimido de clopidogrel com um copo de água;
Você pode tomar clopidogrel com ou sem alimentos.
Se você perder uma dose, tome-a assim que se lembrar daquele dia. Se for menos de 12 horas até a próxima dose, espere até o dia seguinte e tome sua dose normal. Não tome 2 doses no mesmo dia.

É importante que os profissionais de saúde saibam que você está tomando clopidogrel, como seu dentista, farmacêutico ou enfermeiro. Você pode precisar parar de usar este medicamento por vários dias antes de fazer uma cirurgia.

Como Usar o Clopidogrel:

Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia. Tome este medicamento regularmente para conseguir extrair um maior benefício do mesmo. Para ajudá-lo a lembrar, tome ao mesmo tempo todos os dias.

A dosagem e a duração do tratamento são baseadas em seu problema e na resposta ao tratamento. Caso esteja tomando este medicamento para prevenir coágulos após um implante de stent ou outro procedimento, tome este medicamento com aspirina durante muitos meses ou anos após o procedimento conforme indicado pelo seu médico.

Consulte o seu médico para mais detalhes e sobre os riscos de interromper o tratamento cedo. É importante continuar tomando este medicamento mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico.

Evite comer toranja ou beber suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento, a menos que o seu médico ou farmacêutico diga que pode tomá-lo com segurança. A toranja pode aumentar a chance de efeitos colaterais com este medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Procure ajuda médica imediatamente caso tenha algum sinal de que este medicamento não está funcionando, como sintomas de um novo ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (como dor no peito, mandíbula ou braço esquerdo, falta de ar, suor incomum, fraqueza em um lado do o corpo, fala arrastada, alterações súbitas da visão, confusão).

Clopidogrel Para o Coração
Clopidogrel Para o Coração

Efeitos Colaterais do Clopidogrel:

Dor de estômago, diarreia e constipação podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Embora seja improvável, pode ocorrer sangramento grave no estômago, no intestino, nos olhos ou no cérebro. Além disso, o Clopidogrel raramente pode causar uma doença sanguínea muito grave (púrpura trombocitopênica trombótica). Os sintomas podem aparecer a qualquer momento após o início da medicação.

Procure ajuda médica imediatamente caso algum destes sintomas ocorra: dor abdominal, sangramento descontrolado das gengivas ou nariz; fezes com sangue, confusão, febre, palidez extrema da pele, manchas roxas na pele, desmaios, batimentos cardíacos acelerados, fraqueza ou cansaço invulgar, vômito com sangue, fala arrastada, alterações na visão, convulsões, olhos e pele amarelados, urina com sangue e sinais de problemas renais (como alteração da quantidade de urina).

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Antes de tomar Clopidogrel, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a esse composto; ou a remédios antiplaquetárias semelhantes (tienopiridinas, como prasugrel); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: problemas de sangramento (como úlceras estomacais, sangramento no cérebro ou olho), cirurgia recente, lesão, trauma grave, doença hepática e doença hemorrágica (como hemofilia).

Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos). O seu médico pode pedir-lhe para interromper o Clopidogrel durante pelo menos 5 dias antes da cirurgia. Não pare de tomar Clopidogrel sem falar primeiro com o seu médico do coração (cardiologista).

Esse medicamento pode causar sangramento estomacal. O uso diário de álcool durante o uso deste medicamento pode aumentar o risco de sangramento no estômago. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre quanto de álcool você pode beber com segurança.

Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico. Não se conhece se este remédio passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações:

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.

Pode Interagir Com Este Medicamento: Aspirina

Caso esteja tomando aspirina, consulte imediatamente o seu médico e pergunte se deve continuar ou parar de tomá-lo com esta medicação para o seu problema específico (aspirina e Clopidogrel podem ser usados em combinação após um procedimento de stent coronário ou para algumas doenças cardíacas). Caso não esteja tomando aspirina, consulte o seu médico antes de iniciá-lo para qualquer problema médico.

Outros medicamentos podem afetar a remoção do Clopidogrel do organismo, o que pode afetar o funcionamento do Clopidogrel. Os exemplos incluem certos fluvoxamina, fluoxetina, cimetidina, fluconazol, cetoconazol, voriconazol, etravirina, felbamato e ticlopidina, entre outros. Informe imediatamente à seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

O Clopidogrel pode retardar a remoção de outros remédios do seu corpo, o que pode afetar a forma como funcionam. Exemplos de remédios afetados incluem dasabuvir, repaglinide, entre outros.

Verifique cuidadosamente todos os rótulos de medicamentos com e sem receita médica, pois muitos medicamentos contêm analgésicos ou redutores da febre (como ibuprofeno, naproxeno ou aspirina). Esses medicamentos podem aumentar o risco de sangramento quando usados com o Clopidogrel. Pergunte ao seu farmacêutico sobre como usar esses produtos com segurança.

Efeitos Colaterais do Clopidogrel
Efeitos Colaterais do Clopidogrel

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência.

Dose Perdida:

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que isso seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Notas:

Não compartilhe este medicamento com os outros.
Laboratório e/ou exames médicos (como hemograma completo) podem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou verificar efeitos colaterais. Consulte o seu médico para mais detalhes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO: