Perpétua Roxa – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Perpétua Roxa – O que é, Benefícios e Como Usar
4.5 (90.59%) 17 vote[s]

Conheça a Perpétua Roxa, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. Gomphrena globosa é o nome científico para a planta Perpétua Roxa. Assim como outras ervas, esta também é capaz de ajudar no tratamento de algumas doenças que acometem o organismo humano. Para usá-la da maneira correta, é necessário saber quais são os efeitos benéficos da perpétua roxa e quais as recomendações gerais sobre o seu uso. Veja tudo sobre esta planta:Perpétua Roxa

O que é Perpétua Roxa:

A planta Perpétua Roxa, de nome científico Gomphrena globosa, pode ser usada em forma de chá para combater a dor de garganta e a rouquidão. Esta planta também é conhecida popularmente como flor de Amaranto.

Essa planta mede em média 60 cm de altura e as flores podem ser roxas, brancas ou vermelhas, e não murcham, sendo por isso muitas vezes usadas como flor decorativa, sendo útil para fazer guirlanda de flores e em campas de cemitérios, sendo conhecida por muitos como a flor da saudade.

Propriedades da Perpétua Roxa:

Esta planta tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória.

Benefícios da Perpétua Roxa:

Devido às suas propriedades medicinais esta planta pode ser usada para ajudar no tratamento de situações como garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, ondas de calor, hipertensão, diabetes, hemorroida e para soltar o catarro. Em decoção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão.

Como usar a Perpétua Roxa:

Esta planta pode ser usada em forma de chá ou infusão que deve ser preparado com as folhas ou com as flores dessa planta. Para o chá com as flores:

  • Colocar 4 flores secas numa xícara ou colocar 10 gramas em 1 litro de água fervente.
  • Deixar amornar enquanto estiver tampado e quando atingir a temperatura ideal, coar, adoçar com mel e tomar a seguir.
  • Para combater doenças respiratórias o chá deve ser consumido ainda morno, até 3 vezes ao dia.

Contraindicações da Perpétua Roxa:

Esta planta medicinal não é indicada durante a gravidez, lactação e também não deve ser usada em crianças com menos de 12 anos de idade, porque não existe comprovação de sua segurança nestes casos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *