Achillea – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Achillea – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Quais são os benefícios da Achillea? Quer saber como usar o mil folhas de maneira correta e conhecer seus benefícios? Aqui responderemos algumas das dúvidas sobre esta poderosa planta que você conhecerá a partir de agora! Além disso, a Achillea é uma daquelas plantas cujas virtudes, conhecidas pelo homem há milênios, agora confirmam a ciência moderna. Para o aventureiro, é uma das plantas mais úteis que a natureza oferece.

Esta é uma das plantas mais comuns e oferece uma grande variedade de propriedades curativas. Esta erva medicinal deve sua fama ao fato de ter servido soldados feridos, no tratamento de hemorragias.

O nome em latim da espécie millefolium significa mil folhas. Na França e Irlanda, pessoas que queriam ser clarividentes colocavam a erva em cima dos olhos. Foram usados os talos secos da planta para criar o “Ching”, um sistema antigo para orientação e sabedoria. Quando o mil folhas é plantado em jardins, ajuda as plantas em volta a ficarem mais resistentes à doenças e pragas.

Para que Serve a Achillea:

A Achillea é chamada de planta milagrosa e é utilizada pelos povos índios da América do Norte (tribos Crows e Assiniboine) para dores, picadas e ferroadas no corpo. Para curar contusões, cortes, queimaduras comuns e solares e parar sangramentos. Internamente é usada para doenças do trato urinário e é uma erva boa para o fígado (trata cirroses) que acalma o estômago e ajuda a limpar os rins e a próstata. Para problemas externos colocam-se as folhas diretamente sobre as áreas afetadas.

achillea

Usada na medicina caseira como antiinflamatória, diurética, cicatrizante e antidiarreica. Suas flores podem ser utilizadas como cataplasmas nas artrites e reumatismos. Em contato com a pele o suco da Achillea pode causar dermatites, se esta for exposta ao sol, o mesmo que acontece com suco de limão.

Benefícios da Achillea:

O mil folhas ajuda a relaxar vasos sanguíneos periféricos, melhorando a circulação. Suas propriedades diaforéticas ajudam a abrir os poros, auxiliando na eliminação de substâncias que o corpo não necessita, além de provocar à dilatação de vasos capilares, melhorando a circulação sanguínea e combatendo a queda de cabelo. Uma receita antiga indicava misturar mil folhas com tabaco e esfregar diretamente no couro cabeludo para retardar a calvície. Devido a sua ação analgésica e calmante, possui o poder de aliviar febres, gripes, resfriados e principalmente dores de cabeça.

É um excelente diurético, útil na desintoxicação do organismo, reduz a incontinência urinária, estimula uma boa circulação sanguínea e trata de problemas como hemorroidas e gases. A sudorese causada pela planta pode ser útil para aliviar os sintomas de febres e constipações. Outro dos Benefícios da Achillea é que juntamente com a flor de sabugueiro e hortelã-pimenta é um ótimo remédio para combater resfriados.

A erva, cujo um dos nomes populares é “novalgina”, contém várias substâncias anti-inflamatórias, como o azulene e o ácido salicílico. Mulheres que sofrem com cólicas menstruais ou ciclos irregulares se beneficiam com o urso da erva e notam que ocorre a diminuição dos incômodos e melhora na regularização do ciclo menstrual.

Outros Benefícios da Achillea:

  • Hipertensão. Tomando alguns copos por dia.
  • Distúrbios circulatórios, como hemorroidas, varizes e flebite.
  • Melhora a circulação e reduz a inflamação;
  • Evita coágulos sanguíneos;
  • Febre, uma vez que é sudorífico;
  • Bronquite, gripe, resfriados, asma
  • Previne espasmos no nível respiratório;
  • Elimina vermes intestinais.
  • Regulador de menstruação, dismenorreia e menopausa;
  • Síndrome pré-menstrual, metrorragia e endometriose;
  • Dor de cabeça e sinusite;
  • Inchaço do abdômen;
  • Espasmos digestivos e uterinos.
  • Problemas digestivos; má digestão, vômitos e azia. Misturados com camomila podemos tratar úlceras de estômago, tomando meia colher de sopa da mistura, 3 vezes ao dia.
  • Afecções cutâneas Grãos, eczema e desinfecção de feridas.
  • Hemorragias.

Como Usar a Achillea:

Para consumir a planta mil folhas, o meio mais indicado é sua infusão. Para tanto, leve ao fogo 2g das folhas bem lavadas, secas e picadas, juntamente com 200ml de água. Deixe ferver por dez minutos, então abafe e aguarde amornar. Beba o chá de mil folhas duas vezes por dia.

achillea beneficios

Efeitos Colaterais da Achillea:

A planta mil folhas é fortemente contraindicada para gestantes e lactantes, pois suas fortes propriedades podem causar prejuízos ao feto ou recém-nascido. Recomenda-se que, em caso de aplicações da planta ou seu extrato na pele, o contato direto do local afetado com o sol seja evitado, para que não ocorram manchas, ardências e outras complicações.

Seu uso excessivo ou por um longo período pode provocar dermatites, alergias e dores de cabeça. Ainda, pode interferir no resultado de tratamentos e terapias hipertensivas, hipotensivas e anticoagulantes, além de provocar mal estar em geral.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *