Frângula – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Frângula – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96%) 5 vote[s]

Conheça a Frângula, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. A Frângula é uma planta medicinal também conhecido como canjica, fusaro e amieiro-negro, pertencente à família das Ramnáceas. Esta planta é um arbusto ou pequena árvore que pode alcançar de 2 a 6 metros de altura e vive de 30 a 50 anos. Muito utilizada pelo seu efeito laxante, a Frângula é indicada para tratar prisão de ventre e outros distúrbios digestivos. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em farmácias sob as formas de extrato, xarope, chá ou comprimidos estandarizados. Veja tudo sobre esta planta:Frângula

O que é Frângula:

A Frângula é uma planta medicinal, também conhecida como canjica e fusaro, que é utilizada pelo seu efeito laxante, sendo indicada para o tratamento de prisão de ventre e outros distúrbios digestivos.

O seu nome cientifico é Frângula alnus Mill. e pode ser comprada em farmácias e lojas de produtos naturais sob a forma de chá, com o preço médio de 12 reais.

Propriedades:

As propriedades desta planta incluem a ação purgativa, laxante, digestiva, tônica, estomáquica, antifúngica, depurativa e diurética.

Para que Serve:

Esta planta serve para o tratamento de problemas gástricos e intestinais, como prisão de ventre, parasitas intestinais, cálculo biliar, icterícia ou hemorroidas, e de outras doenças, como artrite, câncer, herpes e edema pulmonar.

Modo de uso:

A parte utilizada desta planta é a sua casca.

  • Chá para prisão de ventre: Adicionar 5 g das cascas secas de Frângula em 400 ml de água e levar ao fogo. Após a fervura, tampar e deixar o chá descansar por 2 horas. Beber uma xícara antes de cada refeição.

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais desta planta incluem vômitos, quando consumida em excesso.

Contraindicações:

Esta planta está contraindicada durante a gravidez e em indivíduos com colite ou úlceras.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *