Vitamina B1 – O Que é, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Vitamina B1 – O Que é, Benefícios e Deficiência!
4.5 (89%) 20 vote[s]

Vitamina B1 – O Que é, Benefícios e Deficiência que não devemos ignorar. Além disso, a Vitamina B1 é primeira vitamina do complexo B a ter sido descoberta, oferece diversos benefícios à saúde, especialmente para o metabolismo.

Bons níveis desta vitamina contribuem para a saúde e eficiência do nosso sistema nervoso, além de contribuir de maneira indireta para o ganho de massa muscular e perda de peso. A seguir, confira quais outros benefícios são garantidos pela ingestão de vitamina.

O Que é a Vitamina B1?

A vitamina B1, também chamada de tiamina, foi a primeira vitamina do complexo B a ser descoberta. Em virtude dos benefícios da vitamina para o metabolismo, é importante para a saúde obter diariamente os níveis adequados dessa vitamina, que por ser hidrossolúvel não pode ser armazenada pelo corpo.

Além disso, bons níveis de vitamina B1 zelam pela saúde e pela eficiência do sistema nervoso, contribuindo ainda indiretamente para a perda de peso e para o ganho de massa muscular.

Benefícios da Vitamina B1:

1. É boa Para o Coração:

a Vitamina B1 produz e estimula o neurotransmissor acetilcolina, que possibilita que as mensagens dos neurônios sejam transmitidas aos músculos, o que inclui o coração.

Assim, a vitamina proporciona que as funções do coração funcionem de forma regular, protegendo a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos.

2. É boa Para a Saúde Ocular:

no que diz respeito à visão, os níveis de vitamina parecem estar relacionados à catarata, já que esta doença ocorre em menor número naqueles que consomem níveis adequados de vitamina B1.

Este fator indica que pelo menos a vitamina B1 proporciona o retardamento do desenvolvimento da catarata.

3. Possui Ação Antioxidante:

a vitamina B1 possui ação antioxidante, protegendo o nosso corpo da ação dos radicais livres, nocivas substâncias resultantes de reações químicas que acontecem no interior do nosso corpo. Deste modo.

A vitamina ajuda a nos manter protegido, além de combater os efeitos do envelhecimento, ajudando assim a retardar a degeneração dos órgãos e a proteger a pele dos sinais da idade, como rugas.

4. Melhora a Digestão:

a nossa digestão é beneficiada pela vitamina B1 por esta estimular a secreção do ácido clorídrico. Quando presente em quantidades adequadas, o ácido clorídrico contribui para que os nutrientes sejam melhor absorvidos, além de reduzir os problemas de digestão.

5. Ajuda na Perda de Peso:

apesar de indiretamente, a vitamina B1 é capaz de ajudar na perda do peso, já que a substância ajudar a nutrição a se manter equilibrada por meio de um melhor funcionamento do sistema digestório.

Estimulando o aumento da secreção do ácido clorídrico por meio da ativação de enzimas, a vitamina contribui para a melhor absorção de nutrientes e a fome intensa e o acúmulo de gordura, duas reações de quando o corpo está carente de nutrientes.

6. Contribui Para o Aumento de Massa Muscular:

responsável pela síntese de glóbulos vermelhos, a Vitamina B1 contribui para o aumento de massa magra, já que os músculos recebem a quantidade necessária de oxigênio.

Ainda que de forma indireta, este processo possibilita o aumento de ganho de massa magra, já que os treinos de resistência são executados de forma melhor.

Lista de Alimentos Ricos em Vitamina B1:

  • Levedura de cerveja em pó;
  • Gérmen de trigo;
  • Sementes de girassol;
  • Presunto defumado cru;
  • Castanha do pará;
  • Castanha de caju torrada;
  • Ovomaltine;
  • Amendoim;
  • Lombo de porco cozido;
  • Farinha de trigo integral;
  • Carne de porco assada;
  • Flocos de cereais;

Sintomas da Falta de Vitamina B1:

A falta de Vitamina B1 no organismo pode provocar sintomas como cansaço, perda de apetite, irritabilidade, formigamento, prisão de ventre ou inchaço, por exemplo.

Além disso, a falta de tiamina pode levar ao desenvolvimento de doenças do sistema nervoso como Beribéri, que se caracteriza por problemas na sensibilidade.

Diminuição da força muscular, paralisias ou insuficiência cardíaca, assim como, uma síndrome, que se caracteriza por depressão, problemas de memória e demência.

Veja todos os sintomas e como é feito o tratamento do Beribéri. A suplementação com tiamina deve ser aconselhada por um profissional de saúde como o nutricionista por exemplo, porém a toma excessiva.

De Vitamina B1, é eliminada do organismo por ser uma vitamina hidrossolúvel, não sendo por isso tóxica se tomada em excesso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.