Malmequer – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Malmequer – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.86%) 58 vote[s]

Malmequer – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Malmequer possui ricas propriedades que favorecem a nossa saúde. A Malmequer cresce a uma altura de cerca de 50 centímetros e tem cheiros desagradáveis. Ela tem um caule cabeludo vertical, onde se arranjam as folhas.

malmequer

As flores desta planta podem ser usadas medicinalmente. Existem nelas de 2 a 10% de Triterpensaponine e 0,2 a 0,3% de óleo. Ela contém um componente principal da substância alfa-cadinol. Também encontrado no triterpene flores como faradiol, carotenóides, açúcares solúveis em água e flavonóides. Confira quais são as Propriedades da Malmequer:

Propriedades da Malmequer

As principais propriedades medicinais contidas na planta são: Adstringente; Analgésica; Anestésica; Antibacteriana; Antiabortiva; Antiespasmódica; Antifúngica; Anti-inflamatório; Bactericida; Calmante; Cicatrizante; Febrífuga. Agora que já conhece as propriedades desta planta, conheça também os Benefícios da Malmequer:

1. Benefícios da Malmequer Para o Crescimento de Cabelo

A caspa é uma das principais causas de queda de cabelo. Outra causa é danificado couro cabeludo. O óleo extraído desta planta pode curar ambas as condições, dando o seu cabelo a chance de crescer mais forte. Suas propriedades regenerativas ajudar os folículos pilosos crescem em abundância, dando-lhe uma juba mais grosso.

2. Alivia a Dor de Garganta

Outro uso maravilhoso desta planta é para aliviar uma dor de garganta. Ela pode até mesmo ser usada para curar amigdalite. As propriedades anti-inflamatórias de trabalho Calendula nas membranas mucosas inflamadas para proporcionar alívio imediato.

3. Benefício da Malmequer Contra Inflamações

A Malmequer também podem ser utilizada para tratar a inflamação genital e hemorroidas. Um banho preparadas usando este chá de cura pode proporcionar alívio da dor e inchaço.

4. Combate a Gengivite

Gargarejo regular usando o chá desta planta pode funcionar como uma lavagem de boca e pode curar uma série de doenças relacionadas boca como gengivite.

5. Benefícios da Malmequer Para Hidratar a Pele

A pele seca não só parece pouco atraente, mas também pode levar a um envelhecimento prematuro. A Malmequer com as suas propriedades restauradoras, hidrata profundamente a pele, cura pele danificada e faz com que pareça mais jovem e suppler.

Na verdade, este óleo de ervas é seguro o suficiente para ser usado na delicada área ao redor dos olhos para tratar inchaço. Ela também pode ser usado para tratar a erupção da fralda.

malmequer beneficios

Receita de Chá de Malmequer

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) das flores de Malmequer;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo:

  • Deixe a mistura ferver em fogo baixo, durante 10 minutos, desligue o fogo e abafe com uma toalha por cima.
  • Quando o chá estiver morno, coe e beba meia xícara de chá no período da manhã e meia xícara de chá no período da noite.
  • Preferencialmente não adicione açúcar nem adoçante.

Outras Formas de usar a Malmequer

  • Escalda pés desta é excelente para recuperar as energias perdidas durante o dia, além de tranquilizar e instigar o sono;
  • Sabonete com calêndula é excelente para o combate de acne, além disso retira toda oleosidade excessiva do corpo;
  • Acrescentada no shampoo evita o aparecimento de seborreia e doenças no couro cabeludo;
  • Adicionada na água do banho do bebê evita doenças e alergias de pele.

beneficios malmequer

Contraindicações da Malmequer

O consumo desta planta em forma de chá ou por quaisquer outros meios é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos de idade. Frisamos que qualquer tratamento medicamentoso – seja ele farmacêutico ou natural – necessita de orientação e acompanhamento médico, visando a manutenção e zelo pela saúde do paciente. Caso sinta algum efeito indesejado, interrompa o uso imediatamente e contate um especialista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *