Patchouli – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Patchouli – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.79%) 29 vote[s]

Conheça a Patchouli, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. Patchouli é uma planta nativa do sudeste asiático. No Brasil é conhecida como Oriza principalmente cultivada no Maranhão e Pará. Seu aroma é quente, intenso, amadeirado, doce e balsâmico. É usado desde os tempos antigos, mantendo sua reputação de afrodisíaco, gerador de sorte nos negócios e prosperidade financeira. No oriente é utilizado para perfumar as roupas e também empregado como antídoto para picada de cobras venenosas. No ocidente é mais usado em cosméticos, pois possui ação adstringente (contrai e une os tecidos), útil em tratamentos da pele flácida, principalmente após uma perda de peso excessiva. Veja tudo sobre esta planta:Patchouli

O que é Patchouli:

O Patchouli, também conhecido por Patchuli, é uma erva medicinal da família da hortelã que pode ser usada para melhorar a aparência da pele, diminuir o desconforto abdominal e a náusea, aliviar dores ou reduzir o estresse e ansiedade.

O nome científico desta planta é Pogostemon cablin, e as suas flores podem ser usadas na preparação de óleos essenciais, chás ou tinturas.

Propriedades da Patchouli:

No geral, as propriedades da Patchouli incluem uma ação bactericida, antifúngica, expectorante, anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, antialérgica, cicatrizante, sedativa, hipotensora, regeneradora para a pele e estimulante para o estômago, facilitando a digestão e aliviando a náusea e enjoo.

Benefícios da Patchouli

Esta planta medicinal pode ser usada para diferentes fins, que incluem:

  • Alivia diversas dores no seu geral como espasmos musculares, dor de cabeça, cólica ou angina de peito;
  • Ajuda a relaxar e a acalmar, aliviando a agitação, irritabilidade, insônia, estresse e ansiedade;
  • Melhora a aparência da pele, ajudando a cuidar da pele áspera e envelhecida;
  • Ajuda no tratamento de problemas de pele como celulite, eczema, chagas, acne, dermatite ou micoses;
  • Ajuda no tratamento de diversos problemas de estômago como dor ou desconforto abdominal, gastrite, náusea ou má digestão.

Além disso, o seu óleo é vastamente usado para fixar fragrâncias e aromas na área da perfumaria, podendo também ser usado para mascarar cheiros indesejáveis.

Modo de Uso da Patchouli:

Geralmente, são usadas folhas secas de Patchouli para preparar chás caseiros, podendo também ser encontrados à venda no mercado óleo essencial desta planta ou cremes enriquecidos com os seus extratos.

Como Fazer o Chá de Patchouli:

O chá desta planta possui um efeito tranquilizante, sedativo, hipotensor e analgésico, sendo uma ótima opção para tratar a dor de cabeça ou para aliviar o estresse, por exemplo. Para preparar este chá são usadas folhas secas desta planta e este é preparado do seguinte modo:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de Patchouli;

Modo de Preparo:

  • coloque as folhas secas da planta numa panela com 1 litro de água fervente, deixando ferver a mistura durante 10 minutos em fogo médio.
  • Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe e deixe repousar durante 10 a 15 minutos.
  • Coar antes de beber.

É recomendado beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia, de acordo com a necessidade. O óleo essencial desta planta devido às suas propriedades calmantes e relaxantes pode ser usado para fazer massagens massagens ou pode ser adicionado a difusores para perfumar a casa.

Além disso, pode também ser usado para passar diretamente na pele, ajudando a cuidar da pele áspera, seca, flácida, desvitalizada ou envelhecida.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *