Os 9 Efeitos Colaterais da Stevia Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Os 9 Efeitos Colaterais da Stevia Para Saúde
4.6 (92.17%) 23 vote[s]

Os Efeitos Colaterais da Stevia Para Saúde são uma alerta para você não exagerar no consumo dessa planta. Perder alguns quilos extras pode significar numa guerra constante contra as calorias. E o açúcar, com 4 calorias por grama, pode ser particularmente problemático.

O uso de um edulcorante natural como a stevia pode parecer uma boa opção, uma vez que contém zero calorias e é 200 a 400 vezes mais doce do que o açúcar. Mas vale a pena ter em mente que o natural não significa automaticamente segurança.

efeitos colaterias da stevia

Afinal, Quão Seguro é a Stevia Para Uso?

Muitos alimentos e bebidas que são rotulados como “sem açúcar” contêm stevia. O que os edulcorantes de stevia em sua mercearia local contêm são glicosídeos como Rebaudioside A ou Stevioside a partir de folhas de stevia de forma altamente purificada.

Dê uma olhada em alguns efeitos colaterais que podem ser causados pela stevia. Então, confira agora os 9 Efeitos Colaterais da Stevia Para Saúde.

Efeitos Colaterais da Stevia:

Distensão Abdominal:

Um sentimento de plenitude ou inchaço, bem como náusea, foi experimentado por algumas pessoas ao usar à stevia.

Tonturas:

Algumas pessoas relataram uma tontura após o consumo de stevia.

Dor Muscular:

Os músculos doloridos também podem ocorrer como uma reação a esse adoçante.

Inchaço:

A perda de sensação é outro efeito colateral que tem sido relatado por algumas pessoas. O inchaço na mão e nos pés ou na língua são algumas reações que devem ser observadas.

Pressão Sanguínea Baixa:

A stevia pode reduzir a pressão arterial. Caso esteja com pressão arterial baixa ou está usando medicamentos ou ervas que diminuem a pressão arterial, isso pode prejudicar seu bem-estar.

Reduz o Açúcar no Sangue:

A stevia também pode reduzir o açúcar no sangue. Mais uma vez, caso o nível de açúcar no sangue já esteja baixo ou está usando medicação ou ervas que diminuem o açúcar, o efeito da stevia pode fazer com que os níveis de açúcar sejam reduzidos.

Reação Alérgica:

A stevia pertence à família das plantas conhecida como Asteraceae ou Compositae. Caso seja alérgico a outras plantas dessa família, como ambrosia, calêndices, crisântemos, margaridas etc., você também pode ser alérgico à stevia e pode sofrer uma reação alérgica.

Efeitos Anti-Fertilidade:

Entre os índios nativos do Paraguai, a stevia é usada para produzir uma bebida que, supostamente, tem efeitos contraceptivos nos homens. Também existem estudos conflitantes em animais sobre os efeitos contraceptivos da stevia.

Mas, alguns estudos não estabeleceram uma ligação entre a stevia e uma diminuição na contagem de espermatozoides e na concentração de testosterona. Por via das dúvidas, é melhor evitar a stevia caso esteja planejando um bebê.

Toxicidade Durante a Gravidez:

Estudos em animais constataram que o esteviol, que é formado quando o Esternídeos é metabolizado, pode ser tóxico durante a gravidez com efeitos como alta mortalidade materna e diminuição do ganho de peso materno.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *