Agerato – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Agerato – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (92%) 5 vote[s]

Quer saber quais os benefícios do Agerato? Saber como usá-lo de maneira correta e seus benefícios são algumas das dúvidas sobre esta poderosa planta que você conhecerá a partir de agora! Além disso, o  Agerato é uma planta herbácea, ereta, ramificada, de florescimento vistoso, ideal para a formação de maciços e bordaduras, em diferentes tipos de clima. Pertence à família Asteraceae e origina-se da América Central, América do Norte e México.

Com um forte aroma de maçãs verdes, na cozinha cai muito bem em sopas e saladas. As suas flores podem ser usadas para tratar feridas.

O Agerato se apresenta ereto, com ramificações, e proporciona para os olhos de quem ama plantas e natureza, um anual florescimento muito vistoso. A planta herbácea é uma ótima opção para formação de bordas e e de maciços e pode ser usadas em vários climas diferentes. Apesar de se tratar de uma planta de porte pequeno, isto é, não supera os 30 centímetros de altura, ela tem um ponto ao seu favor, que a faz tão vistosa, a folhagem que é densa.

Para que Serve o Agerato:

O Agerato é principalmente utilizado para contusões e como cicatrizante de uso
tópico; Apresenta ainda ação analgésica, antiespasmódica, antidiarreica, antireumático, estomáquico, ocitócico e emenagogo, devendo, porém seu uso interno deve ser evitado, principalmente pela presença dos alcalóides pirrolizidínicos;

agerato

Benefícios do Agerato:

Há relatos de que a espécie possui propriedades medicinais – além de agir como um analgésico natural, o Agerato poderia diminuir os efeitos da TPM. No entanto, seu uso deve ser conduzido por um médico.

Como Sedativo: Devido às suas qualidades analgésicas e tranquilizantes, a infusão de suas folhas e flores é usada para combater certas dores musculares e frequentemente contra artrite.

Espasmos Abdominais: Devido às suas propriedades carminativas, ele é usado para tratamentos contra flatulências, diarreia, dor de estômago e espasmos abdominais, e suas qualidades como emenagogo têm grandes benefícios para combater amenorreia e cólicas menstruais.

Para a Pele: Aplicar a infusão quente ou a mistura alcoólica de forma externa contribui para apaziguar as dores causadas pelo reumatismo, enquanto o suco da planta é aplicado nas feridas para evitar infecções e para gerar cicatrização rápida.

Ela também se mostra eficaz no combate de:

  • Cólicas uterinas;
  • Tensão pré-menstrual;
  • Menopausa;
  • Reumatismo;
  • Artrose;
  • Dores articulares;
  • Febre;
  • Afecções pulmonares;
  • Afecções intestinais;
  • Afecções urinárias.

agerato beneficios

Efeitos Colaterais do Agerato:

Ela é uma planta medicinal, porém, vale ressaltar que pode ser tóxica, fazer muito mal ao fígado, se o consumo for em excesso. Por isso, médicos desaconselham a ingestão sem o conhecimento e orientação de um profissional. Se usada moderadamente faz bem, mas ao contrário pode criar um grave problema.

Exige pouca manutenção e apresenta propriedades medicinais, mas seu uso deve ser moderado e conduzido por médico, pois trata-se de uma planta tóxica ao fígado se consumida em excesso.

O uso prolongado pode levar a hipertensão arterial, hepatotoxicidade (pelos alcalóides pirrolizidínicos) e hemorragias (pelas cumarinas).

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *