Início » Benefícios das Plantas » Citronela – o que é, benefícios e como usar!

Citronela – o que é, benefícios e como usar!

citronela

A citronela, também conhecida como citronela de java e citronela do ceilão, ela pertence à família das gramíneas, e cresce facilmente em qualquer tipo de solo. No entanto, indica-se que, quando cultivada, seu plantio seja feito em solo fértil e úmido. A planta precisa de sol para crescer, de forma que a sombra constante não é um bom lugar para seu plantio.

Além disso, a planta aromática é popularmente conhecida por seu efeito positivo quando se pretende afastar mosquitos e borrachudos.Seu óleo essencial, inclusive, é muito usado na fabricação de repelentes contra esses insetos, além de velas, loções e óleos que são muito usados no verão, principalmente. Seu óleo é extraído por um método conhecido como arrasto de vapor.

Nele, as folhas recebem constantemente uma grande quantidade de vapor d’água aquecido em uma caldeira. Quando passa pelas folhas, o vapor leva o óleo essencial, que é separado da água posteriormente por meio de condensação.

citronela
citronela

O que é citronela:

A citronela, conhecida cientificamente como Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus, é uma planta medicinal com propriedades repelentes para insetos, aromatizadora, bactericida e calmante, sendo muito utilizada na confecção de cosméticos.

Esta planta pode ser cultivada no jardim ou em casa, em um vaso de plantas, para se aproveitar naturalmente os seus efeitos, mas, além disso, também se pode comprar seu óleo essencial já extraído para obter seus efeitos de forma mais prática e potente.

Benefícios da citronela para saúde:

A citronela é utilizada, principalmente, como aromaterapia ou como produto cosmético, pois quando seus óleos essenciais são exalados, promovem alguns benefícios como:

  • Repelente contra insetos, sendo uma boa forma natural de espantar mosquitos, como o Aedes aegypti, moscas e formigas;
  • Efeito bactericida e antifúngico, ajudando a manter a pele limpa e saudável;
  • Ajuda a manter a casa perfumada e desinfectada, quando usada na limpeza;
  • Facilita o relaxamento, através da aromaterapia, que também ajuda a manter a concentração;

Os benefícios da citronela também são utilizados sobre animais, ajudando a manter insetos e carrapatos longe deles, além de acalmá-los.

Como usar a citronela?

O forte cheiro exalado pela citronela, presente no seu óleo essencial, permite que esta planta seja utilizada de várias formas para garantir os seus benefícios, através da confecção de perfumes, repelentes, incensos, velas, óleos e desinfectantes.

Estes produtos têm o extrato de esta planta já concentrado em sua composição, nas doses recomendadas para cada situação, entretanto, é possível obter as propriedades direto da folha de citronela, das seguintes formas:

Em primeiro lugar, corte algumas folhas, colocar sobre alguns recipientes, espalhar pela casa e trocar diariamente, para perfumar o ambiente e repelir insetos.

Para perfumar a casa:

  • Misture as folhas com água quente e use na limpeza a casa para utilizar seu cheiro e suas propriedades bactericidas;
  • Ferver as folhas da planta com água, e pulverizar a solução pela casa.

Para evitar insetos:

  • Cortar alguns pedaços da folha direto da planta, pois intensifica o seu cheiro, nas horas em que se quer evitar os insetos;

Além disso, o consumo da citronela na forma de chá está descrito como tendo efeitos calmantes e reguladores de distúrbios digestivos, entretanto, como pode ter um efeito irritativo, o seu uso desta forma deve ser evitado, além de não estar na lista de plantas medicinais e fitoterápicos regulamentados pela Anvisa.

Por ser muito parecida com o capim-limão ou erva-cidreira, deve-se ter cuidado para não confundir estas plantas, que podem ser diferenciadas, facilmente, pelo cheiro. O capim-limão tem um cheiro adocicado que lembra o limão, enquanto a citronela tem um cheiro muito forte, que lembra desinfectante.

Como plantar?

Para plantar a citronela em casa, e adquirir naturalmente as suas propriedades,

  1. deve-se adquirir uma muda da planta, cortar a sua folhagem, e plantar os caules e a raiz em um terreno ou vaso, profundamente, em uma terra fértil.
  2. Para que a planta se desenvolva bem, o ideal é que fique em um local ensolarado e iluminado.
  3. Além disso, é recomendado usar luvas para tratar desta planta, pois suas folhas, por serem finas e pontudas, podem cortar a pele.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] 2 colheres (chá) de folhas de erva-cidreira; […]

  • […] 150 ml de tintura de citronela; […]

Deixe um comentário