Dicas de Saúde Valeria Carneiro

Os 10 Óleos Essenciais que Funcionam como Repelentes Naturais

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Os Óleos Essenciais que Funcionam como Repelentes Naturais que você precisa conhecer. Além disso, esses Óleos que Funcionam como Repelentes são muito eficaz para afastar os mosquitos, mais também para proteger contra várias doenças. Os mosquitos apresentam sérios problemas de saúde em países tropicais e subtropicais.

Malária, encefalite japonesa, dengue, você nomeia qualquer febre viral mortal, há uma boa chance de que seja espalhada através de picadas de mosquito. O que você pode fazer sobre o crescente número de mosquitos ?

Os produtos químicos são eficazes para manter esses insetos afastado. Esses produtos repelentes de mosquitos podem ser encontrados em qualquer mercado. Mas os repelentes químicos são prejudiciais à saúde humana, especialmente ao sistema nervoso. Podemos evitar isso? A alternativa à esses produtos são os “pesticidas verdes”.

O “pesticida verde” é um termo coletivamente usado para todos os tipos de materiais de controle de pragas amigo da natureza e benéfico para redução de praga. Eles são seguros, ecológicos e são mais compatíveis com os componentes ambientais do que os pesticidas sintéticos.

Um tipo de pesticida verde são óleos essenciais. Os óleos essenciais são compostos voláteis e complexos com forte odor que exalam naturalmente e são extraídos de plantas aromáticas.

No seu estado natural, os óleos essenciais desempenham um papel importante na proteção das plantas como antibacterianos, antivirais, antifúngicos, inseticidas e também contra os herbívoros, reduzindo o apetite por tais plantas.Confira agora Os 10 Óleos Essenciais que Funcionam como Repelentes Naturais:

Óleo de Hortelã-Pimenta:

A hortelã-pimenta é um dos Óleos Essenciais que Funcionam como Repelentes Naturais, Óleo de hortelã-pimenta é uma espécie híbrida de hortelã e menta. Tendo propriedades de resfriamento naturais, como outras variedades de menta, o óleo essencial da hortelã-pimenta é usado frequentemente para aliviar dores. Tem um forte odor e é muito procurado para repelir vários insetos, incluindo mosquitos .

Um estudo realizado para avaliar sua eficiência na repulsão de três tipos diferentes de mosquitos , verificou-se que a aplicação de óleo de hortelã-pimenta resultou em quase 100% de mortalidade de todos os três tipos de mosquitos em 24 horas.

Óleo de Eucalipto Citriodora:

O óleo de eucalipto citriodora é conseguido a partir da planta de eucalipto perfumada com limão. A eucalipto citriodora é uma árvore alta com casca lisa que pode atingir uma altura de 50 m. O termo latino citriodoro significa “aroma de limão”.

O óleo de eucalipto citriodora é conhecido por suas propriedades repelentes de insetos. O principal componente repelente no extrato de eucalipto de limão é o PMD, principal subproduto da hidrodestilação do eucalipto citriodora. Estudos têm demonstrado que o PMD é tão eficaz para repelir mosquitos como os repelentes com compostos químicos.

Óleo de Manjericão:

Como o nome sugere, o óleo de manjericão é extraído do manjericão, que é uma erva medicinal com muitas propriedades benéfica para saúde. Usado amplamente em culinárias italianas, principalmente em macarrão e em saladas, o manjericão exerce um bom trabalho no melhoramento do sabor de qualquer prato.

Embora muitos acreditam que o manjericão fortalece os sistemas digestivo, imunológico e nervoso, outra propriedade menos conhecida deste óleo é sua capacidade de repelir insetos. Estudos demonstraram as habilidades do óleo de manter os mosquitos afastado, por isso é um dos óleos essenciais que funcionam como repelentes naturais.

Óleo Essencial de Erva-Doce:

A erva-doce é amplamente utilizado na culinária e é conhecido por seus muitos benefícios para a saúde. O óleo essencial de erva-doce também é popular por suas propriedades para saúde, como propriedades antibacterianas e antioxidantes.

Óleo de Sálvia:

Os mosquitos são irritantes, sem dúvida. Talvez o mais mortal de todos seja Aedes albopictus, devido seus hábitos de morder durante o dia e sua capacidade de espalhar muitos vírus, incluindo o da dengue. Um estudo sobre vários óleos de sálvia mostrou que o óleo de sálvia dorisiana Funcionou como Repelente Natural com muita eficácia.

Em duas doses mais elevadas, o óleo deu proteção total contra esses mosquitos . Verificou-se também que o óleo de sálvia dorisiana possui um tempo de proteção em mais de 90 minutos.

Óleo de Tomilho e Cravo:

Uma combinação maravilhosa de Óleos Essenciais que Funcionam como Repelentes Naturais são óleos de tomilho e de cravo em porções iguais. Um estudo feito para determinar o efeito da aplicação tópica de óleos essenciais na prevenção de picadas de mosquito foi constatado que eles podem proteger contra os mosquitos por um máximo de 3,5 horas.

Não é uma boa notícia? Além disso, outro estudo constatou que o óleo de cravo é excelente contra mordidas de mosquito e pode protegê-lo por cerca de 2 horas.

Óleo de Citronela:

O óleo de citronela, ou óleo essencial de erva-de-limão, é, de longe, um dos Óleos Essenciais que Funcionam como Repelentes Naturais mais popular. Também é facilmente disponível, uma das razões pelas quais é tão popular. Foi usado pelo exército indiano para repelir os mosquitos no início do século XX. A citronela é um dos repelentes naturais mais utilizados no mercado.

Os estudos mostram que o óleo essencial de citronela não diluído dá uma máxima capacidade de repelência. Os repelentes à base de citronela protegem os usuários por cerca de 2 horas, já que ele evapora rapidamente.

Óleo de Patchouli:

O patchouli é uma erva popular usada principalmente na medicina asiática tradicional. Muitos dos benefícios para a saúde, como propriedades anticancerígenas, foram atribuídos a esta erva. Extraído das folhas, o óleo essencial de patchouli foi comprovado como um dos Óleos Essenciais que Funcionam como Repelentes Naturais excelente no combate de mosquitos.

Óleo de Nepeta Cataria:

O óleo essencial de nepeta cataria é um dos Óleos Essenciais que Funcionam como Repelentes Naturais mais eficazes. Ele não é apenas contra mosquitos, como também é aquedado para manter abelhas e outros insetos voadores a distância. Nepetalactone, um componente ativo na nepeta cataria, também possui um efeito repelente sobre as moscas.

O óleo essencial de nepeta cataria é certamente o óleo para mosquitos, uma vez que foi comprovado que pode repelir mosquitos 10 vezes mais efetivamente do que os inseticidas industrializados. É mais eficaz contra o mosquito que propaga febre amarela e também a dengue, Aedes aegypti.

Óleo de Lavanda:

O perfume da alfazema tende a ser muito relaxante e agradável para os seres humanos, Embora os mosquitos façam todo o possível para evitar a cheirá-la, Desde que os incomoda muito.

Outro destaque de óleo de lavanda é que você é um ingrediente rico regenerando Propriedades, anti-inflamatório e anti-séptico Isso pode ser aplicado sobre a pele para remover acne, acelerar a ferida cura ou tratamento de áreas afetadas por uma queimadura.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.