Benefícios das Plantas

Alteia – o que é, benefícios, para que serve e como usar!

alteia

A alteia é uma planta muito conhecida como ser medicinal, e também pode ser encontradas com os nomes de malvaísco, malvarisco, malva-branca e malva do pântano. De nome científico Althaea officinalis, a alteia pertence à família das Malváceas, podendo ficar entre 50 cm e 1 metro de altura.

Ligeiramente tomentosa e macia ao tato, a planta possui raízes longas, cilíndricas e carnudas. Sua haste é ereta e cilíndrica, e os ramos são alternos. Com numerosas folhas serreadas, aveludadas e flores de coloração esbranquiçada ou levemente rosada.

alteia
alteia

A planta possui ainda um fruto orbicular que é envolvido pelo cálice, constituído por diversas cápsulas que se separam quando maduras. Além disso, cresce em locais mais úmidos como margens de riachos, principalmente no centro-sul da Europa. Veja tudo sobre esta alteia:

O que é alteia?

A alteia é uma planta da família das Malváceas, que mede de 50 cm à 1 metro e meio de elevação, ligeiramente tomentosa, macia ao tato. Além disso, sua raiz é longa e fusiforme, cilíndrica, pivotada, carnuda da grossura de um dedo. A haste é ereta e cilíndrica, de ramos alternos, verde verde avermelhada.

  • Folhas numerosas, alternas, pecioladas, mais ou menos cordiformes, irregularmente lobadas, serreadas, aveludadas, munidas de duas estipulas membranosas na base, caduca, pubescentes.
  • Flores esbranquiçadas, purpúreas ou ligeiramente rosadas, quase sésseis, formando uma espécie de panícula nas axilas das folhas superiores.
  • Cálice gamossépalo, de 5 divisões acumuladas. Corola de 5 pétalas arredondadas ligeiramente lobadas na parte superior.
  • Fruto orbicular, assaz deprimido, tomentoso, envolvido pelo cálice, e constituído por diversas cápsulas que se separam quando maduras.

Benefícios da alteia:

A alteia pode ser usada como um excelente calmante natural, além de, devido à presença de flavonoides, atuar como um ótimo anti-inflamatório. Ajuda, portanto, no combate às inflamações, inclusive as inflamações na garganta, bronquite, tosse, infecções, entre outros.

Promove a cicatrização de feridas nos dentes e na boca, assim como furúnculos, queimaduras e acnes, mas deve ser aplicada na forma de compressa. Além disso, pode ser usada ainda para diminuir os níveis de açúcares no sangue.

Como fazer o chá de alteia:

Como preparar o chá da alteia para aproveitar todos esses benefícios? Confira: A proporção dos ingredientes para o preparo desse chá é de:

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) da raiz seca da alteia;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Coloque a água para ferver e adicione as raízes.
  • Quando alcançar o ponto de fervura, cronometre 4 minutos para, logo depois, desligar o fogo.
  • Tampe deixando a mistura descansar por 10 minutos
  • Depois disso, basta coar e consumir.
  • A bebida pode ser consumida quente, morna ou gelada, como você preferir.

A dose indicada diariamente é de duas ou três xícaras espaçadas no decorrer do dia. Além disso, o uso externo é feito com a aplicação do chá com auxílio de gases ou um pano limpo sobre os ferimentos.

Contraindicações:

O chá de alteia é contraindicado para pacientes gestantes ou em período de lactação. Além disso, não deve ser usado no período em que faz uso de produtos com álcool, ferro ou taninos.

Pode apresentar interações medicamentosas, causando dificuldade na absorção de alguns medicamentos. Além disso, sempre procure orientação médica antes de fazer uso de qualquer medicamento, mesmo que natural.

Atenção:

A alteia somente pode ser consumida por pacientes diabéticos com orientação médica, já que pode afetar os efeitos de medicamentos já consumidos, além de alterar os níveis glicêmicos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário