Plantas medicinais

Frângula combate problemas intestinais: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 03/07/2022)
frângula

Conheça a frângula, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios ela  é uma planta medicinal também conhecido como canjica, fúsaro e amieiro-negro, pertencente à família das Ramnáceas.

Esta planta é um arbusto ou pequena árvore que pode alcançar de 2 a 6 metros de altura e vive de 30 a 50 anos. Muito utilizada pelo seu efeito laxante, a Frângula é indicada para tratar prisão de ventre e outros distúrbios digestivos.

frângula

Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em farmácias sob as formas de extrato, xarope, chá ou comprimidos estandarizados. Veja tudo sobre esta planta:

O que é frângula?

A frângula é uma planta medicinal, também conhecida como fúsaro, que é utilizada pelo seu efeito laxante, sendo indicada para o tratamento de prisão de ventre e outros distúrbios digestivos.

O seu nome cientifico é alnus Mill. e pode ser comprada em farmácias e lojas de produtos naturais sob a forma de chá, com o preço médio de 12 reais.

Para que serve a frângula?

Esta planta serve para o tratamento de problemas gástricos e intestinais, como prisão de ventre, parasitas intestinais, cálculo biliar, icterícia ou hemorroidas, e de outras doenças, como artrite, câncer, herpes e edema pulmonar. Além disso, as suas propriedades desta planta incluem a ação purgativa, laxante, digestiva, tônica, estomáquica, antifúngica, depurativa e diurética.

Como usar a frângula?

A parte utilizada desta planta é a sua casca.

Chá para prisão de ventre:

  1. Em primeiro lugar, adicionar 5 g das cascas secas de frângula em 400 ml de água
  2. Em seguida, leve ao ao fogo por 20 minutos.
  3. Após a fervura, tampar e deixar o chá descansar por 2 horas.
  4. Beber uma xícara antes de cada refeição.

Quais são os malefícios:

Além disso, os efeitos colaterais desta planta incluem vômitos, quando consumida em excesso. Ela também está contraindicada durante a gravidez e em indivíduos com colite ou úlceras.

Sair da versão mobile