Rosa Branca – O que é, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Rosa Branca – O que é, Benefícios e Como Usar!
4.6 (92.8%) 25 vote[s]

Rosa Branca – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, o nome científico da Rosa Branca medicinal mais usada é Rosa centifolia. Algumas pessoas também usam a Rosa alba e, em outros países se usa também a Rosa canina, que não é perfeitamente branca como as anteriores porém, tem propriedades curativas também.

Rosa Branca beneficios

Alguns estudos já demonstraram as propriedades medicinais das rosas brancas: veja este que comprova a ação antibactériana contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli e ação antifúngica contra Candida albicans da Rosa alba, este que comprova as propriedades químicas da Rosa Branca, ou este que apresenta uma variedade de ações curativas atribuídas às rosas, em geral.

Propriedades da Rosa Branca:

Nossa herança cultural de uso da Rosa Branca é europeia, ou seja, aqui como nos países europeus, a Rosa Branca, seu chá de pétalas e sementes, é usado para os mesmo fins curativos: inflamações nos olhos, ferimentos, prisão de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta, bronquite, corrimentos vaginais, problemas uterinos e limpeza de pele.

Atribui-se ao extrato aquoso de rosa branca ação adstringente, calmante, laxativa, digestiva, anti-inflamatória e depurativa.

Veja alguns Remédios Caseiros da Rosa Branca que podem ser usado para tratar doenças. Eles fazem bem à saúde e não têm contraindicação.

Para Lábios Rachados:

A Rosa Branca pode ajudar em casos de lábios rachados. Para isso, basta usar algumas pétalas de rosa e uma colher de leite cru.

  • Misture os ingredientes e amasse até formar uma pasta.
  • Depois aplique nos lábios e aguarde alguns instantes antes de retirar.

Para Problemas Oculares:

Um dos usos mais comuns desta flor é no tratamento da conjuntivite e alguns tipos de alergias que afetam os olhos. Por isso, você pode tratar estas condições através de uma compressa feita com o chá de Rosa Branca. Para preparar você vai utilizar dois copos de água e algumas pétalas.

  • Leve os ingredientes ao fogo até ferver e depois tampe o recipiente e aguarde até ficar em uma temperatura ambiente.
  • Depois use o líquido para lavar os olhos, assim como fazer compressas usando uma gaze.
  • Repita o procedimento a cada duas horas.

Ótimo Para Limpar a Pele:

Você pode limpar a sua pele, e eliminar qualquer tipo de sujeira de seus poros usando a água de rosas. Com o dia-a-dia, os poros acabam acumulando resquícios de poluição e de maquiagem, e com isso surgem os cravos e as espinhas.

  • Para preparar a água de rosas, você deve usar 500 ml de água e pétalas e sementes de Rosa Branca.
  • Coloque a água para ferver e em seguida adicione as rosas.
  • Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por mais alguns minutos.

Depois que a sua água de rosas estiver em temperatura ambiente, você pode utilizar para lavar o seu rosto ou usar como um tônico com o auxílio de um algodão.

Rosa Branca

Como Usar a Rosa Branca:

  • Para limpeza de pele – lave a região com o chá morno
  • Para tomar (uso interno) – até 3 vezes ao dia
  • Para banhos de crianças – algumas pétalas na banheira é suficiente
  • Para os lábios ressecados – macere as pétalas com mel e passe nos lábios.
  • Para conjuntivite e irritação ocular – dilua a quantidade de chá em igual volume de água é use para enxaguar os olhos e em compressas

O chá da Rosa Branca também é usado para lavagem vaginal e tem ação calmante, desinfetante e refrescante, muito adequado nas irritações da mucosa por ação de calor e suor.

Para este fim, coloque uma Rosa Branca, inteira, em água bem quente, deixe amornar e faça seu banho com a infusão ainda morna.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *