Benefícios das Plantas

9 principais usos medicinais da perpétua roxa!

principais usos medicinais da perpétua roxa

A perpétua roxa é um alegre trevo que adorna jardins de corte clássicos. Além disso, gomphrena globosa é o nome científico para esta planta. Assim como outras ervas, esta também é capaz de ajudar no tratamento de algumas doenças que acometem o organismo humano. Para usá-la da maneira correta, é necessário saber quais são os efeitos benéficos da perpétua e quais as recomendações gerais sobre o seu uso. Veja tudo sobre esta planta:

principais usos medicinais da perpétua roxa
principais usos medicinais da perpétua roxa

O que é perpétua roxa:

A planta perpétua roxa, de nome científico Gomphrena globosa, pode ser usada em forma de chá para combater a dor de garganta e a rouquidão. Esta planta também é conhecida popularmente como flor de Amaranto.

Essa planta mede em média 60 cm de altura e as flores podem ser roxas, brancas ou vermelhas, e não murcham, sendo por isso muitas vezes usadas como flor decorativa, sendo útil para fazer guirlanda de flores e em campas de cemitérios, sendo conhecida por muitos como a flor da saudade.

Propriedades da perpétua roxa:

Esta planta tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória.

Benefícios da perpétua roxa:

Devido às suas propriedades medicinais esta planta pode ser usada para ajudar no tratamento de situações como:

  1. garganta inflamada;
  2. dor de estômago;
  3. tosse;
  4. laringite;
  5. ondas de calor;
  6. hipertensão;
  7. diabetes;
  8. hemorroida;
  9. soltar o catarro.

Em decoção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão.

Como usar:

Esta planta pode ser usada em forma de chá ou infusão que deve ser preparado com as folhas ou com as flores dessa planta. Para o chá com as flores:

  1. Colocar 4 flores secas numa xícara ou colocar 10 gramas em 1 litro de água fervente.
  2. Deixar amornar enquanto estiver tampado e quando atingir a temperatura ideal, coar, adoçar com mel e tomar a seguir.
  3. Para combater doenças respiratórias o chá deve ser consumido ainda morno, até 3 vezes ao dia.

Contraindicações:

Esta planta medicinal não é indicada durante a gravidez, lactação e também não deve ser usada em crianças com menos de 12 anos de idade, porque não existe comprovação de sua segurança nestes casos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário