Trombeta – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Trombeta – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.57%) 28 vote[s]

Quer saber dos Benefícios da Trombeta? Afinal, você já ouviu falar da planta conhecida como Trombeta? Ela possui diversos benefícios para saúde geral do corpo, confira-os a seguir.

A Trombeta, também conhecida como saia branca é uma espécie de lírio branco que tem o formato do instrumento musical. Branca, ela é muito bonita para ser apreciada, mas, também, é consumida na forma de chá. Reza a lenda que essa bebida fazia parte do ritual indígena e há relatos sobre ela até mesmo na mitologia.

No Brasil, existem relatos de que os índios usavam essa planta como uma forma de castigar àqueles que cometiam crimes nas tribos. O índio criminoso era preso em uma oca com muitas formigas irritadas e consumiam o chá de trombeta. Alí ele ficava até passar o efeito do chá ou até as formigas se cansarem dele.

trombeta beneficios

Para que Serve a Trombeta:

Devido às suas substâncias ativas no tratamento de cólicas, asmaMal de Parkinson, infecção urinária, problemas cardíacos, entre outros.

Aplicada externamente, a Trombeta ajuda combater reumatismo. Serve, ainda, para dilatar as pupilas em consultas no oftalmologista.

A ingestão do chá de Trombeta auxilia no alívio de espasmos musculares e broncodilatação. Já seu teor narcótico é indicado para favorecer o sistema nervoso, controlar nevralgias e convulsões.

Benefícios da Trombeta:

Apesar de possuir efeitos alucinógenos, a planta é anticolinérgica com uma substância ativa conhecida como escopolamina, além da atropina e hiosciamina. Estas são usadas para o tratamento de asma e de Mal de Parkinson.

Com propriedades narcóticas, as propriedades da planta são recomendadas para tratamento do sistema nervoso, nevralgias e convulsões e, para aplicação externa, é indicada para reumatismo. Além disso, foram encontradas aplicações para tratamento de distúrbios intestinais, infecções urinárias, problemas cardíacos, entre outras.

O consumo da infusão traz alívio para os espasmos musculares, broncodilatação, entre outros benefícios.

Modo de Usar a Trombeta:

Porém, não é incomum achar a espécie em locais espalhados pelo país. Ao mesmo tempo, é possível que não se trate da planta certa, o que poderia levar à intoxicação.

Sendo assim, a recomendação é não fazer o chá por conta própria, já que os riscos podem ultrapassar os benefícios.

trombeta

Efeitos Colaterais da Trombeta:

É preciso muito cuidado, pois a planta dá muita sonolência e sensação extrema de fraqueza e relaxamento. Por isso, muitas vezes é utilizada para dopar outros indivíduos, especialmente por criminosos. Quem tem pressão mais baixa, por exemplo, pode colocar a saúde em risco.

Ela pode provocar efeito alucinógeno que essa planta pode causar. Ela ainda pode provocar alucinações, ressecamento das mucosas, visão embaçada, aumento da temperatura corporal e até mesmo perda de consciência. Há relatos que indicam a demora em recuperar totalmente a consciência. Para quem já tem problemas psicológicos, como quadros psicóticos, os efeitos podem ser ainda piores.

Por isso, antes da decisão de tomá-la, é preciso consultar o médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *