Os 15 Benefícios da Margarida Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Os Benefícios da Margarida Para Saúde são essenciais para aqueles que querem uma boa saúde de forma natural. Além disso, a Margarida é rica em nutrientes que colaboram com a saúde e bem estar, beneficiando nosso organismo. A Margarida é uma flor de nome científico bellis perennis, facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, feiras livres, mercados e farmácias de manipulação.

É também conhecida como Margarida-comum, bonina, bela-Margarida, Margarida-rasteira, mãe-de-família, bonita e margaridinha.A melhor forma de utilizar a Margarida é comprando suas folhas secas, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais na internet ou em feiras livres.

Valor Nutricional da Margarida:

As partes da Margarida mais utilizada na medicina natural são suas folhas e os capítulos florais. Funciona como adstringente, calmante, depurativa, anti-inflamatória, emoliente, diurética, fortificante, expectorante, sudorífico, hemostática e cicatrizante.

Essas ações se dão graças aos seus constituintes químicos, que são os ácidos orgânicos, óleos essenciais, antocianosídeos, beta-sitosterol, pigmentos, resina, princípios amargos, saponosídeos, taninos, saponinas e substâncias mucilaginosas. Então, confira Os 15 Benefícios da Margarida Para Saúde:

1. Benefícios da Margarida Para Circulação Sanguínea:

Conhecida principalmente pelos benefícios que traz à visão, a Margarida é rica em vitamina C. Essa vitamina, entre outras funções, é responsável pela manutenção dos vasos sanguíneos, mantendo-os saudáveis.

2. Benefícios da Margarida Para Combater a Anemia:

O Ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, e ele é encontrado em grande escala na Margarida. A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia.

3. Benefícios da Margarida Para o Sistema Imunológico:

Outro nutriente que é encontrado em grande quantidade na Margarida é a vitamina C. O efeito mais conhecido da vitamina C também não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que a vitamina C não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.

4. Benefícios da Margarida Para Combater Inflamações:

a Margarida é considerada uma grande combatente de inflamações em todo o corpo, isso porque, a Margarida possui propriedades expectorantes, eliminando o muco que as inflamações podem acumular no organismo. A erva atua ainda como anti-inflamatória, adstringente, analgésica e calmante.

5. Benefícios da Margarida Para Visão:

A Margarida é rica em vitamina A, a vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

6. Benefícios da Margarida Para o Emagrecimento:

A Margarida é uma fruta rica Em complexo B. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais.

7. Benefícios da Margarida Para o Tratamento de Úlceras:

As fibras encontradas na Margarida ajudam a combater úlceras que são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

8. Benefícios da Margarida Para Reduzir o Colesterol Ruim:

A Margarida é muito rica em um principio ativo chamado saponina. Alguns benefícios das saponinas são combater o colesterol alto, serem anti-inflamatórias e antivirais. Porém, ainda não existem estudos que comprovem esses benefícios em humanos.

9. Benefícios da Margarida Para Tratar Ferimentos:

A Margarida é bastante utilizada para ajudar a cicatrizar ferimentos, isso, se deve aos seus poderosos princípios ativos diuréticos e anti-inflamatórios. você ainda pode preparar um empalastro das flores e folhas amassadas, e colocar sob uma gaze. Prenda por alguns minutos.

10. Benefícios da Margarida Para Acelerar o Metabolismo:

Bastante conhecida por causa de seus princípios ativos diuréticos. a Margarida ajuda a acelerar o metabolismo, e também auxiliando no emagrecimento.

11. Benefícios da Margarida Para Combater a insônia:

A Margarida Tem um grande nível de óleos essenciais e ácidos orgânicos fundamentais ao nosso corpo. É preciso ter o cuidado de não consumir a noite, pois consegue alterar os hábitos do sono.

12. Benefícios da Margarida Para Aliviar Dores na Garganta:

Além de ser um expectorante natural, a Margarida ajuda a acalmar a garganta quando está irritada, suprimindo a tosse. Um chá feito com folhas da Margarida, consumida em média três vezes ao dia, melhora a respiração. Outra alternativa é fazer uso de pastilhas de alcaçuz.

13. Benefícios da Margarida Para Perda de Peso:

A Margarida é conhecida por estimular o metabolismo e agir como diurética, por estas razões consegue diminuir o inchaço, a gordura localizada e auxilia na perda de peso.

14. Benefícios da Margarida Para Melhorar a Digestão:

Com propriedades medicinais calmantes, a Margarida também é um dos alimentos diuréticos que auxilia na digestão, pois facilita a passagem intestinal de outros alimentos devido a sua composição rica em fibras. Essa característica confere a Margarida a função laxante.

15. Benefícios da Margarida Para Combater Infecções:

As folhas e flores da Margarida são utilizadas no preparo de um chá que pode proporcionar a sensação de bem-estar e combater infecções por fungos e bactérias. Para preparar o chá, basta ferver um punhado de folhas e flores da planta em uma xícara de água. É importante ressaltar que o chá deve ser utilizado apenas sob orientação de um especialista. Lembre-se sempre que as plantas também podem ser perigosas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *