Benefícios das Plantas Brenda Lima

11 benefícios da trombeta para saúde!

trombeta, também conhecida como saia branca é uma espécie de lírio branco que tem o formato do instrumento musical. Branca, ela é muito bonita para ser apreciada, mas, também, é consumida na forma de chá. Reza a lenda que essa bebida fazia parte do ritual indígena e há relatos sobre ela até mesmo na mitologia.

benefícios da trombeta

benefícios da trombeta

No Brasil, existem relatos de que os índios usavam essa planta como uma forma de castigar àqueles que cometiam crimes nas tribos. O índio criminoso era preso em uma oca com muitas formigas irritadas e consumiam o chá de trombeta. Ali ele ficava até passar o efeito do chá ou até as formigas se cansarem dele.

Para que serve a trombeta?

Devido às suas substâncias ativas ajuda no tratamento de cólicas, asmaMal de Parkinson, infecção urinária, problemas cardíacos, entre outros.

Aplicada externamente, a trombeta ajuda combater reumatismo. Serve, ainda, para dilatar as pupilas em consultas no oftalmologista.

A ingestão do chá de trombeta auxilia no alívio de espasmos musculares e broncodilatação. Já seu teor narcótico é indicado para favorecer o sistema nervoso, controlar nevralgias e convulsões.

Quais os benefícios da trombeta?

Apesar de possuir efeitos alucinógenos, a planta é anticolinérgica com uma substância ativa conhecida como escopolamina, além da atropina e hiosciamina. Estas são usadas para o tratamento de:

  1. Asma;
  2. Mal de Parkinson;
  3. Sistema nervoso;
  4. Nevralgias;
  5. Convulsões;
  6. Espasmos musculares;
  7. Broncodilatação;
  8. Reumatismo;
  9. Distúrbios intestinais;
  10. Infecções urinárias;
  11. Problemas cardíacos.

Como usar?

Porém, não é incomum achar a espécie em locais espalhados pelo país. Ao mesmo tempo, é possível que não se trate da planta certa, o que poderia levar à intoxicação.

Sendo assim, a recomendação é não fazer o chá por conta própria, já que os riscos podem ultrapassar os benefícios.

benefícios da trombeta

benefícios da trombeta

Efeitos colaterais:

É preciso muito cuidado, pois a planta dá muita sonolência e sensação extrema de fraqueza e relaxamento. Por isso, muitas vezes é utilizada para dopar outros indivíduos, especialmente por criminosos. Quem tem pressão mais baixa, por exemplo, pode colocar a saúde em risco.

Ela pode provocar efeito alucinógeno que essa planta pode causar. Ela ainda pode provocar alucinações, ressecamento das mucosas, visão embaçada, aumento da temperatura corporal e até mesmo perda de consciência. Há relatos que indicam a demora em recuperar totalmente a consciência. Para quem já tem problemas psicológicos, como quadros psicóticos, os efeitos podem ser ainda piores.

Por isso, antes da decisão de tomá-la, é preciso consultar o médico.

Sobre o autor | Website

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.