Início » Benefícios das Plantas » 16 benefícios da samambaia para saúde!

16 benefícios da samambaia para saúde!

samambaia

samambaia além de ser uma planta ornamental, possui diversas propriedades que beneficiam nosso organismo. A samambaia é uma planta usada há muitas gerações por índios peruanos para tratar de forma natural diversos problemas, principalmente relacionados ao trato respiratório e febre.

samambaia
samambaia

Hoje em dia ela também utilizada para combater doenças crônicas na pele. também conhecida por samambaia de Mato Grosso, samambaia do Amazonas, Rabo de caxinguelê, Cipó cabeludo, Guaririnha e Erva de macaco, a samambaia teve sua capacidade de cura tanto cientificamente quanto popularmente comprovadas.

Valores nutricionais:

Hoje, a ciência pode justificar o benefício de uma samambaia em termos de composição. A planta é muito valiosa. A samambaia é rica em amido, alcaloides, flavonoides, óleos essenciais e taninos. Os brotos têm um caroteno, riboflavina, tocoferol, e outras vitaminas e minerais.

Benefícios da samambaia:

1. Contra a asma:

A planta serve como um excelente tônico para pessoas que sofrem de doenças e problemas respiratórios, como bronquite e asma.

2. Aliviar a febre:

Por ser um sudorífero natural, os índios, tanto peruanos como amazonenses, comprovam popularmente que o uso da planta também é eficaz para quem deseja controlar a febre.

3. Contra a Bronquite:

Dentre as principais doenças que ela cura, conhecidamente pela medicina popular dos índios do Peru e de regiões amazônicas, estão a bronquite, visto que ela possui ações para curar essas e outras doenças do trato respiratório, sendo também tônica.

4.Alivia a tosse:

A samambaia é 5 vezes mais eficaz do que o xarope para tosse. A planta acalma a laringe sem deixar resíduos que possam aumentar a tosse.

5.  Aumento da imunidade:

A vitamina B presente na samambaia suporta o sistema imunológico, bem como o sistema nervoso, o que torna ainda mais difícil para a meningite se desenvolver.

6. Combate inflamações:

O chá da samambaia ajuda a reduzir a inflamação e ainda combate os radicais livres que atacam as membranas das células.

7. Reduz a taxa de de glicose:

A samambaia ajuda a reduzir a taxa de glicose no sangue e os níveis de hemoglobina glicosada, reduz a quantidade de lipídios circulantes – triglicerídeos e colesterol LDL – e alivia o trabalho do pâncreas.

8. Bom para coração:

A samambaia é uma fonte significativa de potássio, o que significa que o consumo destas frondas pode melhorar a saúde do seu coração e aumentar as funções eletrolíticas. O potássio também é benéfico para a saúde de seus músculos, evitando cólicas, além de melhorar a condição de seus ossos.

9. contra o câncer:

Estudos revelaram que a samambaia é rica em betacaroteno que é um antioxidante associado com risco reduzido de vários cancros. O aumento do consumo de beta-caroteno entre 1,7 e 2,7 miligramas por dia reduziu o risco de câncer de pulmão em mais de 40 por cento. Vitaminas do complexo B, Vitamina C, betacaroteno, Potássio e Cálcio são muito eficazes na cura de úlceras de estômago.

10. Combater a psoríase:

Um estudo laboratorial feito na década de 1970 comprovou que é capaz de combater uma doença comum da pele que causa vermelhidão e irritação, conhecida como psoríase.

Outros benefícios da samambaia:

  • A Vitamina A presente é conhecida por melhorar a sua visão e prevenir a cegueira noturna e degeneração macular de desenvolvimento à medida que envelhecemos.
  • A Vitamina C é outro antioxidante encontrado nela. Precisamos obter suficiente Vitamina C para manter nosso sistema imunológico em funcionamento e para proteger contra infecções.
  • É uma planta comumente utilizada na decoração de ambientes.
  • A comunidade indígena do Brasil e de outros países da América do Sul, fazem uso da samambaia no combate a doenças relacionadas ao sistema respiratório.
  • Regula a temperatura interna do corpo, evitando problemas maiores como convulsões.
  • Algumas indicações do uso da samambaia afirmam que ela combate vermes, problemas no fígado e dores reumáticas.

Atenção: Na hora de buscar para usar, prestar atenção para não confundir com outras espécies de plantas. A samambaia , apesar de ter um caule com várias folhas e ser assim conhecida, na verdade aquilo é uma folha só, pode notar que cada pedaço e colado no outro. Embaixo de cada tem os chamados soros, que são umas bolinhas que servem para a planta se reproduzir.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • Gostei muito de saber os benefícios que a samambaia pode nos trazer pra saúde.

Deixe um comentário