Giardíase – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Giardíase – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que você precisa conhecer. Além disso, a giardíase, lambliose ou giardiose, como também é chamada, é uma doença com sintomas parecidos com os da amebíase, apesar de serem causadas por parasitas diferentes. A giardíase é causado pelo Giardia lamblia e se aloja no intestino delgado ou no trato biliar do corpo humano, enquanto a amebíase é causada pelo Entamoeba histolytica e pode ficar instalada dentro ou fora do intestino.

Giardíase é encontrado em lagos e riachos do sertão, assim como em piscinas, banheiras de hidromassagem, poços e até mesmo nos abastecimentos municipais de água. Além disso, a giardíase pode ser transmitida por alimentos ou no contato pessoa-a-pessoa.

A contaminação por giardíase geralmente desaparecem ao fim de algumas semanas. Mas você pode ter problemas intestinais muito depois que os parasitas se foram. Vários medicamentos são geralmente eficazes contra a giardíase, mas nem todo mundo responde a eles. Prevenção para giardíase é a melhor defesa.

Principais Sintomas da Giardíase:

Os sintomas da giardíase costumam surgir entre 1 e 3 semanas depois da infecção, mas a maioria dos pacientes, especialmente os adultos, acabam não apresentando nenhum sintoma da doença.

Assim, deve-se estar atento aos seguintes sinais e sintomas da giardíase:

  • Cólicas abdominais;
  • Diarreia, que pode surgir de forma aguda e intensa ou pode ser leve e persistente;
  • Inchaço abdominal;
  • Perda de peso não intencional;
  • Fezes amareladas, com sinais de presença de gordura;
  • Aumento dos gases intestinais;
  • Azia, queimação e má digestão.

Esses sintomas podem surgir de repente ou de forma gradual, e quanto mais a giardíase demora para ser identificada, maiores são as chances de o paciente desenvolver problemas como desnutrição e anemia, devido à má absorção dos nutrientes no intestino.

Causas da Giardíase:

A giardíase é causada por um parasita chamado giárdia, que se hospeda nos intestinos de pessoas e animais. Antes dos parasitas microscópicos serem eliminados nas fezes, encasulam-se em cascas duras chamadas de cistos, o que lhes permite sobreviver fora dos intestinos durante meses. Uma vez dentro do hospedeiro, os cistos se dissolvem e os parasitas são liberados.

A infecção ocorre quando você acidentalmente ingere os parasitas. Isso pode ocorrer por ingestão de água contaminada, pela ingestão de alimentos contaminados ou pelo contato pessoa-a-pessoa.

Tratamento de Giardíase:

O médico pode prescrever medicamentos para matar a giardíase. O tratamento para giardíase também diminui as chances de transmissão da giardíase para outras pessoas. Seguir as orientações médicas é importante para que a infecção não volte.

Em casos de diarreia, é importante comer pequenas quantidades de comidas leves até que o paciente se sinta – isso dá um descanso ao intestino. Também é importante se hidratar, principalmente no caso das crianças, que sofrem desidratação com mais facilidade.

Algumas pessoas com giardíase têm dificuldade temporária para digerir leite e produtos lácteos. Isto é chamado de deficiência em lactase. Se você ou seu filho tem esse problema, evite estes alimentos durante pelo menos 1 mês. Em seguida, adicione-os lentamente de volta nas refeições diárias.

Como Prevenir a Giardíase:

Para prevenir a giardíase são necessários, principalmente, medidas de higiene como sempre lavar as mãos antes de levá-las à boca, lavagem correta de vegetais, principalmente aqueles que são consumidos crus, tratar cães e gatos que possam estar contaminados, pois podem transmitir a doença, além de tratar corretamente a água antes do seu consumo, como através de fervura ou filtragem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *