Início » Benefícios das Plantas » Patchouli – o que é, benefícios, para que serve e como usar!

Patchouli – o que é, benefícios, para que serve e como usar!

patchouli

O patchouli é uma planta com propriedades medicinais, saiba como aproveitar seus benefícios. É uma planta nativa do sudeste asiático. No Brasil é conhecida como Oriza principalmente cultivada no Maranhão e Pará. Seu aroma é quente, intenso, amadeirado, doce e balsâmico. É usado desde os tempos antigos, mantendo sua reputação de afrodisíaco.

patchouli o que e, beneficios, para que serve e como usar
patchouli o que é, benefícios, para que serve e como usar

Gerador de sorte nos negócios e prosperidade financeira. No oriente é utilizado para perfumar as roupas e também empregado como antídoto para picada de cobras venenosas. No ocidente é mais usado em cosméticos, pois possui ação adstringente (contrai e une os tecidos), útil em tratamentos da pele flácida, principalmente após uma perda de peso excessiva. Veja tudo sobre esta planta:

O que é patchouli?

O patchouli, também conhecido por Patchuli, é uma erva medicinal da família da hortelã que pode ser usada para melhorar a aparência da pele, diminuir o desconforto abdominal e a náusea, aliviar dores ou reduzir o estresse e ansiedade.

O nome científico desta planta é Pogostemon cablin, e as suas flores podem ser usadas na preparação de óleos essenciais, chás ou tinturas.

Propriedades:

No geral, as propriedades da patchouli incluem uma ação bactericida, antifúngica, expectorante, anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, antialérgica, cicatrizante, sedativa, hipotensora, regeneradora para a pele e estimulante para o estômago, facilitando a digestão e aliviando a náusea e enjoo.

Benefícios da patchouli

Esta planta medicinal pode ser usada para diferentes fins, que incluem:

  • Alivia diversas dores no seu geral como espasmos musculares, dor de cabeça, cólica ou angina de peito;
  • Ajuda a relaxar e a acalmar, aliviando a agitação, irritabilidade, insônia, estresse e ansiedade;
  • Melhora a aparência da pele, ajudando a cuidar da pele áspera e envelhecida;
  • Ajuda no tratamento de problemas de pele como celulite, eczema, chagas, acne, dermatite ou micoses;
  • Ajuda no tratamento de diversos problemas de estômago como dor ou desconforto abdominal, gastrite, náusea ou má digestão.

Além disso, o seu óleo é vastamente usado para fixar fragrâncias e aromas na área da perfumaria, podendo também ser usado para mascarar cheiros indesejáveis.

Modo de uso da patchouli:

Geralmente, são usadas folhas secas de patchouli para preparar chás caseiros, podendo também ser encontrados à venda no mercado óleo essencial desta planta ou cremes enriquecidos com os seus extratos.

Como fazer o chá:

O chá desta planta possui um efeito tranquilizante, sedativo, hipotensor e analgésico, sendo uma ótima opção para tratar a dor de cabeça ou para aliviar o estresse, por exemplo. Para preparar este chá são usadas folhas secas desta planta e este é preparado do seguinte modo:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de patchouli;

Modo de Preparo:

  • coloque as folhas secas da planta numa panela com 1 litro de água fervente, deixando ferver a mistura durante 10 minutos em fogo médio.
  • Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe e deixe repousar durante 10 a 15 minutos.
  • Coar antes de beber.

É recomendado beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia, de acordo com a necessidade. O óleo essencial desta planta devido às suas propriedades calmantes e relaxantes pode ser usado para fazer massagens massagens ou pode ser adicionado a difusores para perfumar a casa.

Além disso, pode também ser usado para passar diretamente na pele, ajudando a cuidar da pele áspera, seca, flácida, desvitalizada ou envelhecida.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário