Início » Benefícios das Plantas » 20 benefícios da alfazema para saúde!

20 benefícios da alfazema para saúde!

alfazema

A alfazema contém grandes valores nutricionais para sua saúde esta uma planta aromática amplamente utilizada na produção de perfumes, cosméticos e também de produtos de limpeza pelo seu cheiro suave e agradável. Ela faz parte da família das Lamiaceae, trata-se de um arbusto de pequeno porte com flores azuis violeta.

Além disso, ela também é chamada de lavanda, e este nome vem do latim lavare, já que o seu aroma era associado pelos romanos ao cheirinho de limpeza, sendo utilizado para lavar roupas, tomar banhos e aromatizar ambientes. Mas, além de funcionar como um perfumador, e possui ainda muitos benefícios medicinais poderosos.

alfazema
alfazema

Valor nutricional da alfazema:

Na alfazema estão presentes ainda a vitamina A, vitamina do complexo B, minerais como Potássio, cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Sendo assim o seu extrato carrega consigo todos os seus nutrientes, além de promover uma melhor hidratação para o corpo.

Benefícios da alfazema magnésio para saúde:

1. Para pele:

Com propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, a alfazema trata os abcessos da pele como a acne cravos e espinhas combate a congestão linfática, conhecida também como celulite, auxilia na recuperação de queimaduras e evita o aparecimento de dermatites. Além disso, seu óleo essencial hidrata, amacia e revitaliza a cútis.

2. Melhora o sistema respiratório:

O chá de alfazema é conhecido como um poderoso remédio natural para asma. Suas ações são justificadas pelas propriedades antiasmáticas que a planta carrega. Mas não é só: com propriedades antialérgicas, antiespasmódicas e antissépticas, a lavanda auxilia no tratamento da bronquite, facilita a eliminação dos catarros, combate a gripe, ameniza alergias, evita a sinusite e cura a tosse.

3. Tratar dores:

Os benefícios da alfazema ainda estão relacionados ao combate da dor de cabeça e enxaqueca, controle de dores reumáticas e musculares e tratamento de artrite e contusões.

4. Aliviar ansiedade:

As propriedades calmantes da alfazema aliviam os sintomas de hiperatividade nervosa e dor de cabeça relacionadas ao estresse e enxaquecas. Portanto, ela possui efeito sedativo leve, sendo ideal para tratar depressão, desânimo ou falta de vitalidade, é indicada também para alívio de exaustão após um período de atividade física intensa ou de tensão preocupação.

5. Aliviar a insônia:

Como um calmante natural, ela melhora consideravelmente a qualidade do sono.Além disso, pode ser utilizada com o óleo essencial através de massagens ou com gotas num queimador , em flores secas numa almofada de ervas, ou como chá. Ela pode ser aliada a outros remédios naturais para dormir como a cidreira e a passiflora.

6. Dores localizadas:

É analgésica e relaxante podendo ser utilizada como remédio em praticamente todo tipo de dor. Em dores musculares (espalhando e massageando o óleo essencial no local), para dores de cabeça (ao aspirar o óleo ou espalhá-lo levemente na testa), nas dores menstruais (espalhando suavemente o óleo pelo ventre), para dor de ouvido (colocando algumas gotinhas em um algodão e colocando dentro do ouvido), para dor de dente (colocando uma compressa com algumas gotas do óleo essencial).

7. Aliviar má digestão:

Além disso, o seu poder calmante também ajuda a aliviar dores digestivas, basta tomar uma xícara de  chá de alfazema depois da refeição, o efeito é sentido minutos depois. Portanto, evita também a formação de gases intestinais

 8. Alivia picadas de insetos:

Um dos benefícios da alfazema é que ele poderoso para limpar, amaciar e acalmar a pele inflamada, reduz a vermelhidão e alivia a coceira causada pela picada de inseto, acelerando a sua cicatrização.

 9. Sistema nervoso:

O sistema nervoso também se beneficia com o uso da alfazema, pois suas propriedades diminuem tensões nervosas e musculares e ainda agem como calmante natural, tratando a insônia e controlando a depressão.

beneficios da alfazema
beneficios da alfazema

10. Tratar doenças respiratórias:

Pelo fato de o chá de alfazema contribuir para a eliminação do muco que acompanha episódios de resfriados, gripes, bronquite etc., o é recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Por ser rica em vitamina C, a alfazema ajuda fortalecer as defesas imunológicas, evitando que essas doenças apareçam. Além de todos esses benefícios, server como um agradável aromatizante natural para os ambientes, proporcionando a sensação de tranquilidade e relaxamento.

11. Saúde óssea:

Os ossos e dentes são formadas pela hidroxiapatita com a combinação de cálcio e Fósforo. Ambos os minerais devem ser incluídos na dieta para prevenir a osteoporose.

Além disso, o magnésio ativa enzimas e regula a formação de hidroxiapatita, que é necessária para manter uma saúde dos osso e como a Alfazema é rico nesses nutrientes ele ajuda na Saúde óssea.

12. Emagrecimento:

A alfazema ajudam muito com a tarefa de perder quilos extras, já que contêm pouquíssimas quantidades de gorduras e calorias. Além disso, graças a ser suculenta e sacia o estômago quando há fome, assim ajudando a rapidamente reduzir o peso excessivo.

13. Coagulação do sangue:

A alfazema contêm vitamina K, que é necessária para a coagulação sanguínea em caso de lesões e evitar o sangramento excessivo. Consuma uma xícara diariamente para conseguir 4 mcg de vitamina K.

14. Diabetes:

Além disso, a alfazema exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. No entanto, os estudos têm mostrado que o consumo dos extratos da alfazema auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonoides exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

15. Aliviar asma:

Os benefícios da alfazema para saúde incluem a capacidade de curar os sintomas de tuberculose, asma e bronquite.

16. Pressão arterial alta:

Além disso, a alfazema contêm três vezes mais Potássio do que as bananas e contêm apenas um vestígio de sal que ajuda a manter a pressão arterial baixa. O Potássio tem mais propriedades de retenção de água do que o sódio, o que reduz a pressão do volume sanguíneo.

17. Construção muscular:

No entanto, esta planta contêm Potássio, que é fundamental para funções corporais, como melhoramento do metabolismo e dos tecidos, órgãos e outras células.

Desta forma, é importante para a construção muscular e crescimento normal do corpo. Ele ajuda a regular os níveis de ácido no corpo e útil para a síntese proteica.

18. Para gravidez:

Além disso, a planta tem sido usado como fitoterapia desde muito tempo na gravidez. Isso pode curar a infertilidade, hemorragia e espasmos. A pasta desta fruta seca pode curar infecções vaginais. Portanto, ele deve ser consumido moderadamente por mães grávidas e lactantes. Durante a gravidez, elas servem como excelentes lanches em vez de comer doces e outros petiscos.

19. Regular o batimento cardíaco:

No entanto, a alfazema são uma fonte muito boa de Potássio. O Potássio é um mineral e eletrólito que é útil para regular o equilíbrio de fluidos no corpo. Isso ajuda na função muscular adequada e regula o batimento cardíaco.

20. Boa visão:

A alfazema contêm nutrientes como a vitamina A, que é necessária para uma boa visão. A vitamina A é um poderoso antioxidante que ajuda a remover os radicais livres e manter a saúde das células e tecidos. Além disso, os danos dos radicais livres podem causar ferimentos nas lentes do olho humano, o que pode acarretar em cataratas ou danificar os olhos. A ingestão reduz o risco de desenvolver catarata.

21. Hemoglobina:

A alfazema pode ser utilizado para a produção de hemoglobina, que pode tratar a anemia. Portanto, isso ocorre porque ela contêm minerais, como Ferro e Cobre, que produzem a hemoglobina.

Veja agora através do vídeo abaixo, alguns Benefícios do Chá de Alfazema Para Saúde:

Outros benefícios:

  • Com propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, a alfazema trata os abcessos da pele como a acne cravos e espinhas;
  • O chá de alfazema é conhecido como um poderoso remédio natural para asma;
  • Os benefícios da alfazema ainda estão relacionados ao combate da dor de cabeça e enxaqueca;
  • Além disso, as propriedades calmantes que aliviam os sintomas de hiperatividade nervosa e dores de cabeça.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] excelente solução caseira para cólicas menstruais é o cataplasma de alfazema, pois esta planta medicinal é estimulante da circulação […]

Deixe um comentário